Como o Canvas ajudou a Pereira & Goya a entregar mais valor para os seus clientes

O nascimento de um escritório contábil de sucesso em meio à crise. Conheça a história da Pereira & Goya Soluções Contábeis.

O nascimento de um escritório contábil de sucesso em meio à crise. Conheça a história da Pereira & Goya Soluções Contábeis.

Leandro Goya é diretor da Pereira & Goya Soluções Contábeis (P&G) desde a sua fundação em 2009. Mas a história dele com a contabilidade começou quatro anos antes quando iniciou a graduação em Ciências Contábeis. Vindo de uma família de comerciantes, Leandro fez uso da experiência comercial no seu escritório contábil.

“Na contabilidade você tem que saber vender os serviços, então eu tenho esse lado comercial um pouco mais aflorado ao contrário dos profissionais da contabilidade tradicional”, explica Leandro.

Para o diretor da P&G, há falta de bons contadores no mercado.

“Existem bons auxiliares, assistentes, gerentes e supervisores de setores, mas não contadores, porque é difícil formar um contador”, afirma ele, ao falar como se preparou para a profissão. “Contador, para mim, é aquele que sabe de todos os departamentos, compreende o que cada um faz, acompanha a questão da legislação e tem uma visão generalista sobre tudo. E isso não tem no mercado! Então, a minha formação foi para isso”, revela.

A P&G surge de uma vontade mútua com alguns amigos da graduação. Embora o começo tenha sido difícil, o futuro promete ser próspero.

“Em 2009 iniciamos  como um negócio paralelo que só tomou corpo entre 2013 e 2014. Nesse meio tempo, eu tive a P&G e gerenciei mais 2 escritórios, mas no final de 2014, pressegui só com a P&G, para tomar corpo, sem financiamento, sem capital, só com os honorários, serviços e know-how” relembra.

“O momento de crise funcionou ao contrário para nós, foi uma oportunidade!”

Muitos escritórios contábeis acabaram por sentir os efeitos da crise e reduziram custos. A P&G, por outro lado, optou por aplicar novos métodos de atendimento e de aumento de produtividade.

“Nós saimos de um mercado de 10 clientes com possibilidade para 70 no final de 2016. A ideia é ter 200 contas ligadas à prestação de serviços até ao final de 2018” assume Leandro.

A base do sucesso no escritório contábil é buscar a segmentação e identificação de nichos para atuar. A segmentação torna-se inevitável dentro da contabilidade. 90% dos clientes da P&G são de prestação de serviços.

O perfil do consumidor mudou, ele está mais exigente.

A contabilidade sempre foi um serviço com muitos segredos. Talvez, em função disso, o brasileiro em geral saiba pouco sobre a contabilidade. O reflexo disso é, segundo Leandro, o fato de se pagar a um contador para fazer o imposto de renda.

“O normal deveria ser todo o cidadão fazer o imposto de renda, conhecer as regras tributárias, e não pagar para se fazer. Isso tem de ser um dever do cidadão, mas nós não temos essa cultura”, constata o empresário.

Hoje tem de se entregar um outro tipo de valor para o cliente.

“O nosso diferencial é vender algo no sentido de ser muito próximo, tomar decisões juntos, entendemos que essa é uma forma de agregar valor e uma precificação justa sobre o trabalho”, assume Leandro.

As redes sociais são, enquanto estratégia de comunicação, a melhor forma de interação com os clientes. Conheça o facebook da P&G.

Os escritórios contábeis brasileiros precisam desenvolver ações de profissionalização e diferenciação a fim de garantirem o seu espaço no mercado.

Atualmente, a transformação digital na contabilidade tem mudado o ritmo de trabalho do contador do futuro. Uma empresa que acompanha as tendências tecnológicas da contabilidade cria novas possibilidades de negócio e vantagem competitiva.  Exemplo disso é o trabalho que a P&G vem desenvolvendo.

“O que nós fizemos no ano passado foi definir um sistema financeiro simples, decidimos trabalhar com tecnologia.  A ideia é a gente trabalhar sem papel e lidar só com as informações”, afirma Leandro.

WORKSHOP CONTADOR 2.O: a estratégia traduzida de uma forma mais prática

O convite surgiu através do Grupo DPG e segundo Leandro a participação no Workshop Contador 2.0

“foi uma afirmação de que estamos no caminho certo, com um toque de alguém que tem muita experiência”.

O maior aprendizado foi sobre o Canvas. Para o empresário, o Canvas pode auxiliar na forma de entender melhor como entregar mais valor para os seus clientes e ao mesmo tempo otimizar recursos.

“O Canvas e as questões de nicho são aspectos fundamentais da parte estratégica de uma empresa”, comenta Leandro Goya. Ainda segundo o contador, o workshop abriu a mente também para as questões de fechamento. “Mesmo tendo experiência comercial, alguns toques referentes a não perder o momento de venda foram de extrema importância e aprendizado”, afirma.

Essas questões foram decisivas para ajudar a alavancar o escritório no final de 2016.

Atualmente, a P&G atua, sobretudo, como consultora e na base de clientes. Embora a expectativa de crescimento seja boa, para Leandro o desafio é ter um maior conhecimento básico em outras áreas. Para o futuro, o objetivo é ter um escritório modelo e a partir daí gerar outros negócios.

“A ideia quando eu iniciei a carreira e montei o escritório era ser dono de um escritório contábil, formar nome de família, ser um modelo de negócios e a partir daí, expandir.”

Assim, o planejamento estratégico é fundamental para entender o seu negócio, fazer planos e nortear as ações para o futuro da sua empresa. Ficou curioso? Saiba como o Workshop Contador 2.0 ou vá além, e conheça a magia da liderança inovadora na Disney!

 

 

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Author: Roberto Dias Duarte

Business adviser for innovation in the global accounting firm market.

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