Confira empresas que buscam inovação com Workshop Contador 2.0

“é preciso sair do operacional e tratar a profissão como um negócio e, para isso, é preciso entender a gestão que vai muito além da parte técnica.”

“é preciso sair do operacional e tratar a profissão como um negócio e, para isso, é preciso entender a gestão que vai muito além da parte técnica.”

A transformação digital que acontece em todos os segmentos, as mega tendências do mercado contábil e a velocidade em que as mudanças mercadológicas e inovações acontecem, exigem dos empresários ainda mais dedicação para conseguir acompanhar esses movimentos.

Nessa jornada, as empresas procuram alternativas para melhorar seu atendimento, trazer mais assertividade ao planejamento, aumentar a eficiência operacional e preparar o negócio para crescer.

Para atrair mais clientes para a sua organização, o método Canvas de planejamento foi uma das técnicas aprendidas pela equipe da Controller Auditoria no Workshop Contador 2.0. A empresa, que existe há 28 anos e possui 95 funcionários, resolveu inovar seu modelo de negócio adaptando novas técnicas aprendidas no workshop desenvolvido pelo professor e palestrante Roberto Dias Duarte. Com o objetivo de melhorar a gestão, os contadores tiveram a oportunidade de aprender a crescer de forma segura.

De escritório contábil a parceiro de negócios de alto valor

 

Para a diretora geral da Controller Auditoria, Solange Marinho, “é preciso sair do operacional e tratar a profissão como um negócio e, para isso, é preciso entender a gestão que vai muito além da parte técnica.”

A Controller Auditoria tem como modelo de negócio soluções para os clientes da área da indústria, comércio e serviços. Um dos diferenciais da empresa é a agilidade no atendimento aos clientes que resulta em um relacionamento positivo, mantendo o respeito e a credibilidade no mercado.

O Canvas apresenta um mapa visual pré-formatado em um quadro de modelo de negócios, com estrutura fixa para o planejamento, avaliação e fácil visualização dos processos da empresa. É uma ferramenta empresarial estratégica, que hoje é tendência no mercado, desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios, passando por suas principais atividades, objetivos e requisitos necessários para chegar lá.

Cada gestor da Controller passou a utilizar o método para todos os planejamentos antes de iniciar os projetos e depois, então, adaptar o processo com o que foi apontado no CANVAS a título de melhoria. Essa aplicação fez com que a empresa alcançasse novos clientes.

“Começamos a abordar nossas apresentações iniciais com a metodologia de proposta de negócio. O Canvas nos ajudou a objetivar a ideia de valor para o cliente os recursos necessários e o relacionamento com o cliente”, afirma a Solange.

A empresa também conquistou muitos ganhos qualitativos, como o desenvolvimento de plano de carreira, implantação de novos sistemas e a implementação de processo para atendimento ao cliente. Solange afirma ainda que o Canvas tem tudo a ver com a metodologia da qualidade e é fundamental para o planejamento.

“O workshop é um avanço prático em termos de gestão, muitos não têm ideia de como é eficiente”.

Nessa mesma “pegada” para acompanhar as tendências de mercado, a Queiroz e Lavor Soluções Contábeis, que está no mercado há menos de um ano e conta com 22 funcionários, também buscou o Workshop Contador 2.0 para aprimorar seus processos.

A empresa de contabilidade surgiu de uma fusão de duas empresas contábeis Dilavor Contabilidade e Gesplan Contábil. O objetivo dessa junção foi melhorar os processos e atendimentos aos clientes que vão desde o comércio, indústria, até serviços gerais. “Desde o primeiro Programa de Qualidade do SESCAP-CE/SEBRAE que participamos fizemos o Planejamento Estratégico e colocamos uma filial da Dilavor em Fortaleza, mas aí surgiu a oportunidade de fusão”, explica o contador João Lavor.  Um dos diferenciais da empresa é a qualidade no atendimento feita pelos cinco sócios da instituição que planeja investir em reuniões estratégicas da ISO 9001 para a qualidade plena em serviços e a aplicação do 5s, um programa que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, por meio da organização e da disciplina no local de trabalho.

Essa procura incessante por mais qualidade fez com que os sócios se interessassem pelo workshop, realizado por Roberto.

“Nós, os cinco sócios da Queiroz e Lavor somos muito interessados pela modernidade dos procedimentos de gestão e de contabilidade, além da vontade de aprender e usar as tecnologias da informação e comunicação”, afirma Lavor.

Para o contador, o principal aprendizado adquirido no workshop contador 2.0 foram os encontros no SESCAP-SE que culminou em visitas técnicas com mais de 30 empresários cearenses em Belo Horizonte e em São Paulo. Segundo ele, o encontro possibilitou que a equipe fizesse uma análise da empresa com o objetivo de aplicar métodos de melhoria nos procedimentos e ações da nova organização contábil.

Segmentação de clientes nos serviços contábeis

Segmentação de clientes e proposta de valor foram dois temas do workshop que muito agregaram aos contadores. Depois de realizar o curso, João percebeu que é necessário fortalecer e ensinar as técnicas dentro da empresa.

“Vamos trabalhar a segmentação de cliente juntamente com a proposta de valor nos seminários que pretendemos fazer para a nossa Diretoria.”

O workshop contador 2.0, além de todos os aprendizados, ainda possibilitou uma maior visão sobre a empresa, afirma o empresário. Uma das estratégias que já está sendo utilizada é o Quadro Modelo de Negócios utilizando o Canvas e proposta de valor.

“Nossa diretoria está pensando em segmentar clientes e para isso o quadro modelo de negócios irá auxiliar 100%”, conclui.

Roberto Dias Duarte é especialista na aplicação do CANVAS para escritórios contábeis e já levou o modelo para mais de 600 empresas do setor. A recomendação desse método é positiva para 90% dos participantes do curso. Agora que você conheceu algumas das vantagens para o seu escritório contábil em realizar o Workshop Contador 2.0, deve se estar perguntando: como faço para ter mais informações? Se a sua curiosidade continua aguçada, entre em contato com nossa equipe e confira quando será realizado o próximo!

 

 

 

Comments

comments

Author: Roberto Dias Duarte

Tenho o orgulho e a satisfação de dedicar-me ao empreendedorismo, inovação, marketing e vendas de alto valor. Sou administrador de empresas, empresário, professor, autor da série de livros “Big Brother Fiscal” (o primeiro livro sobre SPED no Brasil). Mentor e conselheiro em empresas do setor de tecnologia da informação. Meu blog foi eleito o segundo melhor pelo juri acadêmico do TOPBLOG 2012.

Share This Post On
EnglishEspañol