Contador 2.0: A cultura do seu escritório influencia os funcionários?

por

A cultura do seu escritório contábil está sendo passada adiante?

A cultura do seu escritório está sendo passada adiante?

O desafio de preservar a cultura viva na mente dos funcionários, vem se mostrando algo essencial para desenvolver a empresa com foco em se manter sempre crescendo. Isto ocorre também no escritório , onde o 2.0, por meio de uma liderança estratégica, busca disseminar a cultura e valor no escritório .

Fazer com que o funcionário “Vista a camisa da empresa”, tenha o DNA da empresa e busque aplicar diariamente a cultura do negócio são metas para o 2.0. A cultura vivida em cada funcionário, traz benefícios como:

  • A cultura quando vivenciada por todos, reduz os conflitos internos entre funcionários;
  • O DNA da empresa, assim como sua missão, visão e objetivos, diferenciam o negócio da ;
  • Aumenta o comprometimento dos funcionários, que sabem o seu real valor dentro do ;
  • Diminui a rotatividade de colaboradores;
  • Funcionários estimulados a desempenharem suas funções com alta performance;

No dia a dia, os desafios de gerir pessoas e tornar a cultura sólida na atitude de cada colaborador são muitos. Para o 2.0 alcançar essa realidade dentro da sua equipe e viver esses benefícios na prática, três passos são fundamentais. Conheça todos eles a seguir.

1. Liderança estratégica: conhecer os valores

Os valores de uma empresa são como o coração da organização. Entender a importância da cultura e valor no é o primeiro passo para o contador 2.0 identificá-los.

Os valores devem estar alinhados com a missão e a visão da empresa. Segundo Peter Drucker, considerado o pai da moderna a empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz. Ela se define pela sua missão.

A missão pode ser compreendida como a razão pela qual a empresa foi criada e o motivo da sua existência. Por exemplo, missão de um pode ser assessorar o empresário a gerir o seu negócio com segurança por meio de soluções administrativas, financeiras e tributárias. Tudo isso com o objetivo de provocar o crescimento constante da empresa.

Para conhecer a missão da empresa, o contador pode se perguntar:

  • Por que a empresa nasceu?
  • Para que o escritório contábil existe?
  • Para quem ele foi criado?

A visão da empresa, por sua vez, é como a empresa se vê no futuro. Por meio da visão os colaboradores sabem onde a empresa quer chegar e se sentem motivados a alcançar o objetivo. Estabelecer uma visão bem definida, é motivar a equipe a entregar resultados de alto desempenho para se aproximar cada vez mais do foco.

Os valores alinhados com a missão e visão, formam o conjunto de regras que devem ser seguidos para alcançar excelentes resultados do grupo e individuais.

2. Funcionários idôneos e aderência aos valores

A liderança estratégica aplicada pelo contador 2.0 que tem uma conduta ética para com os colaboradores, é um exemplo que pode ser visto na prática pelos funcionários. Além de conhecer a teoria, a equipe precisa vivenciar a cultura e valor na .

Vivenciar tudo o que é falado ou exposto em quadros pelo escritório, como missão visão e valores, é a melhor forma de introduzir a aderência dos valores aos funcionários.

Da mesma forma acontece com a honestidade. Um líder que a aplica no dia a dia, passa a ser visto pelos funcionários que aderem ao hábito de serem honestos. Este comportamento passa a influenciar a todos, inclusive aos novos colaboradores que chegam ao escritório contábil.

3. Cultura e valor no escritório contábil: são a bússola

O contador 2.0 utiliza os valores do escritório contábil em todas as áreas de sua liderança estratégica:

  • Na hora de contratar, o contador se atenta aos requisitos que os funcionários aderentes à cultura da sua empresa devem ter;
  • Na busca por otimizar os , também é preciso identificar se essas mudanças estarão de acordo com os valores que a empresa prega;
  • No gerenciamento da equipe é preciso resgatar todos os dias a cultura do escritório;
  • A tomada de decisões devem ser pensadas estrategicamente para estarem de acordo com o DNA da empresa.

Recentemente fui a Orlando com um grupo de empresários contábeis, para participação do programa internacional para desenvolvimento da liderança inovadora. O objetivo dessa imersão, é conhecer de perto os conceitos e os segredos dos bastidores do incrível Walt Disney World. Os participantes tiveram acesso a informações exclusivas, visitas guiadas e a oportunidade de ver de perto a mistura da arte, e .

Cláudia Lolita, da CLAC Assessoria Contábil foi uma das participantes do . Ela voltou de lá entendendo que os conceitos operacionais e empresariais de passados pela , podem ser naturalmente aplicados em todas as empresas. Cláudia entendeu mais do que nunca a necessidade de ter a cultura e os valores da empresa muito claros e difundidos em todos os níveis da organização.

E já colocou as ‘mãos à obra’.  “Mudando conceitos e o modus operandi com a estrutura interna de colaboradores. Definindo o meu propósito, meus pilares e cultivando a cultura da empresa. Estou, portanto, desenhando meu e reestruturando a equipe. Assim, os clientes virão naturalmente com o progresso operacional e estruturado da minha empresa”, conta a empresária.

A busca constante por um alinhamento de postura que respeita os valores, missão e  visão da empresa é primordial para atingir o alto desempenho da equipe e influenciar os funcionários a aderirem a esse comportamento positivo.

Quando todos de uma organização falam a mesma língua, possuem o mesmo DNA, e olham para o mesmo lugar, torna-se mais fácil caminhar para o futuro.

Qual sua opinião sobre isso?

Author: Roberto Dias Duarte

Business adviser for innovation in the global accounting firm market.

Share This Post On

Submit a Comment

Or