Darwin Starter divulga startups selecionadas para sua segunda turma de aceleração

Empreendedores das 14 startups selecionadas se reúnem no primeiro dia de aceleração do segundo ciclo do Darwin Starter. Crédito: Divulgação/Darwin Starter.

Empreendedores das 14 startups selecionadas se reúnem no primeiro dia de aceleração do segundo ciclo do Darwin Starter. Crédito: Divulgação/Darwin Starter.

O programa de aceleração Darwin Starter acaba de divulgar o resultado da seleção que definiu as 14 startups participantes de sua segunda turma de aceleração. Os projetos escolhidos vão receber seis meses de mentoria e networking, além de espaço de coworking em Florianópolis/SC e investimentos iniciais de R$ 170 mil, em troca de participação minoritária de 12%.

O processo de seleção considerou critérios como estágio do negócio, mercado, maturidade e qualificação da equipe, selecionando startups das áreas de Fintech, TI/Telecom, Big Data e Insurance, além de projetos nos segmentos de IoT e Marketplace.

Segundo Marcos Mueller, CEO do programa, “as selecionadas representam mercados e soluções bem diversificados dentro dos segmentos considerados, incluindo inovações variadas e de grande alcance, que vão desde uma solução auditiva para inclusão até um intermediador de pagamentos”.

As empresas escolhidas vão contar com o conhecimento e a experiência das companhias parceiras do programa, reconhecidas como referência nacional em suas respectivas áreas de atuação. Cetip, CNseg Par, Neoway e RTM contribuirão com suporte e benefícios que somam R$ 500 mil em serviços, como assessoria jurídica e contábil, acompanhamento psicológico e ferramentas de apoio.

Seleção natural de empreendedores

As inscrições para o segundo batch de aceleração do Darwin Starter contaram com o cadastro de projetos de todas as regiões do país, com destaque para o Sul e o Sudeste. Após as etapas de análise e entrevistas, 35 projetos finalistas foram selecionados para participarem do Darwin Day, evento realizado no último dia 15, que permitiu aos empreendedores apresentarem seus projetos às bancas avaliadoras.

De acordo com Mueller, a qualidade dos projetos superou as expectativas dos avaliadores. “Recebemos inscrições de startups com alto nível de maturidade e ideias de grande potencial. Foram tantos projetos interessantes que acabamos ampliando o número de vagas previsto, abrindo oportunidade para as 14 empresas de maior destaque”, afirma.

Em 2015, o programa acelerou dez startups de diferentes segmentos, das quais metade recebeu novos investimentos.
Para a segunda turma, o grande diferencial está no foco direcionado às quatro áreas de atuação dos parceiros corporativos, com o objetivo de gerar inovação a partir da experiência e da participação ativa das companhias.

“As startups selecionadas estão muito bem alinhadas às áreas de atuação abordadas pelo programa, ampliando a perspectiva de apoio e subsídio dos parceiros corporativos em prol de seu desenvolvimento dentro de seus próprios mercados.”, reforça Mueller.

As 14 startups selecionadas já começam a receber mentorias e acompanhamento a partir de 26 de outubro, na nova sede do programa, localizada no Centro de Inovação ACATE, em Florianópolis/SC. Após os seis meses de aceleração, elas apresentarão os resultados e a evolução alcançada com o programa durante o Demo Day, em maio de 2017.

Confira aqui a lista com as startups selecionadas

  • ContaBoa/Minerador X – plataforma que possibilita aos representantes das operadoras de telefonia analisar o perfil dos clientes e indicar a melhor franquia disponível.
  • ePHealth – aplicativo para agentes de saúde efetuarem atendimentos em campo, contando com a maior base de dados estruturados em Saúde Preventiva do Brasil.
  • Jurus – portal de investimentos voltado para o mercado de Renda Fixa, que coleta os principais ativos disponíveis no mercado e facilita a escolha de aplicações.
  • Listen – solução que transforma o smartphone em um aparelho auditivo.
  • Moments.surf – plataforma que conecta surfistas a fotógrafos, facilitando a compra de fotos.
  • Opifex – hardware de telemetria para Surf que capta, armazena e transmite dados do surfista sobre as ondas.
  • PagueVeloz – intermediador de pagamento via boleto bancário e cartão de crédito, que oferece consulta de cheques e ao Serasa para garantir maior segurança na hora de efetuar uma venda.
  • Pensys – solução para microgeração e monitoramento de energia elétrica limpa e renovável.
  • Planrockr – solução que coleta dados de ferramentas de gerenciamento de projetos e usa Big Data para facilitar a análise e fornecer insights.
  • Remoty – aplicativo de monitoramento e controle de sistemas de segurança, que possibilita gerar informações do estabelecimento em tempo real.
  • Repasse Rápido – plataforma para concessionárias repassarem carros usados recebidos na troca a lojistas.
  • Exchange Now – aplicativo de cotação de câmbio e compra de moedas.
  • VC-X – solução que audita as faturas de telecom de empresas de forma que não haja desalinhamento entre o que foi utilizado e cobrado. Além disso é cobrado o reembolso das cobranças indevidas.
  • Vigios – solução de Big Data Analytics com foco em detecção de fraudes e controle de perdas para seguradoras e bancos.

Fonte: Dialetto www.dialetto.com.br

Comments

comments

Author: Roberto Dias Duarte

Sou um empreendedor serial e alguém que ajuda outros empreendedores no processo de inovação.Participo do conselho de administração da empresa OmieExperience S.A. e da franqueadora NTW Contabilidade. Realizo treinamentos, mentorias e programas internacionais para inovação de escritórios de contabilidade.Escrevi o primeiro livro sobre SPED no Brasil, o “Big Brother Fiscal”, justamente por entender que as tecnologias tributárias seriam um grande catalizador da gestão empresarial, conduzindo o empreendedorismo no país rumo à transformação digital. Mesmo sendo considerado “um dos maiores especialistas em SPED no Brasil”, pela revista Exame, em três edições, eu mesmo não me posiciono desta forma. Acredito que o SPED é ainda um processo de inovação gerencial, e não somente tributário.Fui sócio da NTW Franchising, a primeira e maior franquia de escritórios contábeis no Brasil.Realizei mais de 800 palestras, em mais de 100 cidades nos 27 estados. Meu blog foi eleito o segundo melhor pelo juri acadêmico do TOPBLOG 2012.

Share This Post On
EnglishEspañol