Entenda como melhorar o seu atendimento ao cliente na contabilidade

por Roberto Dias Duarte

Clientes estão mais exigentes e prezam pela interação e experiência proporcionada pela empresa.

Clientes estão mais exigentes e prezam pela interação e experiência proporcionada pela empresa.

Vivemos em um processo de constante transformação. Nada é definitivo, tudo é reinventado e inovado a todo tempo. O surgimento do mobile (uso dos dispositivos móveis como tablets e smartphones ), por exemplo, inovou o mercado da comunicação e vendas. Estes dispositivos possibilitam que consumidores acessem lojas virtuais a qualquer hora, ou pesquisem sobre um determinado produto, sem precisar de uma loja física para isso.

Com as mudanças, o perfil do consumidor atual sofreu algumas alterações. Atualmente, o consumidor não é mais passivo de informações e não necessariamente precisa ir em uma loja para finalizar uma compra, tudo isso pode ser resolvido online . Mais exigente e independente, conquistar o novo consumidor é um desafio e impacta também no atendimento ao cliente na contabilidade .

Mudança no perfil do consumidor

Com uma vasta quantidade de informações, os consumidores se tornaram ainda mais exigentes . Não é difícil encontrar pela Internet clientes reclamando de um serviço, expondo a marca e a sua experiência negativa com ela. Por conta disso, é importante ter certeza que você irá proporcionar uma experiência positiva ao seu cliente.

O atendimento ao cliente na contabilidade é uma etapa fundamental para isso. Muitas vezes, o atendimento é o primeiro contato que o consumidor terá com o seu escritório contábil, por isso esse é o momento ideal de causar uma boa primeira impressão, conquistar e surpreender o seu cliente com um atendimento premium.

Empresas consagradas, como Apple e Disney , são referência quando o assunto é atendimento ao cliente. Logo, nada melhor do que aprender com as melhores, certo? Confira algumas lições que podemos aprender com as empresas referência em atendimento:

Proporcione experiência como a Disney

Walt Disney , fundador da empresa, constantemente levava a suas filhas à parques de diversões e percebia que, os parques era exclusivamente para crianças. A partir desse pensamento, surgiu a ideia de criar a Disney, um parque que entrega felicidade e excelência para toda a família, sem exceções.

O jeito Disney de atendimento ao cliente já é conhecido pela excelência no relacionamento com seus visitante. Para a Disney, seus clientes na verdade são “convidados”, e os trata como tal. O objetivo, acima de tudo, é entregar felicidade aos seus convidados e proporcionar momentos únicos , e eles fazem isso com maestria. Desde o treinamento dos funcionários à organização do parque, tudo precisa estar impecável para os convidados.

Essa é uma lição fundamental: trate seus clientes com a importância que eles merecem e supere suas expectativas . Sua empresa não deve entregar apenas um produto ou serviço, mas sim proporcionar experiências que sejam inesquecíveis aos olhos dos seus clientes.

Atenda seus clientes como a Apple

Com um espírito inovador, a Apple desde o seu início possuía o pensamento de entregar um produto diferenciado dos demais no mercado. Com o tempo, se tornou uma das maiores marcas de tecnologia, e atualmente entrega produtos e um serviço de atendimento de cair o queixo.

Você já deve ter ouvido sobre alguma experiência positiva que um amigo ou familiar teve com a Apple. Seja um cancelamento ou problema técnico, não é difícil encontrar pessoas que estejam satisfeitas com o atendimento proporcionado e que falam aos quatro ventos como foi fácil resolver um problema.

Isso se dá porque a Apple prioriza seus clientes e preza por um atendimento de qualidade . Caso você tenha um problema com algum dispositivo, não é raro trocarem por outro novo em folha. A Apple garante qualidade dos seus produtos e, caso isso não ocorra, ela está disposta a resolver o problema o mais rápido possível. Portanto, a resolução de problemas é etapa fundamental na hora de proporcionar uma experiência positiva e conquistar o seu cliente.

Resolva problemas como o Airbnb

A startup que surgiu de uma ideia simples entre amigos, atualmente está entre os maiores sites de hospedagem. Crescendo a cada ano mais, o Airbnb sempre priorizou a satisfação dos seus clientes e tem como ideia que, é mais importante possuir 8 mil clientes felizes, do que 100 mil mais ou menos felizes.

Quem nunca se sentiu inseguro antes de fazer aquela viagem dos sonhos? Um momento tão especial não pode ser estragado por nada e, por isso, modelos alternativos de hospedagem são, muitas vezes, descartados. Por conta disso, e com foco na satisfação dos seus clientes, o Aibnb oferece diversas informações relevantes e de fácil acesso em seu site, disponibilizando atendimento e resolução de problemas , tanto para anfitriões como para viajantes ficarem na maior tranquilidade durante o período de aluguel.

No site do Airbnb, o visitante encontra todas informações necessárias, e o negócio é fechado online, de modo totalmente seguro. Os viajantes possuem todos os dados e, caso ocorra algum problema com a hospedagem, o anfitrião resolverá o problema o mais rápido possível. Com isso, os clientes do Airbnb possuem uma hospedagem segura, rápida e que supera as expectativas.

Diante desse novo processo de compras onde os clientes estão mais exigentes e buscam um diferencial nas empresas, é importante entendê-los, conhecer suas dúvidas e problemas , para que assim seja possível proporcionar uma experiência positiva, seja com um atendimento personalizado ou entregando algo além do seu produto ou serviço.

O atendimento na contabilidade com foco no cliente é um diferencial no mercado e o Contador 2.0 deve estar ciente dos seus benefícios, e assim, investir na sua estratégia para desenvolver a melhor experiência possível aos seus clientes. Que tal conhecer de perto essas práticas, com benchmarking mundial? Confira como trazer a magia do atendimento Disney para seu escritório contábil aqui!

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Author: Roberto Dias Duarte

Sou um empreendedor serial e alguém que ajuda outros empreendedores no processo de inovação.Participo do conselho de administração da empresa OmieExperience S.A. e da franqueadora NTW Contabilidade. Realizo treinamentos, mentorias e programas internacionais para inovação de escritórios de contabilidade.Escrevi o primeiro livro sobre SPED no Brasil, o “Big Brother Fiscal”, justamente por entender que as tecnologias tributárias seriam um grande catalizador da gestão empresarial, conduzindo o empreendedorismo no país rumo à transformação digital. Mesmo sendo considerado “um dos maiores especialistas em SPED no Brasil”, pela revista Exame, em três edições, eu mesmo não me posiciono desta forma. Acredito que o SPED é ainda um processo de inovação gerencial, e não somente tributário.Fui sócio da NTW Franchising, a primeira e maior franquia de escritórios contábeis no Brasil.Realizei mais de 800 palestras, em mais de 100 cidades nos 27 estados. Meu blog foi eleito o segundo melhor pelo juri acadêmico do TOPBLOG 2012.

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