Jeito Disney: proporcione uma experiência memorável aos seus clientes

por Roberto Dias Duarte

Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada”, já dizia o professor Mario Persona.

Aprenda com o jeito Disney de atendimento ao cliente a como melhorar o seu atendimento e proporcionar uma experiência inesquecível aos seu clientes.

Aprenda com o jeito Disney de atendimento ao cliente a como melhorar o seu atendimento e proporcionar uma experiência inesquecível aos seu clientes.

É exatamente esse pensamento que precisa ser propagado e entendido. O atendimento ao cliente é mais do que uma estratégia, é um valor que toda a empresa carrega, seja ele bom ou ruim. Aos poucos, as empresas estão entendendo o verdadeiro valor do atendimento ao cliente.

Algumas empresas ainda insistem no erro de não dar a devida atenção ao atendimento ao cliente e acabam se tornando apenas mais uma no meio de tantas outras. É importante dedicar-se a tornar o atendimento ao cliente em uma prioridade da sua empresa, onde cada funcionário busca sempre proporcionar o melhor atendimento aos clientes. Essa postura faz com que a sua empresa se destaque e possua um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.

A importância do atendimento ao cliente

A relação entre empresa e cliente é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que a empresa disponibiliza um serviço ou produto, o seu consumidor está chegando com uma reclamação, um comentário ou até mesmo um elogio. Ignorar essa comunicação é um erro comum e grave.

Ninguém quer esperar horas para solucionar um problema ou ser passado de atendente para atendente para que, no fim, nada seja resolvido. Investir em um atendimento de qualidade é construir uma relação duradoura, possibilitando negócios futuros e recomendações da sua empresa.

A Disney entendeu muito bem a importância do atendimento ao cliente. Desde o seu início, o pensamento de atender com excelência já era propagado entre os funcionários e objetivo de entregar felicidade era unânime. Isso nos mostra que, além do serviço ofertado, é necessário se preocupar com o atendimento para que o seu cliente tenha a melhor experiência possível e retorne futuramente.

A Nubank, por sua vez, é um exemplo de empresa que busca proporcionar experiência positiva com um atendimento diferenciado aos clientes. Descontraído e humanizado, o atendimento da Nubank é conhecido por resolver problemas e dúvidas de seus clientes e possíveis clientes utilizando de uma comunicação informal e irreverente. Isso faz com que as pessoas se identifiquem com a marca, percebam o seu valor e compartilhem suas experiências, que acabam viralizando na internet.

Proporcionar uma experiência positiva ao cliente e ficar conhecido por isso é um sonho de muitos e realidade para poucos. Mesmo sendo difícil, não é impossível, ainda mais quando podemos contar com o jeito Disney de atendimento ao cliente como ajuda nesse desafio. Confira a seguir algumas dicas valiosas para desenvolver uma experiência memorável ao seu cliente e conquistá-lo de uma vez por todas:

Coloque-se no lugar do seu cliente

Qual foi a última vez que você teve uma experiência ruim com um atendimento? Baseie-se o seu atendimento na empatia. Entenda a pessoa que está do outro lado, seus problemas, anseios, o porquê dela estar ali e, o mais importante, deixe claro que você quer mesmo ajudar no que for possível. Isso faz com que o atendimento se torne mais humanizado e uma barreira entre você e o seu cliente seja quebrada.

Personalize o seu atendimento

Ninguém aguenta mais o mesmo atendimento monótono que parece que estamos falando um um robô, não é mesmo? Não é por se tratar de um atendimento que tudo precisa ser formal, pelo contrário. As pessoas prezam pelas suas interações sociais, e no momento que você diferencia o seu atendimento com o seu cliente, acaba conquistando-o e mostrando que você também é uma pessoa e que deseja ajudá-lo acima de tudo.

Surpreenda-o

Ainda andando fora dos trilhos da monotonia no atendimento, surpreender é uma forma de marcar a sua empresa na mente dos seus clientes. Um exemplo disso é a Nubank que enviou um presente para a cachorra que comeu o cartão de crédito do seu dono. Esse tipo de interação reforça o valor que a sua empresa deseja passar e a importância que o cliente tem para a sua empresa, além de ser um atendimento diferenciado ao cliente.

Resolva os seus problemas

Parece simples, mas tem muitas organizações pecando nesse momento. Resolução de problemas é básico e fundamental, não pode faltar. Nada de transferir ligação ou ficar uma hora no telefone. Para correr desse pesadelo, crie atendimentos online, por telefone e por redes sociais, facilitando a interação com os clientes e tendo maior chances de êxito na hora de resolver os problemas.

Mantenha contato pelas mídias sociais

Das diversas mídias sociais, certamente seus clientes e possíveis clientes estarão em alguma. As redes sociais são importantes para as empresas por se tratar de uma forma de marcar presença no meio online, para que você seja visto e lembrado constantemente. Outro ponto importante é manter a interação com um atendimento diferenciado ao cliente pelas mídias sociais, onde é possível manter um contato mais informal e que auxilie os seu clientes.

A concorrência cresce a cada dia, diversas empresas surgem e querem um espaço no mercado. Hoje em dia ser bom não é mais suficiente, é necessário ser memorável. O jeito Disney de atendimento ao cliente é de grande ajuda para  melhorar o seu relacionamento com o seu cliente, onde proporcionar uma experiência é etapa fundamental para se tornar uma empresa inesquecível.

Quer elevar o atendimento da sua empresa e se tornar um líder incrível? Conheça o programa internacional para desenvolvimento de liderança inovadora, onde você aprenderá a transformar o seu atendimento e elevar a sua empresa à excelência. O programa será realizado em Orlando com a instrução da Alicia Matheson, que trabalhou na Disney por mais de 20 anos! Ficou interessado? Clique aqui para conhecer mais sobre o programa!

 

Qual sua opinião sobre isso?

Author: Roberto Dias Duarte

Business adviser for innovation in the global accounting firm market.

Share This Post On
EnglishEspañol