O Básico do SPED Contábil – Parte IV
02/19/09 12:37 PM12. O Programa Validador da RFB – PVA
O PVA tem as seguintes funcionalidades básicas:
Validar a Escrituração Contábil
Assinar a Escrituração Contábil
Gerar o Requirimento para Autenticação na Junta Comercial
Transmitir a Escrituração Contábil
Consultar a Escrituração Contábil
Visualizar a Escrituração Contábil
Para realizar dowload do PVA, consulte o link:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Sped/Download/Default.htm
13. O que o PVA valida?
Além das validações referentes a formato de campos, o PVA verifica a estrutura do arquivo e “regras contábeis”, como por exemplo:
“Conta de nível superior deverá ter a mesma natureza da subconta.”
“O valor informado nas contas de maior detalhamento do registro do Balanço Patrimonial não corresponde à soma dos valores informados nos registros de Saldos Periódicos na mesma data.”
“No Balanço Patrimonial, o valor informado para o Ativo deverá ser igual à soma dos valores informados para o Passivo e Patrimônio Líquido.”
14. O grande desafio empresarial
Muita gente acredita que o problema da ECD é resolvido pela área de tecnologia ou pelo fornecedor de software. De fato, a missão desses profissionais é prover funcionalidades para que os livros contábeis sejam “transformados” em arquivos no formato padrão do SPED.
Contudo, ter seus arquivos validados pelo PVA – Programa Validador não é garantia de sucesso no projeto.
Poucos perceberam que o mais importante é a contabilidade e não a tecnologia. A escrituração contábil deve refletir as operações reais da empresa: faturamento, movimentação de estoques, finanças, entre outras.
O desafio é ter a contabilidade coerente, real e íntegra. Auditável eletronicamente pela empresa e pelo Fisco.
Portanto, mais que cobrar das áreas tecnológicas a geração do arquivo, as empresas precisam repensar seus processos gerenciais.



Gostaria de saber as fundações educacionais de nivel superior, sem fins lucrativos, já estão obrigadas a fazer o SPED.
Veja em: http://www.robertodiasduarte.com.br/obrigatoriedade/obrigatoriedade-do-sped/
Não estou conseguindo visualizar para imprimir os documentos digital eletronica de escrituração contabil .
Olá,
Gostaria de uma informação, as empresas optantes pelo lucro presumido estão obrigadas a entregar a ecd em 2011 ref ano 2010?
Boa noite, como fazer para retificar o SPED? quando vou enviar
dar uma mensagem que o mesmo já está na base de dados, pode
ajudar-me?
Sandra
Após autenticar o livro digital, é recomendado que façamos um backup do livro digital e da autenticação, bem como do requerimento e do recibo de entrega. Gostaria de saber se a função Cópia de Segurança do validador, faz automaticamente a cópia de todos esses arquivos ao mesmo tempo, ou apenas do livro? Pois percebi que foi gerado apenas um arquivo de backup. Dessa forma, como eu faço a cópia dos demais documentos (autenticação, requerimento e recibo de entrega)? Posso salvá-los em pdf para arquivar?
Ola, Trabalho com o Mastermaq NG e cadastrei apensas as contas sinteticas do Plano de Contas Referencial, as analiticas nao abre para cadastro e isto acontece com cod aglutinação também. Bom alguem usa este sistema e pode me ajudar? Não fiz curso do sistema e tao pouco consigo um suporte adequado… gostaria que alguem pudesse me esclarecer, pois o meu arquivo foi validado, porem demonstrações financeiras nao foram para o Sped, por isso acho que talvez nao tenha noção das funcionalidades do sistema.
Olá, eu estou com um problema. Todos os lançamentos de estorno de compensação estão atrapalhando nos fechamentos dos saldos. Aqui na empresa, qando se estorna um lançamento de compensação, esse novo documento de estorno lança um valor negativo e ai quando vai bater os débitos e os créditos, simplesmente eles não fecham devido a esse lançamento de estorno está vindo negativo. O que devo fazer para resolver tal problema?
Obrigado,
Valdevy Pires
Olá!
Gostaria de maiores detalhes para corrigir o erro “J100″, conforme descrição baixo.
“O valor informado nas contas de maior detalhamento do registro do Balanço Patrimonial não corresponde à soma dos valores informados nos registros de Saldos Periódicos na mesma data.”
Att,
Márcio