Crie uma equipe de alto desempenho na contabilidade!

por Roberto Dias Duarte

Contador, seu escritório conta com a melhor equipe para se reestruturar com as novas tecnologias na contabilidade?

Contador, seu escritório conta com a melhor equipe para se reestruturar com as novas tecnologias na contabilidade?

A transformação digital nos escritórios contábeis chega com força e traz muita inovação alterando de forma definitiva a rotina de todos os colaboradores. Além de reformular as atividades operacionais, a tecnologia na contabilidade repagina o valor do serviço contábil, o tornando-o altamente estratégico e consultivo.

Mas devemos lembrar que para esta mudança de fato ocorrer é preciso ir muito além de um bom software para ajudar nos processos operacionais, é preciso contar com uma equipe de alto desempenho na contabilidade.

Você deve lembrar-se que há algum tempo nas aulas de educação física, antes de iniciar algum jogo recreativos como basquete ou futebol, o professor escolhia um líder para cada equipe e eles eram os responsáveis por escolher o time e conduzi-lo para alcançar a vitória. O contador 2.0 tem este papel: escolher estrategicamente seus colaboradores e engaja-los para que os objetivos do escritório sejam alcançados.

Para acertar em suas contratações e na estruturação da equipe você deve estar preparado para encontrar dentro e fora do seu escritório talentos que te propiciem uma equipe de alto desempenho na contabilidade. Esta habilidade que se parece com um jogo de xadrez, requer conhecimento das peças e dos lugares em que ocupando serão extremamente eficientes.

Para conquistar um time engajado e eficaz, o contador 2.0 pode usar algumas estratégias, como:

  1. Desenvolver habilidade de comunicação

Se comunicar de forma clara é uma premissa para um bom líder. A comunicação é a peça fundamental para orientar, estimular e informar toda a equipe.

Se fazer entender em suas palavras, gestos e voz passa credibilidade para seus funcionários e clientes, trazendo notoriedade sobre o assunto exposto e autoridade no que está sendo comunicado. Porém esta habilidade muitas vezes não vem de berço e deve ser conquistada e aperfeiçoada.

Como fazer isso?

Uma boa maneira de desenvolver a habilidade de comunicação é participando de workshops, treinamentos focados em oratória e até mesmo consultas com fonoaudiólogos. Você pode se inspirar no vídeo abaixo, de Simon Sinek, autor do livro “Start With Why” (Começa com o Porquê), em sua palestra no TED Talk:

 

Esta busca pelo aperfeiçoamento em se comunicar deve ser constante e não deve permanecer estagnada. A transformação digital vem de encontro com o permanente avanço em todos os sentidos, inclusive nesta habilidade.

  1. Fortalecer a cultura da organização

“A cultura devora a estratégia no café da manhã”

Peter Drucker, professor e consultor

Essa famosa frase de Peter Drucker, considerado o pai da Teoria da Administração, deixa claro que de nada adianta desenhar uma estratégia no papel se ela não estiver de acordo com a cultura que impera dentro do seu negócio.

A cultura do escritório deve estar enraizada em cada colaborador, presente nos hábitos, costumes, formas das pessoas se relacionarem dentro da empresa e formas dos trabalhos serem executados.

A cultura de uma organização é o DNA da empresa, sendo fundamental que todos estejam alinhados, inclusive este é um dos fatores que devem ser identificados na hora da contratação. É importante que o contador 2.0 procure encontrar no futuro colaborador, sinais de que ele possui os valores e objetivos que a empresa preza.

Para fortalecer esta cultura é preciso além de entender os valores, também vivê-los. Um pai que insiste diariamente que o filho goste de ler, mas nunca leu para o seu filho ou pegou um livro na mão, não exerce o valor que tenta passar. Da mesma forma o contador 2.0 deve se atentar para representar os valores culturais da empresa a todos os seus colaboradores.

  1. Ter e deixar claro o objetivo da empresa

Ao abrir uma empresa o fundador deve saber porque decidiu iniciar o negócio e qual o seu objetivo. Isto é fundamental para identificar o caminho a ser percorrido e como fazer para alcançar as metas estabelecidas. O contador 2.0 precisa engajar seus colaboradores a perseguirem o mesmo foco, retomando, sempre que julgar pertinente, qual é o motivo de todos estarem reunidos neste trabalho.

Um objetivo estruturado, forte e sólido desencadeia entusiasmo e vontade de estabelecer carreira nos jovens profissionais, pois desta forma, eles sabem como conduzir suas carreiras com base no objetivo da empresa.

  1. Descobrir e motivar talentos

Com a tecnologia tão inserida na contabilidade os talentos se mostrarão como pessoas curiosas, que pesquisam, buscam conhecimento, podem ser formadores de opiniões, motivadores e altamente prestativos, mas para identificar esses profissionais dentro do escritório é preciso que o contador seja capacitado.

O contador 2.0 é aquele profissional que está atento a tudo e a todos. Para ele, identificar e motivar os talentos a se auto-desafiar alcançando resultados além do esperado é a melhor maneira de motivar a equipe a alcançar um alto desempenho em todas as áreas do escritório.

Lembre-se que reconhecer méritos também é papel de um líder e deve estar presente em cada conversa, alinhamento e comunicação no escritório. Além de motivar o funcionário reconhecido, também provoca o desafio de alcançar a constante excelência nos outros colaboradores.

  1. Reter os talentos

Esta é uma área desafiadora, especialmente entre os trabalhadores do Milênio. Um estudo da Deloitte sobre jovens profissionais revela que 66% dos entrevistados esperam ter deixado seus empregos atuais até 2020 e isto se deve porque esses profissionais normalmente estão em busca de aprendizado, diversas experiências que propiciam crescimento profissional e realização pessoal.

Unir tudo isto a uma empresa é uma tarefa contínua e para isto, você fique atento a estas ações:

  • Estabelecer um plano de carreira;
  • Prezar por um bom clima organizacional;
  • Manter uma comunicação clara e com feedbacks contínuos;
  • Prestar atenção e conhecer seus colaboradores.
  1. Dar sentido de propriedade

O contador 2.0 interage com seus colaboradores fazendo com que todos se sintam peça fundamental do alto desempenho da contabilidade. Escutar as ideias, debatê-las e colocá-las em práticas sempre que possível, passam a visão de que o funcionário não é apenas mais um, e sim uma parte indispensável do escritório.

Este sentimento desperta comprometimento, vontade de expressar ideias e compartilhar inovações que acrescentarão benefícios à contabilidade. Estimular essas práticas beneficiam tanto os funcionários quanto o contador se tornando uma troca de experiência que agrega muito valor e eleva a performance da sua empresa contábil.

Entenda como o Workshop Contador 2.0 pode te ajudar a proporcionar um ambiente desafiador e acolhedor à novos e existentes talentos dentro do seu escritório!

 

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Author: Roberto Dias Duarte

Business adviser for innovation in the global accounting firm market.

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