5 ferramentas para criar seu modelo de negócio

por  Antonio Carlos Soares* | Endeavor Brasil

Precisa de ajuda para montar seu modelo de negócio? Dê uma olhada nessas dicas!

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Precisa de ajuda para montar seu modelo de negócio? Dê uma olhada nessas dicas!

O modelo de negócio que você escolhe para a sua empresa determina sua estrutura de capital no futuro. Nesses anos de como , descobri que isso não só é importante, como direciona os negócios de um jeito que pode ser impossível voltar atrás. 

Por exemplo, quando eu era da Aorta, empresa de rápido crescimento na área mobile, nosso modelo de negócio era de prestação de serviço. Com isso, o número de funcionários e passivos da empresa aumentava de acordo com o número de clientes. Já no Runrun.it, eu e meus sócios escolhemos o típico modelo das startups de : de crescimento em escala, ou seja, a empresa pode ter milhares de clientes (como tem), mas não tem necessidade de ter centenas de funcionários. Obviamente, temos que garantir a qualidade de nossos serviços e suporte, mas não precisamos crescer na mesma velocidade do número de clientes. 

Para te ajudar a encontrar a melhor maneira de montar seu modelo de negócio, explico aqui um pouco sobre o , a metodologia mais usada ultimamente por empresas inovadoras. 

Trata-se de um modelo de , que pode ser usado tanto para quem já tem uma empresa e precisa reestruturá-la, quanto para quem está começando do zero.  Você deve responder às nove perguntas abaixo e montar um mapa, como se fosse um quadro com post-its. As hipóteses devem ser testadas sempre pela empresa e alteradas, caso seja necessário.

  1. : o que você oferece e é único no mercado?
  2. Potenciais segmentos-alvo: quem é o cliente final?
  3. Atividade principal: o que exatamente você realiza, e que irá consistir no produto ou serviço ofertado para entregar a ?
  4. Parcerias estratégicas: que empresas (terceiros) ajudarão a compor melhor essa oferta?
  5. Fontes de receita: como você cobra por sua ?
  6. Estrutura de custos: quais são os custos para o negócio rodar?
  7. Principais recursos: qual a infraestrutura, recursos ou serviços de base?
  8. Canais de comunicação e distribuição: como o produto ou serviço chega até o cliente?
  9. Relacionamento com o cliente: como a empresa e marca se comunicam com ele?

Ferramentas :

1. O Strategyzer é um aplicativo na nuvem  que custa U$ 299,99 por ano por projeto

2. O Business Model Toolbox é uma ferramenta para iPad do software acima – U$ 29,99

3. O LaunchPad é uma plataforma que serve como um hub para equipes validarem suas hipóteses sobre  seus produtos/serviços através de testes.

4. O Canvanizer é indicado para registrar insights de brainstorms, acompanhar a evolução das ideias e checar se elas estão, de fato, sendo aplicadas ao negócio.

5. O Business Model Designer é um ferramenta gratuita e colaborativa, com inúmeros modelos já prontos, de empresas de todas as áreas.

E aí, você tem alguma boa ideia para colocar em um modelo de negócio? Então mãos à obra!

Fonte: https://endeavor.org.br/

*Antonio Carlos Soares iniciou sua carreira como consultor no Monitor Group. Foi sócio e diretor de e da Trip Editora de 2000 a 2007. Em junho de 2007, juntou-se à Aorta Entretenimento como sócio e CEO, tornando-se responsável pelo reposicionamento que levou a empresa à liderança do setor de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis para empresas, obtendo um crescimento de 12 vezes em 4 anos e conquistando os mais importantes prêmios do setor. Hoje, como serial, dedica-se à criação do runrun.it, um software para de equipes na nuvem. Além disso, é vice-presidente da ONG Ação Comunitária, voltada à educação de crianças em áreas de risco social.

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