5 lições sobre trabalho em equipe de acordo com Simon Sinek

5 lições sobre trabalho em equipe de acordo com Simon Sinek

O trabalho em equipe é um dos principais fatores que contribuem para o de uma organização.

Segundo um Levantamento do PageGroup – um dos maiores grupos empresariais na área de de pessoas e recrutamento do mundo – o trabalho em equipe é a competência mais valorizadas pelos líderes na América Latina.

Muito se fala sobre a necessidade de desenvolver equipes de alta performance e que saibam trabalhar unidas para o da organização. Isso é necessário em todas as áreas e em qualquer negócio e não seria diferente quando falamos sobre os escritórios de contabilidade.

Diante desta urgente necessidade, separamos 5 lições sobre trabalho em equipe de acordo com os ensinamentos de Simon Sinek, uma das maiores referências mundiais sobre liderança.

Primeiramente, precisamos compreender que para Sinek, o modelo de ideal é o baseado na ‘confiança e na cooperação’, um método totalmente contrário ao observado em muitos lugares e que é pautado ‘comando e no controle’.

Lição 01: Ser um verdadeiro Líder!

Simon Sinek é reconhecido mundialmente pelos seus estudos acerca do tema liderança. Segundo ele, a “a liderança é um compromisso com seres humanos” e este é o primeiro conceito que precisa ser absorvido de toda a sua teoria.

Para promover o trabalho em equipe em seu escritório de é indispensável assumir a postura de um verdadeiro líder, disposto a, se necessário, mudar hábitos antigos.

Lição 02: Todo o trabalho precisa ter sentido

Para Simon Sinek, é necessário que líderes e liderados tenham a percepção de que trabalham para uma causa. Mesmo em negócios altamente técnicos, como os escritórios de contabilidade, é preciso fazer a equipe perceber que há sentido naquilo que realiza.

E como fazer isso?

O sentido não estará nas atividades realizadas diariamente. Não se pode encontrar sentido num Balanço Patrimonial, pois a causa que as pessoas buscam é sempre humana. Desse modo, o foco deve estar na pessoa e não na tarefa.

Assim, antes de pensar no trabalho em equipe é indispensável que o próprio gestor repense os seus atos, pois segundo o próprio Sinek, as pessoas se desmotivarão se perceberem que trabalham para alguém com uma visão individualista.

Portanto, olhe para seu escritório de e pense: estamos realizando a missão a que nos propomos? Conseguimos oferecer uma razão para nossos colaboradores virem trabalhar todos os dias? As pessoas encontram sentido no que fazem ou são meros cumpridores de tarefas?

Lição 03: A confiança gera a colaboração

A confiança deve ser um dos principais valores de um escritório contábil, afinal, a falta dela se refletirá não apenas nos funcionários, mas também nos clientes.

Para Simon Sinek, há uma relação direta entre a confiança e a cooperação, pois as pessoas cooperarão mais com a empresa à medida que sentirem confiança nela.

Igualmente, esta relação será observada no relacionamento entre os pares. Ou seja, é impossível que uma equipe na qual as pessoas não confiam umas nas outras desenvolva um bom trabalho em equipe.

Isso significa que o seu escritório de precisa ser um ambiente agradável, pois o clima organizacional e a da empresa, influenciam diretamente na forma como as pessoas se comportam.

O próprio Sinek diz em seu livro LÍDERES SE SERVEM POR ÚLTIMO: “Sem coerção, força ou pressão, as pessoas trabalham juntas com tranquilidade, ajudando-se mutuamente e fazendo a companhia progredir”.

Lição 04: O Círculo da Segurança

O Círculo da Segurança é um conceito desenvolvido por Simon Sinek no qual cada pessoa da equipe tem a oportunidade de usar os seus talentos e seu pleno potencial em prol do bem de todos.

Neste sistema, cada colaborador saberá exatamente qual a sua contribuição para o do escritório de o que fará aumentar a percepção de que todos são individualmente importantes.

Através desta percepção haverá uma diminuição considerável na rivalidade e no medo de substituição entre os colegas de trabalho. Isso promoverá uma sensação de maior pertencimento, contribuindo para o encontro do sentido no trabalho.

Num ambiente em que as pessoas se sentem seguras com relação ao seu líder e seus colegas, haverá uma tendência à maior colaboração. Isso fará com que realizem juntas aquilo que não conseguiriam fazer sozinhas, estimulando o trabalho em equipe.

No entanto, o Círculo da Segurança só é possível num ambiente em que as lideranças promovam o protagonismo e autonomia da equipe, demonstrando confiança em seu trabalho.

Lição 05: Algumas emoções podem conectar o grupo e outras, desconectá-lo

Com os avanços dos estudos na área de de pessoas percebemos que há uma grande relação entre a saúde do colaborador e o resultado que ele entrega.

Aliado aos estudos da medicina, mais precisamente da psiquiatria, observamos que alguns hormônios interferem significativamente na maneira como as pessoas agem e realizam o seu trabalho.

Mas o que tudo isso tem a ver com trabalho em equipe e, mais precisamente, com um escritório de contabilidade?

Como já mencionado, a organizacional tem grande influência na forma como as pessoas se comportam no ambiente de trabalho.

Uma baseada no medo fará os colaboradores terem uma grande liberação de um hormônio chamado Cortisol, responsável pelo estresse e ansiedade.

Essas duas reações são altamente nocivas para a saúde do colaborador e podem minar a sua confiança na empresa e prejudicar o trabalho em equipe.

Já nos ambientes que promovem a autonomia e o Círculo da Segurança, haverá uma pré-disposição à liberação de dois hormônios contrários ao Cortisol: a Seratonina e a Ocitocina.

Segundo Simon Sinek, esses dois hormônios fazem com as que as pessoas se sintam mais valorizadas e pertencentes a um grupo, inspirando-as a quererem trabalhar pelo bem da equipe.

Neste artigo, trouxemos algumas contribuições de Simon Sinek para estimular o trabalho em equipe de seu escritório de contabilidade. Mas, como vimos, este processo necessita do desenvolvimento de muitas competências, tanto do líder quanto de seus liderados.

Portanto, se você deseja criar um Círculo de Segurança eficaz em seu escritório de contabilidade, acesse os outros artigos disponíveis neste site. Acompanhe-nos também pelo YouTube e se inscreva em nosso canal no Telegram.