• EN
  • PT
  • Um auditor de inteligência artificial poderia ter pego Bernie Madoff? E ajudaria na Lava Jato?

    por Sholto Macpherson* traduzido e adpatado por Roberto Dias Duarte

     

    Os contadores têm uma grande responsabilidade  preservação da confiança nos negócios

    Solon Angel, fundador da MindBridge, empresa de auditoria de IA (), tem como missão acabar com a corrupção. E ele vê contadores como principais aliados nessa luta.

    “Os contadores têm uma grande responsabilidade  preservação da confiança nos negócios. Em um sistema capitalista, a confiança nas empresas é algo de extrema importância”, disse Angel em uma entrevista em sua primeira visita à Austrália.

    O idealismo de Angel é tem origem pessoal. O patrimônio de sua família foi “dizimado” por uma fraude perpetrada por um ex-CEO e da empresa familiar.

    O país natal de Angel, o Brasil, também tem lutado significativamente contra a corrupção desenfreada. Um caso importante que começou em 2014 aumentou para abarcar os presidentes do passado e dos presidentes. A BBC tem uma página dedicada aos “escândalos de corrupção brasileiros: tudo o que você precisa saber”.

    O software Auditor Ai da MindBridge, originalmente criado para detectar atividades fraudulentas para fins de auditoria, também pode ser usado de forma mais ampla para o gerenciamento de riscos. Ele combina e aprendizado de máquina com técnicas de ciência de dados mais convencionais para produzir um “ranking de risco” de cada ponto de dados, permitindo que as anomalias sejam facilmente identificadas.

    O Auditor Ai produz um painel de resultados que identifica dados potencialmente anômalos. Um usuário pode detalhar cada variável e ver seu desenvolvimento ao longo do tempo isoladamente e em comparação entre empresas pares para entender se o driver era específico da empresa ou do setor, escreveu o Bank Of England em uma análise de teste do software.

    O Bank Of England listou as seguintes vantagens:

    A ferramenta combinou técnicas estatísticas, regras específicas definidas pelo usuário e aprendizado de máquina, consolidando informações para negócios individuais, mas também para o grupo de pares mais amplo.

    Ele incluía um recurso de fluxo de trabalho útil, que permitia ao usuário sinalizar itens como suspeitos ou seguros, permitindo, assim, que o programa “aprenda” do usuário quais itens poderiam ter mais interesse. A MindBridge demonstrou essa funcionalidade com um cenário que exibia como o programa ajustava suas pontuações de risco ponderadas pelas prioridades do usuário.

    A tem pouco mais de um ano, mas já está faturando milhões e está se preparando para um IPO em 2021.

    A tática de venda favorita de Angel com empresas de contabilidade é o que ele chama de “Desafio Pepsi”. Em última apresentação, uma empresa preparou um arquivo para auditoria com quatro problemas que já havia sido identificados. O Auditor de da MindBridge não só encontrou as quatro questões, como também descobriu uma quinta – que, após investigação, se revelou legítima.

    O software levou cinco minutos para encontrar os cinco problemas de auditoria. A empresa, havia contratado cinco funcionários por três semanas para encontrar quatros problemas.

    A está forçando “uma atualização inédita das ferramentas da contabilidade”, diz Angel. Com a IA, “todo o processo de auditoria muda”.

    Radlee Moller, sócio-gerente e parceira de auditoria da CIB Accountants & Advisers, uma empresa da DFK International, pode confirmar a velocidade do software. “Demorou 12 minutos para auditar o nosso maior arquivo”, diz Moller. “Eu mesmo medi.”

    Os auditores não conseguem trabalhar com a mesma velocidade e precisão, diz Moller. O uso do software também reduz o risco de ser processado por problemas não detectados pelos auditores.

    “Se eu estivesse fazendo a auditoria padrão, seria fácil gastar um dia por um arquivo”, diz Moller.

    CIB Accountants & Advisers começou a usar o MindBridge AI Auditor em outubro e está gradualmente implantando em todos os clientes. Os funcionários foram inicialmente resistentes em tentar algo novo, mas os clientes estão impressionados com a , diz Moller.

    O MindBridge foi uma oportunidade para fazer a empresa parecer mais inovadora, ajudando a recrutar pessoal mais jovem e a competir com as grandes firmas de auditoria , acrescenta Moller.

    Apesar do aumento na produtividade, a CIB Accountants & Advisers não está reduzindo seus honorários. “Eu digo aos clientes que há um custo de software. Nós não cobrarmos pelo uso do software, nós o usamos ”, diz Moller.

    Angel está interessado em vender o software para governos e universidades – dois países do G7 já assinaram contrato. A fraude na pública é algo muito sensível. Muitas não são detectada e, mesmo quando expostas, criminosos de colarinho branco ficam impunes por causa da demora nas investigações.

    Bernard Lawrence “Bernie” Madoff  foi o presidente de uma sociedade de investimento que tem o seu nome e que fundou em 1960. Esta sociedade foi uma das mais importantes de Wall Street. Madoff também foi uma das principais figuras da filantropia judaica. Em Dezembro de 2008 Madoff foi detido pelo FBI e acusado de fraude. O juiz federal Louis L. Stanton congelou os ativos de Madoff. Suspeita-se que a fraude tenha alcançado mais de 65 bilhões de dólares, o que a torna numa das maiores fraudes financeiras levadas a cabo por uma só pessoa.  Fonte: Wikipedia

    Quanto a Bernie Madoff? Angel é duro na resposta: a existência de um fraudador serial seria impossível em um mundo com auditores de IA. “Os contadores não o pegaram porque não agiram como cientistas de dados”.

    Publicado originalmente em: https://digitalfirst.com/could-ai-auditor-caught-bernie-madoff/

    *Sholto Macpherson has reported on accounting technology as editor and founder of DigitalFirst.com since 2011. He has written about business technology since 2000 and is a frequent commentator and public speaker on cloud accounting in conferences, industry magazines, newspapers, and other online and broadcast media.

    Qual sua opinião sobre isso?

    One thought on “Um auditor de inteligência artificial poderia ter pego Bernie Madoff? E ajudaria na Lava Jato?”