Entenda os impactos da inadimplência nos escritórios contábeis

Só o que cai do céu é chuva, o resto a gente faz acontecer. Geraldo Rufino

A nos escritórios contábeis é uma doença que degenera a empresa silenciosamente, lentamente.  A causa perda da capacidade de investimento, desmotivação da equipe e queda na produtividade.

Toda empresa de serviços profissionais precisa de recursos financeiros para investir em qualificação, tecnologia, marketing e novos processos. Você já imaginou se todo o dinheiro que você deixa de receber dos clientes inadimplentes fosse aplicado nestes aspectos? O quão melhor você estaria?

Mesmo que o valor percentual seja pequeno, talvez uns 5% da receita, imagine se esses pontos percentuais fossem acrescidos à lucratividade. Pois é… mas cada ponto percentual que se reduz na há um aumento direto na lucratividade. Claro! Sua empresa já prestou o serviço, os custos foram realizados, e a receita correspondente não chegou!

É muito importante contar com mecanismos para evitar que a falta de pagamento afete o seu empreendimento a esse nível. Apesar de ser tema central de muitos debates, os impactos reais que a pode ter em seu escritório ainda continuam desconhecidos para vários contadores. Por essa questão, estamos aqui para falar mais sobre eles.

No mais, além disso, também apresentaremos algumas dicas para que você evite que tal processo impacte tão negativamente em seu negócio. É importante conhecer maneiras de resolver esse problema .

Para saber dos reais impactos da em seu escritório, além de algumas formas de se prevenir em relação a isso, confira o artigo abaixo!

Fidelização é mais difícil de ser conquistada

Um dos primeiros impactos da a serem notados em seu é a dificuldade em fidelizar clientes. Caso o problema não seja tratado de forma adequada, ele pode afetar totalmente o ciclo de prestação de serviços da sua empresa.

Os devedores que são atingidos por esse problema passam a gastar menos, dando preferência para o pagamento de contas básicas. Se você não agir, o pagamento pelos seus serviços vai deixar de ser prioridade para o seu cliente.

Por isso, é sempre importante que sua empresa entre em contato com o inadimplente para buscar formas de negociar a dívida. Parcele o valor e ajuste, junto ao devedor, uma maneira de tornar o pagamento da conta mais agradável para todos.

Mostre que o seu empreendimento tem uma política de ajudar os clientes nos momentos de crise, ajudando-o a se reerguer. Ajudar os inadimplentes nesse período é importante para garantir que ele volte a fazer negócios com você.

Além disso, também garante que você receba o dinheiro devido, mesmo que de maneira diferente. No mais, entenda o lado do seu cliente, e busque tratar dessa situação com calma e de forma prestativa com os inadimplentes da sua empresa.

Impacto negativo nas finanças

Imagine a seguinte situação: você está esperando pelo pagamento dos seus clientes para o fechamento das contas, porém, alguns deles não arcam com suas despesas. Como o pagamento das suas contas acontecerá? O impacto negativo é sentido diretamente.

Clientes inadimplentes podem afetar diretamente a saúde do seu empreendimento, fazendo com que as contas se acumulem em pouquíssimo tempo. Os escritórios que não encaram de frente esse problema vão se tornando obsoletos gradualmente.

Além dos pagamentos em atraso, o impacto pode ser tão grande que você não consiga nem mesmo investir na capacitação de colaboradores ou mesmo de novas ferramentas tecnológicas. Isso acabaria causando uma situação tão desconfortável que poderia acarretar na desmotivação da equipe e perda dos clientes adimplentes.

Isso, consequentemente, faria com que o seu prejuízo financeiro aumentasse ainda mais, fazendo com que sua empresa enfrentasse problemas financeiros sérios. Uma possível dos seus clientes precisa de mais atenção por parte dos escritórios.

Afeta o estratégico do escritório

Você fez um estratégico de escritório sólido, planejou a contratação de novos funcionários e a compra de softwares mais modernos para a sua empresa. Além disso, também planejou formas de expandir o seu negócio em determinado mês.

Porém, um imprevisto aconteceu: vários dos seus clientes não realizaram o pagamento das contas, tornando-se inadimplentes. Como o seu segue dessa maneira? É necessário dar passos para trás para que problemas financeiros não sejam enfrentados.

Todos os planos que você fizer para o seu escritório vão precisar esperar pela resolução dos problemas financeiros que serão enfrentados. A pode atrasar consideravelmente no desenvolvimento do seu escritório.

No mais, quando for realizar o seu estratégico, tenha a ciência de que alguns imprevistos do tipo podem acontecer. Infelizmente, essas situações acabam brecando a expansão do seu negócio e atrapalhando a captação de novos clientes.

Dessa maneira, mais uma vez, destacamos que é necessário conhecer algumas estratégias para evitar que tais situações aconteçam. Parece inevitável, mas os níveis de podem ser diminuídos ao seguir algumas dicas básicas sobre o tema.

pode diminuir a

Para lidar melhor com esse problema, algumas soluções tecnológicas podem ser de grande ajuda. Primeiro, é preciso saber que muitos dos casos de acontecem porque vários clientes simplesmente se esquecem da data dos pagamentos.

A boa notícia é que esse problema é simples de ser resolvido. Existem programas que fazem o envio automático de e-mails, e essas ferramentas podem servir como lembretes para que o pagamento das contas seja feito na data correta.

Além disso, utilizar a régua de cobrança automática para isso também pode ser de grande ajuda para realizar a mesma função. São várias as maneiras de ajudar os clientes, e, consequentemente, garantir o pagamento de várias das suas contas.

É fundamental automatizar o processo de de contratos, faturamento e emissão de boletos; além de implantar uma régua de cobrança automática. Para isso, avalie utilizar sistemas como o da Omie que é de uso gratuito para escritórios de contabilidade.

No mais, outro conselho interessante a ser seguido é o de pesquisar o histórico de compras de novos clientes. Confira se ele arca com as despesas que cria, e qual é a sua pontuação em órgãos de proteção de crédito, como Serasa e SCPC, por exemplo.

Ter uma boa quantidade de clientes é bom, porém, se eles não são bons pagadores, isso traz mais prejuízos do que vantagens. Selecione aqueles que realmente valem o tempo da sua empresa para que sejam seus parceiros de negócios.

Ajudar o seu cliente é o melhor a ser feito

Sabemos que a gera indignação em muitos gestores de escritórios, porém, a boa relação com o cliente é necessária aqui. Ajudá-lo a resolver o problema só vai acabar trazendo benefícios para a sua empresa nesse momento.

Negocie as dívidas de forma que fique acessível para que ele realize os pagamentos sem maiores dificuldades. Isso pode fortalecer a relação entre os dois, além, é claro, de fazer com que você receba o dinheiro pelo serviço prestado.

A educação, e saber a forma certa de cobrar os seus clientes são extremamente importantes nesse momento. Nada de adotar uma postura desagradável e agressiva, pois isso só afastaria ainda mais o devedor dessa situação.

No mais, esse foi o nosso artigo sobre os impactos da nos escritórios contábeis, e esperamos que tenha entendido o quanto evitar esse tipo de situação é essencial para que sua empresa continue se destacando no mercado.

Gostou do conteúdo? Divulgue para seus amigos e colegas de profissão!