Especialista lança workshop inédito para formar contadores empreendedores

Com método e enfoque diferenciados, “Contador 2.0” aborda posicionamento estratégico para transformar desafios atuais em novas oportunidades
Com método e enfoque diferenciados, “ 2.0” aborda posicionamento estratégico para transformar desafios atuais em novas oportunidades

“Não basta apenas entender os detalhes do ou do , é necessário que o saiba como administrar seu escritório de contabilidade”. A argumentação é do professor Roberto Dias Duarte e traduz uma realidade negativa e persistente no setor. Por isso ele tomou a iniciativa de desenvolver o 2.0”, primeiro exclusivamente voltado a capacitar profissionais da área com esse foco. A edição inaugural está marcada para a capital mineira, no dia 17 de novembro, em período integral.

Sócio e presidente do Conselho de Administração da NTW Franchising, primeira contábil do país, o especialista concebeu o a partir de sua vasta na área, conquistada após passar por diversas empresas e ministrar mais de 400 palestras ao longo da carreira.

O objetivo do “ 2.0” é mostrar às os caminhos que elas devem enfrentar e como se posicionar estrategicamente para vencer os novos desafios decorrentes deste cenário, bem como conquistar todas as oportunidades por ele oferecidas.

A metodologia do baseia-se na técnica “Business Model ”, ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes. Na prática, trata-se de um mapa formado por nove blocos, levando em consideração diversos aspectos da empresa.

Para tanto, são considerados os seguintes fatores diretamente ligados ao bom desempenho: Infraestrutura (atividade-chave, recursos-chave e rede de parceiros), Oferta (proposição de valor), Clientes (segmentos, canais e relacionamento), Finanças (estrutura de custos e fluxos de receitas).

Durante o workshop, serão abordados os seguintes temas: Como inovar no seu modelo de negócio?; Estabeleça uma ; Estratégias de diferenciação e crescimento; Agregue valor no relacionamento com clientes; Inove e desenvolva novos serviços; Use e como fatores de diferenciação; Gerencie seus resultados.

A aplicação da técnica “Business Model ” é muito fácil, admitindo impressão em grandes dimensões para grupos de pessoas esboçar e discutir elementos do , com o apoio de lembretes em post-its ou marcadores para quadro branco.

“A técnica fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise, características fundamentais para o desenvolvimento do em quaisquer ramos de atividade, inclusive na geração de novos negócios no , por levar em consideração as transformações dessa atividade”, explica Roberto.

Segundo ele, quantidade considerável de empresários contábeis e profissionais do setor ainda não se deu conta da urgente necessidade de mudanças. “Na realidade, a maioria ainda concentra suas atenções em aspectos puramente técnicos ou operacionais”, alerta.

O especialista ressalta também que esse comportamento leva os empresários contábeis a cometer erros estratégicos altamente nocivos à sustentabilidade de suas empresas, incluindo custos altos, problemas com o fisco, multas, atendimento de clientes complicados, colaboradores pouco preparados e nada motivados.

“Esta situação do setor contábil precisa ser freada o quanto antes, ou será muito difícil promover mudanças no futuro, quando o mercado estiver bem mais seletivo até do que hoje”, pondera Roberto.

Serviço

O workshop terá turmas de 15 a 30 empreendedores da área contábil e demais tipos de gestores empresariais.
Local e endereço: Centro Empresarial Cidade Jardim (Espaço Multimeios) – Entrada 1: Rua Teixeira de Freitas, 478 / Entrada 2: Avenida Prudente de Morais, 901, Santo Antônio, Belo Horizonte (MG).

Data e horário: dia 17 de novembro, das 8h30 às 17h30.

Mais informações e inscrições: tel.: (31) 3586.2133 / e-mail: [email protected]

Qual sua opinião sobre isso?