Mesmo durante a crise causada pela pandemia, o setor de e-commerce não parou de crescer. O crescimento foi de 47% somente no primeiro semestre de 2020, e as expectativas é que os bons resultados continuem nos próximos anos.
Assim, para ter bons resultados em seu e-commerce, é preciso evitar problemas que dificultam o seu crescimento e vendas, quer saber como? Então, confira neste post, os 4 erros que você deve evitar na logística para e-commerce!
1. Erro que você deve evitar na logística para e-commerce: estoque desorganizado
Um dos erros mais comuns que afetam a logística de e-commerce é o estoque desorganizado.
O picking (recolhimento do produto no estoque) é um dos principais afetados pelo estoque desorganizado, causando retrabalho e atraso nas entregas.
Utilizar um sistema de controle de estoque é essencial para evitar a desorganização e todos os problemas relacionados.
2. Falta de monitoramento das movimentações do estoque
Outro erro na logística para e-commerce é a falta de monitoramento das movimentações do estoque.
Monitorar o nível de abastecimento do seu estoque é essencial para saber quando fazer a reposição dos produtos, evitando vender sem ter a mercadoria.
Com o sistema que monitora o produto desde quando ele é recebido, passando pelas movimentações internas da empresa até a sua saída ao consumidor, é possível ter controle e saber exatamente onde cada produto está.
Além disso, esse tipo de sistema permite controlar o nível de estoque, garantindo que o abastecimento no fornecedor seja realizado antes dos produtos acabarem.
3. Deixar de acompanhar os pedidos em tempo real
Não acompanhar os pedidos em tempo real pode causar atrasos no processo e até impactar no prazo de entrega do produto.
Para evitar isso, é necessário acompanhar os pedidos em tempo real, corrigindo atrasos que podem acontecer. Um sistema de gerenciamento é ideal para que a equipe consiga fazer esse acompanhamento, permitindo a rápida e assertiva tomada de decisões.
Utilizar plataforma de gestão unificada de logística para e-commerce é a melhor opção para evitar esses e outros erros que podem prejudicar o seu negócio.
4. Não utilizar KPIs de logística
Para uma gestão eficiente, é preciso utilizar KPIs (Key Performance Indicator) de logística para e-commerce.
O KPI ou indicador chave de performance é utilizado para fazer o acompanhamento dos processos de logística da loja virtual, através de métricas de desempenho.
Com o uso dos KPIs, o gestor consegue medir e avaliar os processos, aumentando a agilidade do acompanhamento, os ajustes necessários e a tomada de decisões.
Principais KPIs utilizados pelas lojas virtuais:
– Número de visitantes do site
– Order Fulfillment Cycle Time – OFCT (tempo de ciclo do pedido)
– Número de vendas
– Taxa de conversão
– Taxa de aprovação de pedidos
– Retorno sobre investimento (Return Over Investment, ROI)
– Custo de aquisição por cliente (CAC)
– Ticket médio
– Tempo de vida do cliente (Lifetime Value, LTV)
Vantagens do uso de KPIs na gestão da logística para e-commerce
Algumas das vantagens do uso de KPIs na logística para e-commerce estão na melhora dos seguintes pontos:
– Gestão e tomada de decisão
– Resultados logísticos
– Facilidade de identificar gargalos
– Customer experience (percepção positiva do consumidor).
Dessa forma, a logística é um dos fatores principais de satisfação dos clientes e indispensável para aumentar os resultados e receita da sua loja virtual.
Sobre a fonte: Pier8
A Pier8, solução que conecta logística e tecnologia, conta com quatro centros de distribuição pelo país: São Paulo (SP), Barueri (SP), Vitória (ES) e Itajaí (SC). São atendidos cerca de 300 mil pedidos mensalmente, número que corresponde a um giro de R$ 75 milhões em pedidos. Recentemente lançou a solução de Same Day Delivery, garantindo o recebimento do produto no mesmo dia em toda São Paulo.