5 dicas de criatividade e inovação para seu escritório contábil

5 dicas de criatividade e inovação para seu escritório contábil

Por mais que “” seja uma palavra em alta, na maior parte das empresas contemporâneas, poucos são aqueles que sabem verdadeiramente o seu conceito e seu peso dentro de uma companhia.

A realidade é que inovar é muito mais do que apenas pensar fora da caixa. É quebrar paradigmas, ser disruptivo e ter um contato direto com as novas tecnologias. É um processo no qual uma ideia nova e criativa é implementada, a fim de desenvolver um bem ou serviço que transforme a realidade.

Ainda assim, por que é preciso acrescentar a aos escritórios de contabilidade? Qual o valor que isso teria para os profissionais desta área? Conheça algumas dicas relacionadas a este conceito e coloque-as em prática hoje mesmo!

1. Fuja da Síndrome do Gatekeeper

Dentro do jornalismo, existe uma teoria que aponta o Gatekeeper, um indivíduo responsável por filtrar as ideias de pautas vindas dos colaboradores, decidindo o que é válido, o que será aprovado e o que merece ser descartado sem receber uma segunda chance.

Você faz isso com os seus colaboradores? Então, algo precisa ser mudado. Comece a priorizar as novas ideias, ao invés de deixá-las definhar em sua caixa de e-mail ou em uma montanha de papel em sua mesa.

Permita que seus colaboradores explorem este campo criativo, deixe-os livres para saírem desta área de exatas e viajar pelo universo surpreendente que é o da engenhosidade. Incentive-os e coloque suas teorias em prática na organização!

De acordo com uma pesquisa de Robert Half, o maior obstáculo à não é a falta de ideias, é a burocracia. Portanto, não reproduza este problema no seu ambiente.

2. Traga um novo olhar para o seu cliente

Toda vez que se pensa a respeito de inovação, muitos acreditam que ela pode atrapalhar os serviços tradicionais de contabilidade. No entanto, esse é um grande equívoco.

A realidade é que, por que mais que, historicamente, as pessoas não associem o pensamento criativo a essa profissão, a inovação pode ser uma muito positiva de ser implementada no seu dia a dia.

Para se ter uma ideia, atualmente, os contadores não estão realizando apenas serviços de impostos e auditoria. Em geral, muitos deles estão ajudando seus clientes a resolverem problemas eventuais, prestando consultoria e auxiliando em diferentes .

Logo, ter um novo modelo de pensamento pode ajudar a agregar valor a este serviço, mudando de perspectiva e trazendo um olhar mais refinado, que seja pautado em perguntas como: “o que mais podemos fazer por você?” e “o que está acontecendo na sua empresa neste momento?”.

Leve em consideração que contadores tendem a ser pensadores lógicos, que veem o mundo através das lentes de regras e números. No entanto, processar as informações de uma maneira diferente pode levá-los a ideias criativas e a soluções que mudarão a vida dos seus clientes de uma maneira considerável.

3. Abrace o da

Uma das principais dicas de inovação e criatividade que um deve seguir é aproveitar a onda de tecnológica e utilizá-la para atender às necessidades do seu cliente.

Assim, comece a treinar suas habilidades para abandonar o que está obsoleto, dando espaço a plataformas e programas que trarão uma maneira mais otimizada e prática de seguir com a sua rotina.

A partir de agora, você precisará lidar com nuvem, automação, surgimento de , e muitos outros elementos modernos e desafiadores que já foram apontados pela Forbes. Por essa razão, é importante desenvolver seu conhecimento e explorar sua criatividade para atender a todo esse aparato.

Sendo assim, esta é a hora de se aprimorar profissionalmente e se reinventar para se encaixar neste novo cenário. Logo, não tenha medo de inovar e criar soluções para se adaptar a essa jornada repleta de mistérios.

4. Invista em para o seu escritório

Naturalmente, muitos escritórios de contabilidade possuem uma cartela fiel de clientes. Ainda assim, sempre é valioso angariar outros mais e, para isso, investir em pode ser uma ideia inovadora e de muita criatividade.

Inclusive, diversas organizações fixam seus esforços no desenvolvimento de de Conteúdo, produzindo artigos semanais para blogs, criando postagens nas redes sociais, gerando networking.

Isso não apenas poderá atrair leads, como também vai ajudar a manter relacionamentos com os clientes existentes e envolverá os funcionários, tornando o engajamento interno e externo muito produtivo.

Aliás, se você está pensando em maneiras simples de manter o colaborador motivado e produtivo, uma boa ideia pode ser implementar a comunicação interna dentro do seu escritório.

Com ela, é possível manter um jornal do próprio ambiente, estabelecer uma televisão privada com conteúdos, notícias e anúncios voltados para quem atua na empresa, além de muitos outros detalhes.

E tem mais! Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul, esta empreitada ainda pode garantir um fluxo de informações mais preciso e melhorar cada vez mais a relação entre os envolvidos. Portanto, vale a pena considerar a hipótese!

5. Faça da liderança uma chance de ser criativo

Você sabia que contadores em funções de liderança podem usar a criatividade para ajudar o escritório a alcançar resultados e ainda a fazer uma boa tomada de decisões?

Isso porque ao desenvolver negócios, oportunidades de investimentos e outras estratégias, o profissional não estará lidando apenas com números, mas com uma série de informações valiosas que precisam ser desmembradas.

Assim, por mais que muitos acreditem que não há qualquer inovação neste processo, é um erro pensar desta maneira. Afinal, a própria essência da contabilidade já é criativa, dada sua capacidade de transformar dados em situações palpáveis e guiar-se a partir do que estas estatísticas lhe dizem.

Por este motivo, ao lidar com estes detalhes de uma eficaz, o está sendo inovador. E mais do que isso: está ajudando a organização a alcançar seus objetivos e, até mesmo, ajudando-a a não cometer erros que possam afetar toda a sua .

Precisa de ajuda?

Se você quer ajuda para ser mais criativo no seu , entre em contato conosco. Somos especialistas em consultoria estratégica, e , e estamos prontos para auxiliá-los em todas as etapas necessárias.

Acesse o nosso canal no YouTube e se inscreva para sempre receber os nossos conteúdos. Também, não deixe de conferir outros textos por aqui e, claro, assinar o nosso canal do Telegram.