6 caminhos para conhecer melhor e fidelizar o cliente

6 caminhos para conhecer melhor e fidelizar o cliente

O relacionamento com o cliente é o primeiro diferencial no qual o prestador de serviços deve investir. Quanto mais humanizado e próximo ele for, melhor. Porque é uma demonstração prática de que você se importa com quem o contrata, e claro, o do seu negócio.

Considerando que o atual é permeado pela tecnologia, que assumiu muitas funções repetitivas e burocráticas do contador, o relacionamento com o cliente assumiu novos contornos.

Mas qual seria a real importância do relacionamento com o cliente na contabilidade?

Se existe um serviço que pede total confiança por parte dos clientes, esse serviço é a contabilidade. Afinal, como uma empresa poderia abrir toda a sua vida para uma pessoa ou fornecedor, e contar com este parceiro para manter tudo em ordem, cumprindo regras e prazos, se não tiver certeza de que será realizado um bom trabalho?

O relacionamento, portanto, é fator decisivo na hora da contratação e durante cada dia em que este vínculo perdure. Nem seria exagero dizer que se trata de um verdadeiro tesouro da profissão, o quanto sua empresa interage de forma positiva com o outro lado do balcão.

Quando você faz a contábil de uma organização, detém em suas mãos a responsabilidade de organizar os dados, prestar todas as contas e fazer isso de acordo com o que é estabelecido pela rígida e confusa legislação fiscal e trabalhista do nosso país.

Mas o que você faz a respeito para conhecer melhor o seu cliente e ter um bom relacionamento com ele?

Crie uma rotina de contato

A postura de uma que se coloca como parceira do negócio nunca é somente reativa. A proatividade é um trunfo nesse segmento, e sobre ele falaremos melhor adiante. Nosso destaque aqui vai para um dos desdobramentos do tema: a necessidade de se criar uma rotina de contato.

Acabamos de explicar que o cliente, diante de um problema relevante, entrará em contato com você por qualquer meio.

Mas, em situações normais, é importante criar uma rotina de contato para que você sempre tenha ciência sobre o andamento do negócio.

Manter contato frequente é fundamental para o relacionamento com cliente contábil, pois fortalece o elo de confiança, deixando sempre uma porta aberta para ouvir suas preocupações e anseios.

Reuniões mensais, envio semanal de newsletter, contato telefônico a cada 15 dias. A periodicidade de peças assim será definida por você, conforme a demanda de cada cliente e a necessidade de se aproximar dele, criar ou apenas fortalecer a relação.

Motive sempre a equipe

Colaboradores insatisfeitos e desmotivados, com baixos salários, sem nem políticas de valorização se desempenham de maneira insatisfatória.

Baixa qualificação, falta de uma liderança eficaz, ausência de feedback e reconhecimento também contribuem para de baixa performance.

Lembre-se do seu papel e responsabilidade como líder e das habilidades requeridas para gerir pessoas de maneira eficaz nesta área tão estratégica para toda organização.

Procure conhecer seus colaboradores e constantemente valorizá-los, desenvolvendo suas capacidades e recompensando seu desempenho. Se você os encantar como colaboradores, eles terão bons motivos para encantar espontaneamente seus clientes.

Invista em linguagem acessível

A comunicação é um dos pilares de qualquer relacionamento. Se você deseja se sair bem neste campo com o cliente de sua contabilidade, pense nisso.

O hoje receita o rótulo de burocrata ou “darfeiro”. Por isso, não deve utilizar uma linguagem que o empresário não entenda. Pelo contrário, o interlocutor que deseja passar uma mensagem de forma inequívoca sempre deve fazê-lo num clima de proximidade com o destinatário, já a partir das palavras.

Se o seu cliente quer receber informações diretas e práticas, nada de se prolongar em explicações detalhadas e técnicas. Ainda que você seja especialista, ele quer saber como seu trabalho influencia positivamente o negócio. Em outras palavras, ele quer que você atenda às expectativas e pronto.

Uma ótima opção, inclusive, de apresentar demonstrações contábeis de forma interessante ao cliente é por meio de relatórios gerenciais confiáveis que embasem a tomada de decisão do empresário.

Os números e cálculos são valiosos, mas devem ser traduzidos para que ele enxergue o impacto no negócio, entendendo a realidade financeira de sua empresa.

Invista sempre, portanto, em uma linguagem acessível e fácil, uma vez que termos excessivamente técnicos podem causar afastamento.

Canais digitais de

Como já falamos, criar uma rotina de contato é muito importante. E a na trouxe, também para a vida do profissional a praticidade no relacionamento entre as pessoas.

Com um canal online de ao cliente é possível eliminar dúvidas ou resolver problemas sem sair de casa. Esse pode ser feito pelo próprio site, e-mail, WhatsApp e Skype, dentre outros muito meios atualmente disponíveis,

Quando o cliente tem respostas rápidas e seus problemas se resolvem, ele se sente satisfeito e você consegue fidelizá-lo, ao mesmo tempo em que o seu escritório fica reconhecido pela qualidade de e a valorização dos seus contratantes.

Pergunte para o cliente o que ele está achando do serviço

Crie um cartão ou painel curto e simples do gênero “Como estamos indo?”

Pergunte, por exemplo, o cliente gosta ou não e quais mudanças acharia necessárias.

Para garantir o envio dessas informações tão importantes, facilite o modo de enviar o breve questionário, seja de forma eletrônica, por meio de uma caixa coletora ou até mesmo envelope com resposta pré-paga.

Finalmente, lembre-se que o eficaz e as boas práticas de visam manter o cliente e não apenas conquistá-lo.

Em negócios, o relacionamento é tudo! Ao estreitar seu relacionamento com o cliente você pode aumentar seu volume de com a carteira cativa, mas também em vários novos nichos de mercado.

A percepção de cada consumidor sobre a sua empresa irá determinar quão bem você administra seu escritório.

Faça simulações, contribua sempre para aumentar o dos seus clientes e isso não apenas deverá torná-lo cada vez mais fiel ao seu escritório contábil, como também mantê-lo alinhado à sua própria proposta de negócio.

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