6 dicas para ter sucesso no desenvolvimento de lideranças

6 dicas para ter sucesso no desenvolvimento de lideranças

Já dizia o pensador francês Pierre Bourdieu: o poder simbólico de cada área de conhecimento se transmite por intermédio da linguagem . É neste sentido que cada área desenvolve seu próprio linguajar, com seus termos próprios e até alguns “jargões”.

No entanto, sabe-se que para adotar uma postura de liderança, apenas o domínio de um poder simbólico corporativo não é o suficiente: é também fundamental dominar ações que destaquem esse profissional como alguém confiável e realmente capaz de inspirar a sua equipe.

Pensando nisso, separamos neste artigo 6 dicas para obtenção de no desenvolvimento de lideranças, o que pode ser aplicado, sobretudo, no universo dos escritórios de contabilidade.

Vamos conferir?

O que as pesquisas mais recentes do mundo corporativo estão dizendo sobre liderança?

Os bons líderes, sobretudo, devem ser profissionais capazes de inspirar os seus colaboradores, além de promover a capacitação de seus times. As mais recentes pesquisas que levam esse assunto em consideração apontam que:

• 91% dos líderes corporativos nem sempre conseguem estar integralmente aliados com os valores e visão da empresa, o que pode ser um problema (pesquisa da KPMG);
• Pesquisa da Delloite, por sua vez, reconheceu que entre os fatores mais críticos para obtenção de no universo corporativo estão desenvolvimento de lideranças (76%), de talentos (72%) e criação de uma corporativa forte (72%);
• Para a Pricewaterhouse Coopers, liderança e desenvolvimento de pessoas (88%) e espírito colaborativo (87%) são as mais relevantes competências para um profissional.

Desenvolver a liderança no ambiente de trabalho, no entanto, é uma tarefa que envolve muitos desafios. A seguir, confira algumas dicas para implementá-la em seu escritório de contabilidade.

Como obter no desenvolvimento de lideranças em 6 passos?

1. Trace um plano de feedback ou avaliação de desempenho

Avaliar periodicamente o desempenho dos profissionais que trabalham com você é uma forma de conhecer os pontos fracos e fortes de cada um, além de descobrir talentos (muitas vezes escondidos) e, inclusive, até remanejar profissionais para diferentes setores a partir dessa “investigação”.

Além do mais, é também uma forma de alinhar perspectivas e expectativas dos funcionários com os objetivos da empresa.

2. Crie um ambiente de trabalho positivo e inspirador

Outro passo muito importante no momento de desenvolver lideranças é criar um ambiente propício para isso – um ambiente leve, que valorize a qualidade de vida e o bem-estar, tanto do ponto de vista individual como coletivo.

Na medida em que o escritório vai crescendo, oferecer premiações e recompensas, assim como possibilidades de desenvolvimento dos profissionais (como educação continuada, por exemplo) também são fortes estratégias.

3.Valorize os funcionários pela obtenção de metas

Reconhecer publicamente, chamar a atenção no particular. Você já deve ter ouvido isso alguma vez ao longo da sua jornada com a temática de liderança, certo? E faz todo o sentido. Uma das mais eficientes atitudes para estimular o engajamento e pessoal é reconhecer publicamente um bom trabalho.

4. Dê tempo para o desenvolvimento de cada um

É injusto cobrar que todos cresçam no mesmo ritmo. Somos pessoas diferentes, com criações diferentes e formas adversas de enxergar o mundo. Sendo assim, o desempenho máximo da sua equipe só será uma realidade quando cada um for respeitado dentro das suas individualidades, com seus tempos e limites amplamente respeitados.

5. Estimule novos métodos de benefícios

A maioria das empresas ainda oferece os padrões: vale alimentação e refeição. E é fato que eles são fundamentais para a própria produtividade dos colaboradores. Mas já pensou em oferecer benefícios novos, diferentes, que realmente façam sentido com o perfil de colaboradores que você tem?

São algumas sugestões de benefícios diferentes e que podem ajudar a engajar sua equipe:

• Parcerias em academias e centros esportivos
• Descontos ou cursos em escolas de idiomas ou de educação continuada
• Cupons de restaurantes ou lojas no geral

6. Esteja em constante aprendizado

O líder que quer ter no desenvolvimento de lideranças em sua equipe deve, sobretudo, ser um bom exemplo. Dessa forma, é importante que ele invista em cursos e conhecimentos sobre e liderança, por exemplo. Além do mais, observar as demandas de suas equipes, investir em experiências e na prática de benchmarking também são estratégias que podem fazer a diferença.

E dentro da empresa, quais são os pilares mais importantes de desenvolvimento de liderança?

São pilares que a empresa, por sua vez, pode adotar para estimular um ambiente de desenvolvimento de lideranças:

• Relacionamento saudável: proporcionando um ambiente em que as pessoas desejam estar;
• Integridade: ética e honestidade são palavras-chave nesse quesito;
• Identificação de talentos: uma empresa bem alinhada nesse quesito raramente irá perder bons profissionais, alinhados com suas expectativas e valores;
• Visão de longo prazo: essa visão pode ser adquirida a partir de um bom estratégico;
• Sistema justo de benefícios e remuneração: com um plano equilibrado e bem atrativo, adequando sempre o salário e demais benefícios às responsabilidades do profissional.

Por fim… O que um bom líder deve (ou não) fazer?

São atitudes de bons líderes:

• Capacidade de mobilização da equipe para que atinjam, juntos, os resultados esperados;
• Promoção de atitudes que visem atender aos novos perfis de clientes e consumidores do mercado;
• Constante atualização com as transformações do mercado;
• Estímulo de atividades em equipe;
• Desenvolvimento de senso justo de prioridades.

Por outro lado, atitudes que devem ser evitadas:

• Perder o equilíbrio emocional;
• Criticar em público;
• Assumir obrigações que foram delegadas ao invés de ensiná-las e gerenciá-las;
• Ignorar problemas pessoas dos colaboradores;
• Esquecer-se das demais áreas da sua vida, como a pessoal, social e familiar;
• Viver e estimular metas inatingíveis.

Inovação, e liderança assertiva em escritórios de é com a gente!

Ao longo deste artigo você foi apresentado a 6 dicas para ter no desenvolvimento de lideranças em seu escritório contábil. Para ficar ainda mais por dentro desses e outros assuntos ligados a inovação, gestão, estratégia, tendências, e para escritórios de contabilidade, não hesite em acessar e se inscrever em nosso canal no YouTube.

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