A contratação de pessoas exige técnica, organização e paciência. Não é razoável que empresas cometam erros durante os processos de atração, recrutamento e seleção. Afinal, estamos lidando com pessoas e as expectativas são altas, nos dois lados.
Para as empresas, a responsabilidade de escolher o profissional mais qualificado é o ponto principal. Já para o candidato, ele espera conquistar a vaga e iniciar um bom relacionamento com a organização.
Neste artigo, mostraremos 6 erros recorrentes na contratação de pessoas. Continue a leitura e descubra como evitá-los trazendo benefícios para sua empresa contábil.
Importância do recrutamento e seleção nas empresas
Uma relação trabalhista começa no processo de recrutamento e seleção. Isso porque, trata-se do primeiro contato entre profissional e empresa para a realização de um trabalho conjunto.
Nesse sentido, contratações mal-executadas podem desequilibrar todo um sistema. O mesmo ocorre com colaboradores selecionados sem qualquer identificação com a cultura organizacional.
Por isso, antes de contratar, as empresas devem fazer um trabalho forte de atração, combinando ações entre gestão e RH, a fim de captar os melhores talentos.
Sem esse cuidado, fica difícil garantir que os valores do candidato estejam alinhados à cultura organizacional. O processo seletivo existe para evitar a contratação de profissionais que não se encaixam na estrutura do negócio ou que fiquem na empresa por pouco tempo.
Esses problemas geram desperdício de energia, tempo e dinheiro, afetando os resultados do RH. Isso ocorre também nas empresas de contabilidade, onde existem grandes responsabilidades a cumprir. Nelas, a seleção deve ser ainda mais detalhada e bem executada para ter colaboradores com os mesmos objetivos e valores.
6 erros que devem ser evitados
A contratação de pessoas é uma etapa tão importante que não pode ser negligenciada. Trata-se de escolher o candidato ideal para a vaga certa e qualquer passo mal dado pode custar caro. Para ter sucesso nessa empreitada, o escritório contábil deve evitar erros comuns, confira.
1. Selecionar pessoas apenas pelo currículo
O currículo continua sendo um instrumento indispensável para a apresentação de candidatos. Nas empresas, tudo começa com a triagem. Nesse processo, a gestão de pessoas decide quem segue adiante no processo e quem deve ser descartado naquele momento.
No entanto, um dos erros mais comuns é contratar apenas pelo currículo, ainda que pareça a solução mais fácil. Selecionar sem considerar o perfil comportamental do candidato será fatal para o processo. Por isso, empresas que contratam pelo currículo, acabam demitindo pelo comportamento.
O ideal, nesse caso, é investir em testes comportamentais. Eles são uma alternativa para alcançar resultados considerando características marcantes do candidato, conforme o perfil dominante.
2. Deixar de estruturar o processo de R&S
Esse erro pode ocorrer antes mesmo da triagem de currículos: não estruturar o processo de recrutamento e seleção. A falta de um roteiro pode atrapalhar até mesmo o recrutador mais experiente. Sem planejar detalhadamente todas as etapas, os problemas começam lá na atração de candidatos.
A solução é manter o foco para atrair candidatos qualificados e alinhados aos valores organizacionais. Muitas vezes, é melhor ter menos etapas nos processos para manter a coerência com a vaga. Faça propostas claras e inclua perguntas eliminatórias, sempre que possível.
3. Ignorar a cultura organizacional
A contratação de pessoas sem considerar a cultura organizacional é um dos erros mais comuns. Muitas empresas não se atêm sobre o modo de agir e pensar do candidato, selecionando profissionais sem fit cultural. Nessas situações, o colaborador pode desenvolver comportamentos opostos à filosofia do negócio.
Desse modo, o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados na empresa deve ficar claro para o candidato, já na divulgação da vaga.
4. Ter processos muito longos
Fazer o candidato passar por etapas desnecessárias é contraproducente, especialmente quando todo o processo de seleção leva muito tempo para dar respostas. Fases adicionais e até mesmo falta de retorno costumam afastar os melhores talentos.
Profissionais qualificados estão sempre na mira da concorrência e, caso sua empresa demore demais, perderá a oportunidade.
5. Deixar de utilizar a tecnologia
Atualmente, é inviável fazer triagem de currículos sem a tecnologia. Processos manuais são desgastantes, passíveis de erro e demorados. Sendo assim, deixar de usar a tecnologia a favor do RH é um erro a ser evitado.
A digitalização do RH e os softwares desenvolvidos para fazer recrutamento e seleção são uma realidade nas empresas. Com ajuda da tecnologia, a contratação de pessoas pode ser muito mais eficiente e ágil, mesmo diante de um grande volume de dados.
6. Não investir na experiência do candidato
A maneira como a empresa trata os candidatos durante o recrutamento e seleção reflete na imagem organizacional. A experiência negativa também prejudica futuros processos. Tenha em mente que o clima interno será percebido pelo candidato, ainda que o contato dele com a organização seja mínimo.
Desse modo, tratar bem os profissionais, investindo no employee experience, é quase um dever da gestão de pessoas. Ainda, processos transparentes, imparciais e acolhedores são uma vitrine para o seu negócio.
Benefícios da contratação bem-feita
O primeiro passo para ter sucesso na contratação de pessoas já foi dado: conhecer erros e saber como evitá-los. Ao contratar o profissional certo, o RH garante harmonia entre as equipes e evita prejuízos financeiros.
Lembre-se que aprender com os equívocos é muito mais positivo do que reparar danos mais adiante. Aproveite para qualificar o aprendizado conhecendo 10 dicas capazes de garantir a experiência dos candidatos nos processos seletivos.