7 benefícios do gerenciamento por objetivos

7 benefícios do gerenciamento por objetivos

Gestores estão sempre lidando com uma grande quantidade de informações e responsabilidades e, justamente por isso, buscando formas de gerência que permitam atingir resultados da forma mais eficiente possível, aproveitando os recursos disponíveis e reduzindo custos.

Nesse sentido, o gerenciamento por objetivos pode trazer uma abordagem interessante para escritórios de , permitindo uma mais eficiente.

O que é gerenciamento por objetivos?

Gerenciamento por objetivos ou por objetivos é o processo de estabelecimento de metas para gestores e funcionários em todos os níveis a serem cumpridos dentro de um período estipulado.

O gerenciamento por objetivos é uma forma de agilizar o plano de ação da força de trabalho e estabelecer seus papéis e responsabilidade. O conceito foi criado por Peter Drucker no livro “Practice of Management” (1954) e também é conhecido como Gerenciamento por resultados.

Mas em falar de objetivos e resultados, quais seriam os objetivos interessantes para gestores de ?

Os objetivos da gerencial

Todo gestor de contabilidade sabe que há quem veja o como um lugar que registra contas, rastreia ativos e despesas, gerencia folhas de pagamento e cuida dos documentos fiscais.

Entretanto, cada vez mais empresas abrem os olhos para a importância da contabilidade gerencial e o papel fundamental que ela desempenha na tomada de decisão.

Entre os principais objetivos de gestores de contabilidade, podemos apontar:
– Assistir no e Formulação de políticas futuras;
– Auxiliar na interpretação da informação financeira;
– Auxiliar no Controle de Desempenho;
– Auxiliar na organização;
– Auxiliar na solução de problemas estratégicos;
– Auxiliar na coordenação de operações;
– Ajudar na de funcionários;
– Fornecer informações atualizadas;
– Contribuir para a avaliação da eficiência das decisões tomadas.

Assistência no e formulação de políticas

O gestor auxilia empresas no de atividades do negócio uma vez que tem as informações necessárias para identificar o estado da empresa e decidir o que deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito para que sejam aproveitados os recursos disponíveis da melhor maneira possível.

Com essas informações, é possível ter algum nível de previsão, estabelecer metas e tomar decisões mais inteligentes, baseadas em fatos e que trazem melhores resultados.

Interpretação de informações financeiras

Contabilidade é um assunto que demanda conhecimento e competência. E, por isso, o papel da contabilidade não pode ser negligenciado sem que se corra um enorme risco. Sem esse trabalho, a pode não conseguir utilizar as informações contábeis em sua forma bruta por não conhecer técnicas contábeis.

Nesse sentido, contadores gerenciais podem apresentar informações de maneira mais simples, avaliando os cursos de ação disponíveis e orientando a tomada de decisões para os resultados desejados.

Controle de desempenho

Outro objetivo do é auxiliar no desempenho das organizações. Afinal, toda organização precisa ter atenção ao planejamento, ao disponível e à determinação de responsabilidade.

O gestor de contabilidade, nesse ponto, é essencial para controlar o desempenho dos centros de responsabilidade, corrigindo possíveis desvios e revisando orçamentos quando necessário.

Isso também é importante no sentido de identificar os pontos fracos da empresa e na tomada de decisões que corrijam esses pontos e contribuam para um desenvolvimento sustentável.

Organização

O gestor também auxilia na organização das empresas uma vez que recomenda o uso do visando atingir suas metas e objetivos. Tudo isso ajuda a racionalizar a estrutura organizacional.

Solução de problemas estratégicos

Através do monitoramento e estudo sistemático, é possível solucionar problemas estratégicos e até mesmo determinar o momento ideal para e novas . Através de dados contábeis, empresas podem identificar as melhores soluções disponíveis.

Coordenação de operações

Objetivo importante dos escritórios de contabilidade, ajudar na coordenação de atividades e integrar orçamentos é extremamente importante para que empresas tenham uma ideia baseada em dados de como esses estão se desenvolvendo.

de funcionários

Escritórios de contabilidade também querem ajudar seus clientes a motivar funcionários, uma vez que contadores estabelecem metas, planejam os cursos mais econômicos e eficientes de ação e medem o desempenho.

Informações atualizadas e tomada de decisão

Toda organização precisa de informações atualizadas para tomar as melhores decisões. Nesse sentido, é também objetivo dos escritórios de contabilidade comunicar informações atualizadas, administrando a comunicação de fatos financeiros às pessoas interessadas e autorizadas.

Avaliação da eficiência e eficácia das políticas

Como vimos até aqui, escritórios de contabilidade têm um papel fundamental na criação de políticas e no monitoramento dos . Assim sendo, outro objetivo tem ênfase na auditoria, avaliando a eficiência e a eficácia de políticas gerenciais.

Características do gerenciamento por objetivos

O gerenciamento por objetivos é dado pelos objetivos e a visão organizacional. Vimos até aqui que gestores de contabilidade precisam dar conta de uma série de simultâneos, auxiliando a alta a atingir os resultados almejados.

Mas como organizar esses objetivos?

Bem, podemos destacar alguns elementos importantes:

– Objetivos relacionados ao trabalho: contadores são informados sobre metas individuais, coletivas e as expectativas do gestor.
– Objetivos de crescimento: metas organizacionais de longo prazo e crescimento esperado em um período de tempo determinado.
– Objetivos relacionados a tarefas e projetos: aqui são esclarecidas as responsabilidades de cada indivíduo e suas funções.
– Metas: o trabalho é direcionado para atingir metas específicas da alta gestão.
– Valores: no gerenciamento por objetivos são considerados os valores organizacionais, a percepção, crenças e ética empresarial.
– Monitoramento e avaliação de desempenho: o gerenciamento por objetivos inclui a avaliação do desempenho, monitorando informações contábeis.

Observamos até aqui, o gerenciamento por objetivos se caracteriza não apenas por enquadrar as metas e objetivos de negócios, como também por otimizar recursos, orientar metas e identificar responsabilidades.

Tudo isso segundo uma abordagem sistêmica onde integra os esforços de cada indivíduo, da organização e de seus ambientes em uma única direção, o que torna esse modelo simples e abrangente.

Essa simplicidade faz com que seja fácil de aprender e de aplicar, podendo ser utilizada em operações do dia a dia.

7 benefícios do gerenciamento por objetivos

O gerenciamento por objetivos é uma abordagem estratégica que simplifica e agiliza processos, direcionando esforços para resultados desejados.

Veja a seguir 7 benefícios dessa abordagem:

1. Melhora o planejamento, ajudando a organização a definir o que deseja alcançar e como chegar a esses resultados.
2. Torna a gestão mais eficiente;
3. Esclarece as funções organizacionais, fornecendo metas e objetivos para cada funcionário e definindo seus papéis individuais e de grupo;
4. Aumenta o nível de compromisso, uma vez que todos têm conhecimento das metas e um de ação bem definido.
5. Facilita o controle, já que torna mais fácil revisar e controlar as atividades.
6. Possibilita melhor orientação e direção, uma vez que os gestores conseguem orientar seus subordinados sobre como aplicar seus esforços.
7. Coordena os esforços individuais para esforços de grupo, já que cada meta e objetivo individual estão alinhados às metas e objetivos da organização.

O gerenciamento por objetivos é uma forma de atingir melhor e mais rápido os resultados que a organização deseja. A abordagem é simples e prática, mas exige atenção na determinação de objetivos e metas adequados e claros.

Por outro lado, esse esforço vale a pena, visto que simplifica as operações do negócio, dá rumo aos colaboradores e à alta gestão, além de fornecer os parâmetros para avaliação de desempenho.