7 Dicas para você fazer as redes sociais alavancar seu escritório de contabilidade

7 Dicas para você fazer as redes sociais alavancar seu escritório de contabilidade

Cada vez mais as organizações investem em estratégias no meio digital, e com os escritórios de não haveria de ser diferente. O uso das redes sociais nas empresas contábeis dá a oportunidade de divulgar a marca e manter, com isso, uma interação maior com os clientes cativos e futuros.

É fato:  as redes sociais podem ajudar seu escritório a crescer. Isso é possível porque, ao fortalecer a sua imagem nesses canais, você se torna uma referência na área em que atua, uma lembrança óbvia sempre que alguém tiver uma nova demanda na área. Em suma, seu nome se posiciona no topo da mente dos clientes.

Com inserções planejadas e compartilhamentos gerados a partir delas, seu escritório se torna mais conhecido e, muitas vezes, o primeiro contato com um novo parceiro se dá dessa forma.

Ferramentas como e WhatsApp podem facilitar a troca de informações também no meio empresarial. Entretanto, ainda são muitas as empresas que ainda não utilizam de uma de comunicação de forma que desenvolva uma interação com seus clientes.

Mas como fazer bom uso das redes sociais na ? Como otimizar a nessa ferramenta, e tornar essas redes verdadeiras escadas para a ascensão do seu negócio? 

1. Crie uma conta corporativa

A comunicação com o cliente deve se dar a partir de um perfil corporativo, do escritório, e não seu.

Você pode ter clientes como amigos e seguidores em seu perfil pessoal, sem problema algum. Mas é preciso separar as coisas. Ter um perfil do escritório demonstra profissionalismo. E não esqueça de estender essa impressão às próprias postagens. Não use o espaço para nada que destoe do seu objetivo.

2. Esteja online

As redes sociais são uma via de mão dupla. Isso significa que o que você posta não acaba no momento do “enter”. O fluxo de comunicação é intenso a partir dali, com interações diversas pelos usuários.

Tenha especial atenção aos comentários, pois pega muito mal para o escritório haver perguntas, sugestões ou reclamações sem resposta. O usuário se sentirá ignorado e esse sentimento pode rapidamente contaminar a todos. Nesse caso, não será possível culpar aqueles que pensam que você está fazendo pouco caso dos clientes.

Mas ser respeitoso e dar a devida atenção aos seguidores na internet não significa passar 24 horas em frente ao computador. O ideal é reservar um momento do dia (a quantidade de interações é que determinará a duração) para isso. Uma opção é delegar a tarefa para outro profissional do escritório, de forma que não atrapalhe suas outras atividades.

3. Mensurar resultados 

Ao contrário das campanhas tradicionais em mídia offline (onde a mensuração é limitada), as redes sociais proporcionam a oportunidade de mensurar todas as suas campanhas. 

Ferramentas de para mídias sociais como Livebuzz, Seekr e Hootsuite, otimizam todo o trabalho de acompanhamento e mensuração dos resultados, mostrando não apenas números, como também o alcance qualitativo obtido pelo seu conteúdo por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários etc.

A que a empresa proporciona para o seu cliente se tornou tão importante quanto o serviço ou produto ofertado.

4. Aposte em conteúdo 

Muitos dos usuários nas redes sociais estão em busca de uma porque possuem questões a resolver. Esse é o seu momento de criar conteúdo esclarecedor e explicativo, para auxiliar o seu público nas possíveis dúvidas que possa ter. 

Produzindo com frequência, qualidade e sempre buscando ensinar, você acaba desenvolvendo conteúdo que conquista, torna você referência no segmento em que atua e aumenta as chances de fechar novos negócios.

Planeje semanalmente o que trabalhará nas redes sociais do , foque no seu público, nos problemas que eles enfrentam e procure levar informações esclarecedoras, a fim de tirar as dúvidas dos clientes e prospects.

Desperte a confiança nessas pessoas para que elas curtam sua página e acompanhem seus conteúdos. Isso pode resultar em fidelização e também na chegada de novos clientes.

5. Utilize o Whatsapp da empresa 

Hoje em dia todo mundo usa o WhatsApp, e certamente o aplicativo de mensagens instantâneas pode ter usos diversos por um . O WhatsApp oferece uma forma prática de atender demandas rápidas do cliente, como responder a questões pontuais. 

Outro bom uso da ferramenta é a troca de informações com colegas contadores por meio de grupos de discussão.

6. Invista no Instagram

Esta rede hoje possui cerca de 800 milhões de usuários e é a segunda mais utilizada pelos brasileiros, sejam empresas ou perfis pessoais. Ela tem um potencial de investimento alto, com um crescimento de 23% ao ano.

O uso corporativo do Instagram é novo, e essa rede é baseada muito mais em imagem do que em texto. Ou seja, a divulgação de fotos é o padrão, o que pode ser válido para interagir com aqueles que preferem esse tipo de abordagem.

Apesar de não ser muito usual entre os , o Instagram pode ser uma ótima maneira de desvincular o daquela imagem sisuda que ainda predomina no imaginário popular. 

Aposte na criatividade e mostre momentos descontraídos do seu escritório para contribuir na dessa imagem, que muitas vezes ainda prejudica as interações do segmento como um todo com outras áreas.

7. Invista em anúncios

Para ter relevância nas redes sociais é preciso investir em anúncios. O alcance orgânico das redes sociais é muito baixo e você precisa alcançar o máximo de pessoas interessadas no seu serviço. Assim, não abra mão de investir.

 O ideal nesse momento, para garantir uma ampla visibilidade, é criar campanhas de divulgação no com os chamados Ads.

Nesse modelo a empresa pode investir o quanto quiser e montar campanhas profissionais, com a possibilidade de gerar anúncios direcionados ao seu público específico e região de sua escolha.

Agora que você já sabe a importância de criar redes sociais corporativas, mãos à obra! E se a sua ainda não tem perfis nas redes sociais, considere criá-las para ontem, garantindo dessa forma os benefícios que elas podem trazer para os seus negócios.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments