7 motivos para utilizar o 9 box

7 motivos para utilizar o 9 box

Não há dúvidas de que há excelentes motivos para utilizar o 9 Box na de empresas, contudo, nem todo gestor entende que razões são essas ou, ao menos, compreendem o que é esse recurso.

Agora é a hora perfeita de conhecer um sistema que é muito fácil de ser usado, capaz de identificar informações valiosas e de contribuir significativamente em qualquer negócio.

Quer conhecer as razões para apostar no 9 Box? Continue acompanhando esse artigo com atenção. Boa leitura!

O que é o 9 Box?

Em primeiro lugar, é importante entender que o 9 Box é uma matriz de potencial e de desempenho. Essa ferramenta é bastante utilizada para avaliar performances, desenvolver liderança e sucessões.

Esse recurso é imprescindível para as pessoas que trabalham com gerenciamento de talento e estudam o clima das organizações.

O 9 Box foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os empreendedores a entenderem com clareza onde realizar investimentos no começo dos anos de 1970, porém, a sua função foi sendo aprimorada ao passar dos tempos.

Atualmente, o 9 Box é utilizado para atender outras demandas de um empreendimento, agora esse recurso é para ajudar no processo de avaliação e de efetiva dos colaboradores.

Já que é um sistema prático de ser realizado e não é necessário usar diferentes tipos de tecnologias ou softwares modernos, o 9 Box vem ganhando cada vez mais espaço.

Basta ter cuidado e atenção para que o recurso não seja mal-usado ou que resultados incorretos sejam proporcionados.

Veja quais são os motivos para apostar no 9 Box.

1. Todas as ações são bem definidas

Entenda que ao usar o 9 Box, o colaborador é direcionado para um quadrante que já possui uma ação determinada, ou seja, independente do cenário, o plano atribuído para o funcionário já foi elaborado após bastante estudo estratégico.

Além disso, todas as ações condizem perfeitamente com a da empresa.

Embora um único plano de ação precisa ser realizado, é bom contar com diversas ideias e entender o que deve ser feito em possíveis adversidades. Consequentemente, o responsável pela acaba adiantando qualquer problemática e faz com que muitas coisas sejam antecipadas.

Logo, é um excelente motivo para gerenciamento de empresas contar com o 9 Box.

2. Pode ser usado sem pagar nada

Não há dúvidas de que o 9 Box pode ser aplicado com a ajuda de um profissional, certamente, nesse caso é necessário pagar por uma quantia de dinheiro, contudo, nem sempre é preciso investir.

Sendo assim, não esqueça que esse é um recurso para usar de graça.

3. Permite realizar decisões com bom embasamento

Outro motivo para utilizar o 9 Box é que será possível tomar decisões com menos vieses e bem mais responsáveis, isso se dá, pois, esse recurso permite contar com visão direcionada e com ações elaboradas previamente.

Melhor dizendo, os gestores já terão falado com o colaborador, ele já tem conhecimento de quais são os pontos positivos e aquilo que ainda precisa ser melhorado. O plano de ação já terá sido indicado e então deixa de ser necessário agir no escuro, pois, existe a lucidez de qual é a situação.

É essencial compreender que qualquer decisão que necessita ser tomada é mais certeira, verdadeira e coesa com os estudos prévios e interações que deixam qualquer parte ciente de toda situação.

4. Promove diálogos consistentes

Não se esqueça de que utilizar o 9 Box para é muito mais do que o preenchimento do quadradinho do recurso, é ganhar material para diálogos de avaliação de desempenho.

É comum que o gestor não esteja bem preparado quando precisa discutir sobre o assunto, daí a ferramenta auxilia na condução dessa conversa, tornando-a bem mais produtiva, vantajosa e profissional.

5. Olhar particular

Ao usar o 9 Box, fica evidente que será realizado uma matriz para cada indivíduo e diversos planos de ação são traçados, já que cada pessoa possui seu próprio histórico com o empreendimento, logo, decisões precisam ser pensadas particularmente.

Sendo assim, todo colaborador precisa de olhar específico, seja da equipe de RH, seja de quem é responsável pela e esses devem ajudar no momento de decisões.

Não importa qual seja o caminho dado pelo 9 Box, o grupo de pessoas responsáveis deve estar sempre envolvido com as decisões que serão tomadas.

6. É excelente para ajudar perspectivas e parâmetros

É sempre indicado que qualquer análise de desempenho seja realizada após ser estipulado claramente e de forma consistente a performance e o potencial, no entanto, em diversos cenários, os parâmetros não existem.

Ao utilizar o 9 Box acaba sendo possível que discussões ajudem a abordar aquilo que o desempenho realmente significa e em diversas situações é o momento ideal para que o líder tenha conhecimento daquilo que o chefe espera.

7. Torna o employer branding mais forte

Quando o empreendimento se esforça em otimizar a forma de avaliação e de gerir pessoas, a instituição passa a ser bem olhada por todos os colaboradores, o que é excelente, certo?

Ao usar o 9 Box adequadamente, um dos resultados é a apresentação de apreço pelo colaborador. Entenda que é indispensável que o gestor desenvolva saídas para melhorar as situações baseando no histórico individual de cada sujeito.

Quando é proporcionado perspectivas novas ao time de profissionais, o problema não será meramente demonstrado. Em casos como esse, fica explícito a maturidade da empresa e o excelente employer branding.

8. Ideal para trabalhos em equipe

Ao utilizar o 9 Box também é possível contar com benefícios para trabalhos que são realizados em equipe, ainda que as informações reunidas sejam do desempenho de cada colaborador, o time todo é auxiliado.

É uma grande vantagem para a otimização de talentos, auxiliando a de informações de um grupo de pessoas.

Não faltam motivos para utilizar o 9 Box, certo? A de qualquer empresa pode melhorar a partir do momento em que uma ferramenta como essa é utilizada.

Gostou de conhecer os 8 motivos para utilizar o 9 Box? Agora é o momento ideal para conhecer mais sobre outros assuntos. Continue acompanhando o nosso blog!