A contabilidade do futuro e o foco no cliente

É impossível um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe - Aceleração contábil

As empresas estão mudando drasticamente, e é uma tendência de mercado muito mais que o foco no cliente, mas o foco no ser humano. Lembre-se que companhias são grupos de pessoas trabalhando com um objetivo em comum.

Ainda, o seu cliente precisa sentir que é compreendido e que terá os seus problemas resolvidos com uma solução única, exclusiva e definitiva. Quanto mais valor ela agrega, mais rara e desejada se torna.

A do também precisa compreender essa mudança de pensamento, para ter um alto nível na cultura organizacional de foco no cliente.

Neste conteúdo exclusivo compreenda o que isso significa e como a sua pode ser impactada por esse conceito.

O que é ter foco no cliente?

Muitas pessoas cometem o erro de acreditar que uma empresa, mesmo um escritório de contabilidade, não precisa crescer, vender mais ou conseguir mais contratos. Saiba que essa é, na verdade, uma premissa básica de qualquer negócio.

Se você não está vendendo mais a cada dia, está perdendo espaço e dinheiro. Tenha em mente que a cada dia o dinheiro vale menos. Na prática seus custos aumentam diariamente. Além disto, empresa sem investimentos fica obsoleta e perde competitividade, qualidade e colaboradores.

Para investir em processos, tecnologia e principalmente em pessoas, é fundamental que a empresa esteja capitalizada.

Então precisamos vender sempre mais para, no mínimo, manter uma rentabilidade adequada.

Entretanto, o objetivo empresarial é algo muito mais direcionado que isso. Vender e ter rentabilidade é como respirar e se alimentar. Mas nenhum ser humano diz que seu objetivo é respirar, certo?

O foco no cliente pode ser mais uma premissa adotada em busca de algo maior.

A maioria das empresas afirma que possui esse posicionamento. Porém, a maior parte delas não compreende o que isso significa em profundidade. Foco no cliente é mais do que um atendimento humanizado, mas uma criação profunda de relacionamento.

Foco no cliente é ter clareza de propósito! É compreender o motivo pelo qual sua empresa existe. Como ela faz a diferença na vida das pessoas. A causa que a marca defende.

A é um agente fundamental no de qualquer negócio, afinal, ela pode ajudar a transformar o de uma empresa e até mesmo de famílias. Então, é preciso pensar que uma construção de relacionamento promove maior confiança no profissional, de modo que as estratégias são implementadas com maior assertividade.

CAS e a do

O termo CAS vem ganhando cada vez mais destaque dentro dos escritórios de contabilidade. Na verdade, ganha o status de do , afinal, é o ato do relacionamento cliente-contador se tornar uma parceria, e não apenas com objetivo comercial.

O client accounting services (CAS) trata-se de um conjunto de estratégias em que o contador, além das atribuições tradicionais, entrega valor estratégico ao cliente. Em um mercado altamente competitivo, esse é o maior diferencial.

Em vez de apenas analisar os impostos a serem pagos e elaborar mecanismos de redução de custos, o CAS serve até mesmo para gerar receita ao negócio atendido, possuindo um caráter muito próximo de uma consultoria.

Afinal, o contador já trabalha com demonstrativo de resultados e o manejo de documentos fiscais da empresa. Assim, conhece em detalhes as necessidades do seu cliente, e tem a capacidade de identificar gargalos na produção observando esses indicadores financeiros.

Tecnologia como aliada

Não há como falar em do sem mencionar o papel essencial da tecnologia.

Atualmente é possível que empresas possuam um contador que está inteiramente integrado ao negócio, quase como uma presença física, porém de modo remoto. Com os avanços da computação na nuvem, as informações ficam disponíveis ao profissional independente da sua localização.

Essa liberdade promove uma maior agilidade na aquisição de dados. Dessa maneira a passa a ser integrada à rotina do cliente, respeitando algumas regras pré-estabelecidas.

As métricas são um direcionamento

O fundamental de compreender esse movimento de foco no cliente, é estar ciente de que a realidade vivida pelo consumidor tem um impacto significativo no modo como ele desempenha as suas funções

Dessa forma, é essencial ter em mente que a do irá criar uma relação profunda com os seus clientes. Esse relacionamento passa por conhecer os indicadores de resultados e pensar em estratégias para melhorá-los.

Hoje em dia os consumidores, tanto de produtos quanto serviços, não querem apenas o básico, mas algo que agregue mais valor.

Utilizando os conhecimentos do CAS, é possível entregar ao cliente muito mais do que a segurança fiscal e tributária, mas o tempo para se concentrar no objetivo principal do seu negócio.

A realidade é que muitos empresários e empreendedores não compreendem verdadeiramente os números e unidades típicos da contabilidade. Eles precisam não apenas de relatórios e planilhas, mas uma explicação que tangibilize os dados coletados.

Essa capacidade é o que diferencia os escritórios de contabilidade. Quando se tem a possibilidade de entregar estratégias e insights, você se torna não só indispensável para o cliente, como um parceiro com quem ele buscará contar sempre, e irá indicar para o seu círculo de contatos.

No entanto, essas métricas e dados empresariais precisam ser coletadas por sistemas integrados e que cruzem informações, investigando inconsistências e eliminando erros que podem ser altamente danosos para a marca.

Personalização da do

Imagine que precisa de um produto específico que nunca comprou antes. Com certeza irá procurar uma empresa que já conheça, ou alguém altamente especializado.

O foco em nichos específicos é uma ideia antiga do mercado, que promove um alto grau de confiança no cliente ao buscar uma prestação de serviços. Dessa maneira, personalizar os pacotes de atendimento é uma maneira de dividir o escritório em nichos, o que promove até mesmo uma maior produtividade.

O seu cliente do está buscando soluções feitas sob medida, capazes de atender exatamente os seus desejos e necessidades. Portanto, é preciso estar preparado para se diferenciar nesse ambiente altamente competitivo.

O CAS é uma forma de organizar a própria cultura da empresa para colocar o cliente no foco, em busca dos objetivos e metas, até mesmo como ferramenta para atingir o propósito maior da marca.

Essa é uma palavra-chave nesse contexto. O foco no cliente só é plenamente atingido, quando o propósito dele é colocado como guia nos serviços realizados e produtos oferecidos.

Essa combinação perfeita é o que, de fato, constitui a do .

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