A contabilidade do futuro e o foco no cliente

As empresas estรฃo mudando drasticamente, e รฉ uma tendรชncia de mercado muito mais que o foco no cliente, mas o foco no ser humano. Lembre-se que companhias sรฃo grupos de pessoas trabalhando com um objetivo em comum.

Ainda, o seu cliente precisa sentir que รฉ compreendido e que terรก os seus problemas resolvidos com uma soluรงรฃo รบnica, exclusiva e definitiva. Quanto mais valor ela agrega, mais rara e desejada se torna.

A contabilidade do futuro tambรฉm precisa compreender essa mudanรงa de pensamento, para ter um alto nรญvel na cultura organizacional de foco no cliente.

Neste conteรบdo exclusivo compreenda o que isso significa e como a sua contabilidade pode ser impactada por esse conceito.

O que รฉ ter foco no cliente?

Muitas pessoas cometem o erro de acreditar que uma empresa, mesmo um escritรณrio de contabilidade, nรฃo precisa crescer, vender mais ou conseguir mais contratos. Saiba que essa รฉ, na verdade, uma premissa bรกsica de qualquer negรณcio.

Se vocรช nรฃo estรก vendendo mais a cada dia, estรก perdendo espaรงo e dinheiro. Tenha em mente que a cada dia o dinheiro vale menos. Na prรกtica seus custos aumentam diariamente. Alรฉm disto, empresa sem investimentos fica obsoleta e perde competitividade, qualidade e colaboradores.

Para investir em processos, tecnologia e principalmente em pessoas, รฉ fundamental que a empresa esteja capitalizada.

Entรฃo precisamos vender sempre mais para, no mรญnimo, manter uma rentabilidade adequada.

Entretanto, o objetivo empresarial รฉ algo muito mais direcionado que isso. Vender e ter rentabilidade รฉ como respirar e se alimentar. Mas nenhum ser humano diz que seu objetivo รฉ respirar, certo?

O foco no cliente pode ser mais uma premissa adotada em busca de algo maior.

A maioria das empresas afirma que possui esse posicionamento. Porรฉm, a maior parte delas nรฃo compreende o que isso significa em profundidade. Foco no cliente รฉ mais do que um atendimento humanizado, mas uma criaรงรฃo profunda de relacionamento.

Foco no cliente รฉ ter clareza de propรณsito! ร‰ compreender o motivo pelo qual sua empresa existe. Como ela faz a diferenรงa na vida das pessoas. A causa que a marca defende.

A contabilidade รฉ um agente fundamental no sucesso de qualquer negรณcio, afinal, ela pode ajudar a transformar o futuro de uma empresa e atรฉ mesmo de famรญlias. Entรฃo, รฉ preciso pensar que uma construรงรฃo de relacionamento promove maior confianรงa no profissional, de modo que as estratรฉgias sรฃo implementadas com maior assertividade.

CAS e a contabilidade do futuro

O termo CAS vem ganhando cada vez mais destaque dentro dos escritรณrios de contabilidade. Na verdade, ganha o status de contabilidade do futuro, afinal, รฉ o ato do relacionamento cliente-contador se tornar uma parceria, e nรฃo apenas com objetivo comercial.

O client accounting services (CAS) trata-se de um conjunto de estratรฉgias em que o contador, alรฉm das atribuiรงรตes tradicionais, entrega valor estratรฉgico ao cliente. Em um mercado altamente competitivo, esse รฉ o maior diferencial.

Em vez de apenas analisar os impostos a serem pagos e elaborar mecanismos de reduรงรฃo de custos, o CAS serve atรฉ mesmo para gerar receita ao negรณcio atendido, possuindo um carรกter muito prรณximo de uma consultoria.

Afinal, o contador jรก trabalha com demonstrativo de resultados e o manejo de documentos fiscais da empresa. Assim, conhece em detalhes as necessidades do seu cliente, e tem a capacidade de identificar gargalos na produรงรฃo observando esses indicadores financeiros.

Tecnologia como aliada

Nรฃo hรก como falar em contabilidade do futuro sem mencionar o papel essencial da tecnologia.

Atualmente รฉ possรญvel que empresas possuam um contador que estรก inteiramente integrado ao negรณcio, quase como uma presenรงa fรญsica, porรฉm de modo remoto. Com os avanรงos da computaรงรฃo na nuvem, as informaรงรตes ficam disponรญveis ao profissional independente da sua localizaรงรฃo.

Essa liberdade promove uma maior agilidade na aquisiรงรฃo de dados. Dessa maneira a contabilidade passa a ser integrada ร  rotina do cliente, respeitando algumas regras prรฉ-estabelecidas.

As mรฉtricas sรฃo um direcionamento

O fundamental de compreender esse movimento de foco no cliente, รฉ estar ciente de que a realidade vivida pelo consumidor tem um impacto significativo no modo como ele desempenha as suas funรงรตes

Dessa forma, รฉ essencial ter em mente que a contabilidade do futuro irรก criar uma relaรงรฃo profunda com os seus clientes. Esse relacionamento passa por conhecer os indicadores de resultados e pensar em estratรฉgias para melhorรก-los.

Hoje em dia os consumidores, tanto de produtos quanto serviรงos, nรฃo querem apenas o bรกsico, mas algo que agregue mais valor.

Utilizando os conhecimentos do CAS, รฉ possรญvel entregar ao cliente muito mais do que a seguranรงa fiscal e tributรกria, mas o tempo para se concentrar no objetivo principal do seu negรณcio.

A realidade รฉ que muitos empresรกrios e empreendedores nรฃo compreendem verdadeiramente os nรบmeros e unidades tรญpicos da contabilidade. Eles precisam nรฃo apenas de relatรณrios e planilhas, mas uma explicaรงรฃo que tangibilize os dados coletados.

Essa capacidade รฉ o que diferencia os escritรณrios de contabilidade. Quando se tem a possibilidade de entregar estratรฉgias e insights, vocรช se torna nรฃo sรณ indispensรกvel para o cliente, como um parceiro com quem ele buscarรก contar sempre, e irรก indicar para o seu cรญrculo de contatos.

No entanto, essas mรฉtricas e dados empresariais precisam ser coletadas por sistemas integrados e que cruzem informaรงรตes, investigando inconsistรชncias e eliminando erros que podem ser altamente danosos para a marca.

Personalizaรงรฃo da contabilidade do futuro

Imagine que precisa de um produto especรญfico que nunca comprou antes. Com certeza irรก procurar uma empresa que jรก conheรงa, ou alguรฉm altamente especializado.

O foco em nichos especรญficos รฉ uma ideia antiga do mercado, que promove um alto grau de confianรงa no cliente ao buscar uma prestaรงรฃo de serviรงos. Dessa maneira, personalizar os pacotes de atendimento รฉ uma maneira de dividir o escritรณrio em nichos, o que promove atรฉ mesmo uma maior produtividade.

O seu cliente do futuro estรก buscando soluรงรตes feitas sob medida, capazes de atender exatamente os seus desejos e necessidades. Portanto, รฉ preciso estar preparado para se diferenciar nesse ambiente altamente competitivo.

O CAS รฉ uma forma de organizar a prรณpria cultura da empresa para colocar o cliente no foco, em busca dos objetivos e metas, atรฉ mesmo como ferramenta para atingir o propรณsito maior da marca.

Essa รฉ uma palavra-chave nesse contexto. O foco no cliente sรณ รฉ plenamente atingido, quando o propรณsito dele รฉ colocado como guia nos serviรงos realizados e produtos oferecidos.

Essa combinaรงรฃo perfeita รฉ o que, de fato, constitui a contabilidade do futuro.

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