Afinal, como estabelecer estratégias para inovação?

Não há tecnologia que possa ser “a resposta” para uma melhor experiência do cliente na ausência de uma estratégia e planejamento eficazes. Brad Cleveland

A inovação dentro de qualquer tipo de empreendimento tem sido um assunto recorrente e de grande importância. São vários os elementos e estratégias que compõem essa prática, e, portanto, é necessário entender o que ela pode oferecer e quais são mudanças que ela pode provocar.

É importante levar em consideração as operações dentro de uma estratégia de inovação, pois elas podem garantir resultados não somente imediatos, mas que sejam em longo prazo e possam transformar o empreendimento positivamente.

Com essa perspectiva é possível compreender que a inovação é uma prática necessária para a transformação das organizações, de modo que estas consigam desempenhar os seus processos e obter os resultados desejados.

Mas, apesar de ser tão importante para provocar mudanças necessárias e de valor, o processo de inovação pode não ser tão simples quanto parece. Ele requer alguns cuidados e estratégias bem traçadas para que os resultados sejam positivos.

Por isso, é importante definir alguns pontos para que este processo conte com uma conclusão transformadora e que possa agregar valor ao empreendimento. Entender como o processo e as suas estratégias funciona é o primeiro passo para isso.

O que é uma estratégia de inovação?

Para entender o processo, como ele funciona e o que pode resultar para um negócio é necessário compreender o que o termo abrange. A estratégia de inovação é um conjunto de recursos, processos e pessoas que viabilizam as ações desta natureza, sejam elas de longo ou de curto prazo.

Para que a estratégia de inovação seja funcional, é necessário que alguns elementos sejam destacados. Um ponto essencial, mostrado no artigo de Roberto Dias Duarte, é que o cliente deve estar no centro de tudo.

Desse modo, para criar uma estratégia positiva e que trará bons resultados devem-se priorizar os clientes e considerar tudo o que estes possam estar esperando dos produtos e serviços que serão ofertados.

Este também é um ponto importante, visto que mostra que o processo de inovação precisa ser expandido e entendido de uma forma ampla para que exista uma possibilidade de que este cresça de forma orgânica e sustentável, sem que haja um foco extremo somente em processos internos.

O processo de inovação, também destacado no artigo de Duarte, não é somente uma via para a criação de novos produtos e serviços, mas também é necessário que as ações contem com efeitos que farão com que estas ideias se transformem em receitas e lucros.

Fatores a se considerar para estabelecer estratégias de inovação

Com uma visão mais ampla dos objetivos e finalidades do processo de inovação dentro de uma organização, se torna mais fácil a compreensão dos fatores que precisam ser considerados para que haja a transformação buscada pelas ações contidas dentro dessas estratégias.

Para conseguir traçar boas estratégias, que resultarão em rendimentos para o empreendimento, o primeiro ponto a ser considerado são as bases que darão sustentação para os procedimentos de inovação.

Como destacado, os clientes, ou seja, as pessoas que serão beneficiadas pelos serviços precisam estar no centro dessa base. Isso acontece porque o movimento para o processo de inovação leva em consideração o que eles desejam.

Portanto, considerar o que os clientes esperam do empreendimento é uma base importantíssima para a construção das estratégias de inovação. Entender quem é este cliente-alvo, o que ele deseja e quais ações terão mais efeitos fará com que a ação seja muito mais eficiente.

Uma análise prévia dos clientes e do local onde os produtos e serviços serão comercializados é essencial para entender a cultura, os comportamentos e a forma como estes se comportam e o que eles esperam de determinados serviços.

Por isso, os principais fatores a serem considerados ao traçar uma estratégia de inovação são focados nos desejos dos clientes. Logo, os planos e as ações deve ser desenvolvidos para trazer os resultados esperados.

Outros fatores que devem ser considerados para buscar estratégias de inovação positivas podem se basear em três pontos distintos: recursos, processos e valores.

O primeiro destaca a respeito dos recursos que a empresa dispõe para as ações que deseja desempenhar. Dentro deste ponto podem estar vários aspectos do negócio, como as tecnologias, os equipamentos, as pessoas envolvidas, as marcas, as parcerias, a reputação, os produtos e outros.

No segundo ponto encontram-se os procedimentos e a capacidade que a empresa possui para executar o que deseja no seu plano de inovação. Por fim, os valores são destacados como os mecanismos de incentivo que guiarão as decisões a respeito de como os recursos serão usados.

Todos estes fatores permitem que seja feita uma análise ampla das capacidades da empresa, de forma objetiva, para que ela coloque em prática essas ações.

Como criar e estabelecer estratégias de inovação

A compreensão do que o termo abrange e os fatores que estão envolvidos no processo de inovação de um empreendimento já encaminham o empreendedor para o momento no qual serão criadas e estabelecidas as estratégias.

No processo de criação de uma estratégia de inovação, é preciso que sejam estabelecidos alguns aspectos, como onde o empreendedor deseja que seu negócio tenha efeito, quais são as metas que ele quer atingir e onde deseja chegar.

Como destacado no trabalho desenvolvido por Duarte para a Florida Christian University, é importante que o empreendedor esteja aberto a adotar diferentes formas de inovar nos seus negócios para que possa inserir ações distintas em busca dos resultados que deseja.

Para que isso seja feito, é preciso trabalhar com os principais pontos fortes do negócio, algo que deve ser levantado no processo de planejamento das estratégias. Nesse ponto será necessário para o empreendedor entender os aspectos de maior impacto do seu negócio.

Esse destaque deve ser feito para que as ações sejam desenvolvidas de acordo, frisando sempre os pontos fortes de ação da empresa. Assim, ela conseguirá aplicá-los no seu processo de inovação com a finalidade de entender o que o consumidor espera dos seus serviços e se seus pontos fortes estão nesse caminho.

Existem alguns pontos de partida que podem facilitar para que o processo de inovação seja iniciado, mas não existe uma estratégia definida a seguir seguida. Por isso, é importante que os empreendedores entendam a fundo as suas forças e compreendam os seus clientes-alvo.

É a partir destes dois pontos que eles poderão traçar estratégias de inovação válidas e que trarão bons resultados para o empreendimento. Cada mercado e empresa possui as suas particularidades e efeitos nos seus clientes. Por isso, é necessária uma avaliação cuidadosa.

Essa avaliação pode direcionar o empreendedor para o caminho que ele deve seguir para obter os resultados desejados. Desse modo, não há somente uma estratégia ou algo fixo para obter transformações provenientes da inovação.

Existem aspectos que podem ser abordados, adaptados e definidos de acordo com as estratégias. Eles funcionarão melhor para a empresa e conseguirão atingir os clientes. Portanto, estes pontos iniciais são uma forma de entender o que o processo de inovação pode resultar e como iniciá-lo da melhor forma.

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