As principais tendências e mudanças do mercado contábil para 2021

As principais tendências e mudanças do mercado contábil para 2021

É inegável que os avanços da trouxeram grandes mudanças no mundo e nas profissões, mas o ano de 2020 incrementou ainda mais essa equação.

A pandemia do coronavírus acelerou os de transformação e muitos mercados precisaram se adaptar rapidamente. O setor contábil, sem dúvida, é um deles e hoje muitos profissionais se preguntam sobre o .

Por isso, o tema deste artigo é justamente sobre as principais tendências e mudanças no mercado empresarial para o próximo ano, para que os profissionais possam se antecipar e se preparar para o que está por vir.

O modelo de atual vai acabar?

Hoje existem dois modelos de negócios no mercado da : no primeiro, o profissional se coloca apenas como alguém que atua na preparação de documentos e no cálculo de impostos. Como hoje já existem diversas ferramentas que automatizam esses cálculos e preparam automaticamente os documentos, não é difícil entender que em breve esse profissional não terá mais lugar no mercado.

Entretanto, o segundo modelo mostra profissionais que têm como foco o relacionamento e o desenvolvimento de . E nesse contexto, a passa a ser uma grande aliada. As empresas contarão cada vez mais com sistemas que facilitarão a execução dos e precisarão de profissionais para desvendar as ferramentas.

Os contadores do deverão se capacitar para entender mais sobre o cenário econômico, os negócios, o segmento de atuação de seus clientes, para, dessa forma, ajudar as empresas a tomarem decisões acertadas. A passará a ser o grande diferencial desses profissionais.

Os contadores terão um papel mais próximo de consultores de negócios no âmbito contábil do que de executores de cálculos. Além disso, as capacidades humanas, como a empatia e a comunicação, serão ainda mais essenciais.

Principais tendências e mudanças do para 2021

1. Profissionais Plurivalentes

Cada pessoa tem habilidades diferentes, o que se reflete nas áreas em que desenvolve mais facilidade ou aptidão. Isso é normal. Mas uma das principais tendências do é que cada vez mais os profissionais serão motivados e até exigidos a serem plurais.

O mercado, como um todo, busca profissionais que possam desempenhar bem diversas funções. A especialidade ainda é valorizada, mas é importante manter a mente aberta para outras possibilidades e aprendizados.

2. Desenvolvimento de soft skills

Também já foi muito falado sobre as soft skills, as habilidades e competências mais requisitadas no mercado do . E o mercado da não vai ser diferente.

Entre as principais habilidades, estarão a comunicação, a empatia, criatividade, liderança, inteligência emocional e a capacidade de resolução de problemas.

3. Presença digital

Cada vez mais o mundo está digital e os profissionais da contabilidade também precisam se adaptar, aderindo a esse modelo. É essencial estabelecer vínculo com o seu público e a melhor forma é através de uma presença digital consistente.

O precisa gerar valor para os clientes, auxiliando com conteúdos que demonstrem sua autoridade e que, além das atividades corriqueiras, esse profissional possa ajudar a empresa como consultor ou estrategista, aplicando sua visão analítica.

4. Terceirização de

Com o aumento da burocracia e da carga tributária, manter funcionários nas empresas está cada vez mais oneroso. Mas algumas funções não podem ser deixadas de lado, como é o caso da contabilidade.

A melhor solução para esses casos é a terceirização de serviços, prática também conhecida como outsourcing. Dessa forma, é possível delegar atividades contábeis e fiscais para um parceiro que já tenha conhecimentos sobre as novidades e tendências de mercado.

Essa é uma maneira de antecipar muitos anos de aprendizado e , permitindo que a empresa alcance padrões de mais rapidamente.

5. nos escritórios

Se antes da pandemia você achava que teria tempo para promover a digitalização no seu escritório com calma, agora não resta dúvida de que esse tempo não existe.

O já gerou muitas mudanças e elevou o Brasil ao nível de profissionalização de mercado.

O próximo passo, possivelmente, será a compra de pequenos escritórios por empresas maiores do ramo, criando grandes redes e também empresas boutique que são especializadas em determinados nichos ou tipos de clientes.

Os escritórios passarão a entregar conhecimento contábil e científico.

Como se preparar para o futuro?

Invista em e automação de processos

A automatização de processos proporciona o aumento de produtividade, de eficiência e reduz a incidência de erros e retrabalho. Com isso, você se tornará mais estratégico, com informações mais sólidas e, assim, conseguirá identificar soluções favoráveis para o cliente.

Nesse novo cenário pós-pandemia, também haverá menos empresas e escritórios de contabilidade, o que torna ainda mais importante o uso de ferramentas que aumentem a produtividade.

Mas é importante compreender quais são as soluções disponíveis e quais delas realmente ajudarão sua empresa a crescer, a atrair mais clientes e a gerar valor para os clientes atuais.

Mantenha-se atualizado sobre o

O mercado de trabalho, em todos os setores, tem se atualizado com muita velocidade e é preciso manter-se atento sobre as mudanças de tributação que deverão vigorar nos próximos anos.

É muito provável que haja mudanças e também que muitas empresas tenham uma preocupação maior em adequar sua contabilidade para evitar perdas financeiras.

Invista em consultoria

Oferecer serviços de consultoria exige mais conhecimento e novas habilidades. É preciso perceber seu cliente como um parceiro e estar sempre buscando formas de melhorar o negócio dele.

Um consultor contábil pode oferecer apoio na financeira, pode desenvolver relatórios de diagnósticos e desempenho, fazer o completo da empresa e ainda dar conselhos e recomendações pertinentes que ajudem na expansão do negócio.

Atuar como um consultor contábil também aumenta a autoridade do profissional, atraindo mais clientes e estabelecendo relações a longo prazo.

Como você pode ver, o mercado contábil está em plena e tudo acontece em ritmo acelerado. Então, os profissionais precisam acompanhar essa velocidade e se preparar, investindo no desenvolvimento de competências e habilidades requisitadas.

Quer saber mais sobre o mercado empresarial? Continue lendo os artigos do e saiba todas as novidades.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MDMCONTÁBIL
7 meses atrás

Exelente artigo. Ajuda bem a planejarmos nossas carreiras.