Como calcular o ROI e qual sua importância para empresas de contabilidade?

O empreendedor precisa primeiro gerar valor para os outros antes de colher frutos para si. Camila Farani

Como saber se os últimos investimentos do escritório de contabilidade realmente estão trazendo o ganho esperado? Para acompanhar de perto os resultados de cada processo e atividade do seu negócio, é essencial entender como calcular o ROI e o que é esse indicador de desempenho. 

Monitorar essa e outras métricas é uma forma de medir o sucesso do negócio e entender a fundo o que está funcionando ou não. Neste post, vamos explicar de forma prática o que é o ROI, como você pode calculá-lo e quais os benefícios de acompanhar de perto esses números. Tem interesse no assunto? Então, confira a leitura na íntegra. 

O que é o ROI?

ROI é a abreviação do termo “Return Over Investment”, que traduzido significa “Retorno Sobre Investimento”. Trata-se de um indicador gerencial que mostra qual o ganho financeiro da empresa em cada investimento realizado. 

Acompanhar essa métrica ajuda o escritório de contabilidade a ter uma maior percepção sobre os investimentos realizados, entendendo quais ações estão trazendo o resultado esperado e quais não estão funcionando e precisam ser revistas. 

A ROI e a gestão de pessoas

O ROI é uma métrica aplicável em qualquer área de uma empresa, inclusive, na gestão de pessoas. Quando aplicada no RH, é possível entender o retorno de investimentos em atividades específicas, como os processos de recrutamento e seleção ou treinamento e desenvolvimento. 

Vale destacar que o desempenho dos colaboradores também afeta diretamente o retorno dos investimentos. Dessa forma, um time motivado, engajado e produtivo pode fazer toda a diferença nos resultados obtidos pela empresa. 

Ter esses números à mão é fundamental para entender não só a eficiência dos processos internos e o desempenho do time e dos colaboradores individualmente, mas também para mostrar resultados concretos sobre as ações do setor para a diretoria, conseguindo mais protagonismo dentro da organização. 

Como calcular o ROI? 

O cálculo do ROI é bastante simples, basta que você subtraia o custo do investimento do lucro gerado e, em seguida, divida o resultado pelo custo. 

Assim:

ROI = Receita – Custo

       ___________________

                   Custo

Se o resultado obtido foi 3, por exemplo, é possível entender que o retorno do investimento foi de 3 vezes o valor gasto. Para transformar o número em um percentual, é preciso multiplicar o resultado final por 100. Nesse exemplo, o ROI seria de 300%.

Quais os benefícios de calcular e monitorar o ROI na contabilidade?

Agora, você já sabe como calcular o ROI de forma simples, mas, afinal, é realmente necessário acompanhar esse indicador? A resposta é sim! 

A seguir, vamos explicar melhor os benefícios de monitorar essa métrica tão importante para o escritório de contabilidade.

Permite um posicionamento mais estratégico

O cálculo do ROI ajuda o contador a colocar seus planos de forma estratégica, priorizando os investimentos que realmente dão retorno. Assim, é possível identificar as atividades que dão mais resultados para a empresa e aquelas que são apenas “dinheiro jogado fora”. 

Oferece embasamento para a tomada de decisões

Entender quais processos são mais rentáveis é fundamental para embasar a tomada de decisões, seja na gestão de pessoas, no marketing ou na prospecção de clientes. Com histórico dos indicadores de desempenho de processos anteriores, fica mais fácil planejar os próximos passos sem medo de gastar recursos onde não há retorno. 

Ajuda a mensurar os lucros

O cálculo do ROI ajuda o contador a mensurar a lucratividade de cada processo, para saber exatamente o que está funcionando. Dessa forma, é possível identificar onde está havendo desperdício de recursos, para realizar mudanças e proporcionar mais lucratividade ao negócio. 

Fortalece a cultura organizacional

Pode parecer que não existe muita relação entre o ROI e a cultura organizacional, mas esses dois fatores estão, sim, interligados. Quando você consegue mensurar a lucratividade de cada decisão tomada na empresa, é possível direcionar melhor todas as atividades para um mesmo objetivo. 

Assim, a organização pode manter o foco nos resultados e não apenas em pequenas realizações pessoais, trazendo um olhar mais analítico e imparcial para a tomada de decisões. 

Permite acompanhar a evolução da empresa

Monitorar o ROI também ajuda o escritório de contabilidade a entender o crescimento da empresa ao longo do tempo e quanto de retorno o negócio, como um todo, gera. Esse tipo de informação é importante para planejamentos de expansões ou abertura de filiais, por exemplo. 

Garante resultados duradouros 

É importante frisar que o acompanhamento desse indicador deve ser constante e se tornar um hábito. Com isso, é possível garantir boas decisões, evitando investimentos malfeitos e desperdícios. Quando o monitoramento é realizado continuamente, a empresa garante resultados muito mais duradouros. 

Concluindo, o retorno sobre investimento é um indicador de desempenho extremamente importante para qualquer negócio, incluindo as empresas contábeis. Isso porque, ele mostra quanto cada investimento gerou de receita e orienta a tomada de decisões para direções mais lucrativas. 

Portanto, é essencial saber como calcular o ROI na contabilidade e transformar o monitoramento dessa métrica em um hábito constante. 

Quer entender melhor a relação entre ROI e gestão de pessoas e como calcular essa métrica nas ações do RH? Baixe o e-book gratuito.