Como criar uma estratégia de treinamento e desenvolvimento de talentos na sua empresa

O bom de aprender é que ninguém pode tirar isso de você. B.B. King

Quem está à frente de uma empresa de pequeno e médio porte sabe o quanto é difícil encontrar profissionais qualificados para determinados cargos. 

Diante disso, o investimento em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores se torna uma importante estratégia de crescimento e fortalecimento do negócio.

Neste artigo, entenda o que é treinamento e desenvolvimento e qual a importância de investir em programas dessa natureza. Veja também tipos de treinamentos e como calcular o ROI desse tipo de iniciativa.

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Treinamento e desenvolvimento (T&D) é um conjunto de ações promovidas pelo RH com a finalidade de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores e lideranças tanto no curto quanto no longo prazo. 

Elas devem ser planejadas de forma a proporcionar a evolução de cada profissional de acordo com as necessidades do negócio como um todo, em uma relação na qual todos os envolvidos são beneficiados. 

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?

Apesar de complementares, os conceitos de treinamento e de desenvolvimento são um pouco distintos. Enquanto os treinamentos são ações mais pontuais, focadas no curto prazo e em demandas específicas, o desenvolvimento é algo mais amplo e longínquo.

Dessa forma, o desenvolvimento de um colaborador pode ser composto por diferentes tipos de treinamentos, na medida em que forem sendo identificadas cada demanda. 

Importância do treinamento e desenvolvimento de talentos

A criação de um plano anual de treinamento e desenvolvimento é fundamental para manter a evolução constante da empresa. 

É por meio desse documento que o RH consegue alinhar os objetivos traçados no com a capacidade de cumprimento dos times

Além disso, sempre que houver uma mudança a nível macro, todo o planejamento pode ser revisado, possibilitando uma adaptação mais rápida e eficaz.

Quais os tipos de treinamento e desenvolvimento para aplicar na sua empresa? 

As ações de treinamento e desenvolvimento podem ser divididas em duas frentes principais: 

  • Soft skills – são as habilidades comportamentais de cada pessoa, essenciais para manter um bom clima e fortalecimento da cultura organizacional;
  • Hard skills – são as habilidades técnicas, relacionadas ao cotidiano dos profissionais. Elas contribuem para o aprendizado de novas metodologias e tecnologias que agilizam e aumentam a qualidade das entregas.

 O ideal é que o RH saiba como desenvolver treinamentos para colaboradores que atendam essas duas frentes no longo prazo.

Como calcular o retorno sobre o investimento no desenvolvimento de pessoas?

Um erro muito comum em empresas menores, como escritórios de contabilidade, é pensar que T&D seja um gasto. Na verdade, trata-se de um investimento, com retorno que pode e deve ser medido

Para calcular o ROI é simples! A fórmula é a seguinte:

  • ROI = (lucro – custo) / custo

O custo envolve todos os valores aplicados para a realização das ações e o lucro pode ser obtido por meio da diferença entre o faturamento da empresa antes e depois da realização das ações. Outros indicadores também devem ser acompanhados para evidenciar os ganhos qualitativos das iniciativas.

Como vimos, a área de treinamento e desenvolvimento tem muitos benefícios a oferecer para empresas de contabilidade. O investimento nesse tipo de ação pode fazer toda a diferença na disputa de mercado, na qualidade dos serviços prestados e na conquista de novos clientes.

Se você gostou deste artigo e quer desenvolver seus colaboradores de uma forma eficiente e planejada, baixe gratuitamente a Ferramenta de PDI da Sólides.