Comunicação corporativa: Pandemia deve deixar importante legado

Ao contrário da cultura de anos atrás, quando em momentos de crise eram sinônimo de cortes drásticos nas áreas de comunicação e marketing, primeiros a ter sua importância como investimento questionada nessas horas, a situação em que estamos mostra um quadro bem diferente.

Mais de um ano depois de instaurada, a crise sanitária é um processo cujo desfecho ninguém sabe ao certo, assim como de que forma será o chamada day after dessa quebra maciça de paradigmas que todos estamos assistindo.

Uma coisa é certa, os públicos interno e externo precisam perceber que em nenhum momento dessa hecatombe você deixou de pensar neles, algo certamente a ser retribuído por ambos em relação à sua marca e ao seu crachá, quando tudo isso passar.

Apesar das peculiaridades dos diferentes segmentos, cada qual com formas igualmente distintas de se comunicar com o mercado e os seus colaboradores, separei alguns pontos que um escritório de contabilidade pode ter em mente neste momento tão crucial, mas olhando lá na frente.

1. Sua estratégia de comunicação atende o cliente?

Há vários motivos para adaptar sua estratégia de comunicação durante o isolamento social, e uma delas é prestar atendimento de qualidade para quem mais importa: sua majestade o cliente.

A tecnologia, como sabemos, muda a forma de se consumir e procurar respostas, e diante de um panorama instável como este, não cabe prosseguir com um planejamento engessado.

É hora, isso sim, de calibrar ao máximo o feeling, e solucionar o que o seu cliente realmente precisa.

Por isso, invista mais do que nunca em atendimento pelas redes sociais, lembrando-se sempre que mais importante do que estar presente na web é fazer parte do dia a dia da clientela que dela também participa.

Em outras palavras, não se canse de mostrar como seu escritório de contabilidade pode ser útil, haja o que houver.

Isto pode se exprimir por meio de atitudes simples como o envio de uma seleção diária de notícias publicadas pela imprensa sobre os temas mais importantes do momento, bem como novidades específicas dos setores contábil, tributário e de gestão, por exemplo.

Há algum serviço que pode ser adaptado para a web?

O que sua empresa pode fazer para tornar mais democrático o acesso a determinada demanda? 

Ao refletir também sobre questões assim, você estará adaptando não só a comunicação, mas também – e principalmente – melhorando a experiência do mercado ao procurar o seu negócio.

2. Mantenha-se próximo, apesar da distância física

Voltando agora ao pessoal de casa, o home office naturalmente distancia as equipes, até mesmo as mais acostumadas com as ferramentas online.

Mas a comunicação muitas vezes precisa ir além das rotinas de trabalho, derivando para a troca descompromissada de ideias, bate-papos e até desabafos, tendo em vista a suspensão involuntária imposta ao sempre mágico “momento do cafezinho”.

Suprir tal ausência, e de outros verdadeiros rituais do igualmente na berlinda “horário comercial”, é tarefa para as rodas de fala e escuta, mesmo que elas sejam viáveis no máximo uma ou duas vezes por semana.

Objetivo:  favorecer o alinhamento do time, assim como as sempre bem-vindas descontração e empatia, deixando nessas horas o lado pessoal em primeiríssimo lugar.

3. Redes sociais corporativas

Bem usadas, as redes sociais corporativas podem fazem um trabalho primoroso na hora de manter os colaboradores conectados.

Inspiradas em sites de relacionamento com recursos de compartilhamento e troca de informações entre os profissionais, elas são uma solução prática para empresas que têm várias sedes em lugares diferentes e, consequentemente, profissionais trabalhando a distância, seja ou não home office.

Nas plataformas do gênero, compartilham-se novidades da organização, normas, procedimentos e regulamentos, mas também existe a possibilidade de usá-la como mais um ponto de contato entre as equipes.

Um número crescente de empresas tem recorrido a este expediente, não só para obter a meta inicial deste tipo de sistema, que era conectar pessoas para tornar o trabalho mais simples e produtivo.

Aos poucos, porém, foi evoluindo naturalmente para a manutenção de um clima de mais união e companheirismo, certamente   tão significativo quanto a eficiência das práticas e processos funcionais.

Neste momento de isolamento, tais redes tem ido além, ao contribuir de forma decisiva para que as equipes permaneçam conectadas com as decisões estratégicas do negócio, mesmo a distância.

4. Intranet

Abasteça seus colaboradores com conteúdos relacionados à empresa e seus negócios. Traga também temas sobre a pandemia, além de novidades, dicas de lazer em casa com a família e, claro, pautas sobre saúde.

5. Eventos

Palestras online, happy hours, town halls são muito importantes para manter o colaborador motivado. Os assuntos desses eventos podem ser variados, como saúde mental, segurança e ergonomia, já que quase sempre as condições gerais das moradias nem sempre são as melhores para o manejo de monitores, teclados etc.

6. Planejamento, a chave de tudo

Sempre é bom abrir parêntesis para relembrar providências básicas quando parte ou a totalidade do time precisa trabalhar em casa.

Afinal, o ambiente doméstico exige comprometimento redobrado, por estar repleto de bons motivos para tirar o trabalho do foco das pessoas, em meio a campainhas, choros, latidos, conversas paralelas e afins.

Embora muita gente até renda mais desta forma, a busca por uma produtividade maior do colaborador e a justa contrapartida da empresa ao reconhecê-la, requerem planejamentos muito além de relatórios dando conta das tarefas desempenhadas a cada dia. 

O ideal é cada profissional ter como parâmetro um planejamento mensal ou semanal das atividades que precisa realizar. Ele será cobrado por isso durante e no fim do ciclo, cabendo ao gestor identificar resultados e o cumprimento dos cronogramas.

Conclusão

Fica aqui a sugestão de outra lição de casa importante:  quando a pandemia do novo coronavírus acabar, aproveite toda essa experiência para manter uma comunicação eficaz e inovadora, tendo em vista que colaboradores comprometidos e engajados serão tão imprescindíveis na retomada dos negócios quanto a própria clientela.