Comunicação interna para escritórios contábeis: a importância dessa estratégia para manter seus colaboradores engajados

Comunicação interna para escritórios contábeis: a importância dessa estratégia para manter seus colaboradores engajados

Comunicação interna para escritórios contábeis: a importância dessa estratégia para manter seus colaboradores engajados

Atualmente, para manter uma empresa no topo, é preciso pensar em diversos fatores. Já não basta atingir determinado número em vendas ou ter um número determinado de clientes. A satisfação dos colaboradores pode ser o segredo para o sucesso. E você? Já pensou como deve ser a comunicação interna para escritórios contábeis?

Pode parecer um simples detalhe, mas a forma como a comunicação é feita pode impactar e muito na imagem que o profissional cria da empresa.

Ter uma plataforma para dialogar com as pessoas, manter as informações atualizadas e ter clareza na comunicação adotada com o público interno são algumas das orientações que devem ser seguidas para manter o engajamento de toda a equipe.

Quer saber mais sobre a comunicação interna para escritórios contábeis? Fique no texto, leia até o final e confira todas as dicas!

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é o processo utilizado para que as instituições deixem claro aos colaboradores como está a empresa, como serão realizadas possíveis mudanças e até mesmo como foi o rendimento da equipe nos últimos anos.

Não há uma regra do que deve ou não ser comunicado, mas existem algumas informações que devem estar claras quando o assunto é comunicação interna.

Você pode utilizar esse processo para:

  • Comunicar mudanças nos setores;
  • Comunicar alterações organizacionais;
  • Divulgar o prêmio de equipe destaque;
  • Divulgar ações de endomarketing;
  • Celebrar a chegada de um novo cliente;
  • Divulgar informações importantes, como ramais e e-mails de uso comum;
  • Publicar cursos e aulas que serão oferecidas aos colaboradores;

Algumas empresas ainda utilizam a comunicação interna para divulgar os balanços mensais ou semestrais, além de aproveitar para dar um espaço para que os colaboradores coloquem as opiniões sobre diversos assuntos da empresa.

É claro que a escolha do que deve ou não ser divulgado pela comunicação interna vai variar de empresa para empresa.

Existem instituições que estão mais abertas para receber e avaliar a opinião de colaboradores, enquanto outras ainda não conseguem compreender como é importante pensar no engajamento de toda a equipe.

Quais canais devo utilizar para a comunicação interna?

Essa é outra dúvida muito presente para quem está pensando em implementar a comunicação interna para escritórios contábeis.

Antes de decidir criar inúmeros formatos de comunicação, em muitos meios, é importante saber como o seu colaborador deseja ser informado.

Um dos erros principais na hora de realizar o planejamento de comunicação interna para escritórios contábeis, é que muitos esquecem de pedir a participação dos colaboradores durante a criação.

Sendo assim, esses especialistas acabam definindo canais e formatos de comunicação equivocados, que não vão atender às necessidades das demais pessoas.

Confira alguns meios de comunicação que pode ser utilizado na sua empresa:

  • Intranet;
  • Jornal impresso;
  • Radiojornal;
  • TV corporativa;
  • Newsletter;
  • Mural de notícias;
  • Rede social corporativa.

Então, antes de pensar quais serão os canais escolhidos, convide todos os colaboradores para participarem de uma pesquisa.

Pergunte quais são as formas de consumo de conteúdo que aquelas pessoas utilizam – internet, TV, rádio, jornal impresso – e qual é a forma que eles desejam ser informados dentro da empresa.

Com esses dados, avalie qual será o melhor canal, ou seja, qual será capaz de atingir o número mais alto de pessoas.

Se possível, escolha os dois canais mais populares e invista em um serviço especializado para produzir os conteúdos que os seus colaboradores precisam.

Conhecendo o público, fica mais fácil descobrir a forma correta de vender as informações e de manter o engajamento da equipe.

E quais são os benefícios de investir em uma comunicação interna para escritórios contábeis?

Pode parecer que não, mas a comunicação interna pode agregar diversos benefícios ao seu negócio.

Além de manter uma comunicação direcionada aos colaboradores, a comunicação interna também pode trabalhar muito bem com a equipe de marketing, divulgando histórias e informações internas para o público externo.

Confira a lista com alguns benefícios que começam a surgir depois que você opta pela comunicação interna para escritórios contábeis:

  • Clareza;
  • Proximidade entre a equipe;
  • Melhora no ambiente organizacional;
  • Espaço aberto para conversar com todos os colaboradores.

Acredite: ninguém gosta de estar em uma empresa em que as notícias chegam de maneira distorcida para os colaboradores.

Muitas instituições acabam deixando de pensar em maneiras de transmitir informações para as pessoas, e acabam cometendo um erro gigantesco!

Pode parecer que esse erro é inofensivo e não vai mudar nada, mas esse é um dos detalhes que contribui para que o seu colaborador resolva deixar a sua empresa.

As pessoas gostam de receber informação, seja para avisar que o escritório ganhou um novo cliente ou para avisar a modificação de um processo realizado por todos.

Independente do tema, a comunicação interna para escritórios contábeis existe para deixar essas informações mais claras e palpáveis a todos.

Quer ler mais artigos como esse sobre processos? Fique de olho no nosso blog e saiba mais!

Com um canal definido é possível manter o diálogo e a clareza com as pessoas que estão com você todos os dias. Assim fica fácil manter todo mundo informado, não é mesmo?

Escute opiniões

Esse é outro ponto de extrema importância para assegurar a comunicação interna para escritórios contábeis.

Seja capaz de ouvir a opinião e o feedback dos colaboradores sobre o novo processo! É natural as dúvidas, reclamações e até mesmo sugestões de como essa comunicação deve ser feita. E está tudo bem!

É fundamental que esse processo seja eficiente para quem está do outro lado, portanto, apenas eles saberão apontar o que pode ou não melhorar.

Marque reuniões mensais com toda a equipe para saber o que as pessoas estão achando, se todos estão recebendo as informações e como está sendo esse processo.

Antes das conversas, tente sempre ter em mãos os dados de acesso e eficácia da comunicação interna.

Eles fazem parte disso!

Para que a comunicação interna para escritórios contábeis dê resultado, é fundamental que todas as pessoas que estão no escritório se sintam parte do processo.

Só assim será possível ter a opinião de todos e realizar as melhores para que essa nova forma de comunicar seja a melhor para todos.

O papel de convidar os demais para fazer parte do processo deve ser uma obrigação de todos. Só assim será possível perceber as mudanças no clima organizacional e até mesmo a queda nos pedidos de demissão.