Conheça 5 benefícios do perfil comportamental na área de contabilidade

Você deve fazer as coisas que você acha que não consegue fazer. Eleanor Roosevelt

Conhecer o perfil comportamental na área contábil é necessário? Como ou da área, certamente, essa pergunta já passou pela sua cabeça em algum momento. Embora as habilidades matemáticas sejam indispensáveis, determinadas competências comportamentais tornam o profissional mais completo e competitivo.  

Entre elas, capacidade de análise e processamento de dados, organização, dinamismo, proatividade e responsabilidade. Por isso, é fundamental conhecer o conceito de perfil comportamental, saber identificar características e quais benefícios eles oferecem. 

Continue a leitura para compreender o assunto, descubra como fazer mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores, extrair o melhor de cada um e prosperar com seu negócio. 

Qual o conceito de perfil comportamental e para que serve?

Definimos perfil comportamental como o conjunto de habilidades e competências de um indivíduo, ou seja, a maneira como ele se comporta. Para definir um perfil, a de pessoas faz um mapeamento para entender e se aprofundar em posturas e reações diante de situações de pressão ou estímulos externos. 

Pelo perfil comportamental, é possível detectar aptidões, descobrir gatilhos que contribuem para motivar o colaborador ou que afetem o engajamento. Em geral, a análise de perfil auxilia as lideranças a tomarem decisões mais estratégicas e eficientes. 

Quais os tipos de perfis comportamentais e seus benefícios?

Existem 4 tipos de perfis comportamentais: executor, analista, comunicador e planejador. No entanto, por se tratar de questões comportamentais, há várias combinações possíveis em que predominam diferentes características. Confira as características de cada perfil.

Executores

São otimistas e dinâmicos, comportam-se como líderes natos e não têm medo de assumir riscos. Enfrentar desafios tampouco é um problema para eles, já que são trabalhadores com muita disposição física, reconhecidos pela determinação e perseverança. Os executores são competitivos e focados em resultados. 

Analistas

Preocupados e rígidos, os analistas são calmos e têm comportamento discreto. Costumam ser calados e retraídos, conservando certo pessimismo. Ainda, são pessoas sensíveis e ligadas às artes. Além disso, atuam com agilidade, inteligência e intelectualidade aguçada, gostam de tarefas detalhadas ou que exigem improvisação. 

Comunicadores

Esse perfil é extrovertido, falante e bastante ativo, logo, detestam ambientes monótonos. Apesar disso, conseguem adaptar-se facilmente. Ainda, pelas habilidades de comunicação, costumam trocar de assunto com rapidez. Ademais, são autônomos e gostam do contato interpessoal em ambientes harmônicos, trabalhando em equipe. 

Planejadores

Costumam ser calmos e cuidadosos, além de terem autocontrole. Os planejadores apreciam a rotina, gostam de seguir regras e desfrutam o trabalho ao lado de pessoas ativas e dinâmicas. Além disso, são flexíveis e disciplinados, de personalidade introvertida, são pacientes, passivos e observadores. 

Quais os principais benefícios do mapeamento comportamental na contabilidade?

O perfil comportamental é uma ferramenta indispensável para empresas que desejam identificar as competências e habilidades para colocar a pessoa certa no lugar certo. A análise permite diagnosticar aptidões e maneiras de reagir diante de determinadas situações. 

Conheça as principais vantagens de conhecer o perfil comportamental dos colaboradores.

1. e engajamento

Para conquistar engajamento, a de pessoas costuma oferecer programas de benefícios, sendo que eles nem sempre envolvem remunerações financeiras. Conhecendo o perfil comportamental dos funcionários, a empresa pode personalizar as recompensas. 

Nesse sentido, os planejadores sentem-se motivados em empresas onde podem fazer consultas e buscar referências. Já os comunicadores podem não se adaptar ao trabalho remoto, perdendo a porque preferem trabalhar em equipe. 

2. Desenvolvimento e

Desenvolver pessoas é um fator decisivo para a longevidade e dos negócios. Além disso, profissionais qualificados e equipes de alta performance representam diferenciais competitivos em um mercado cada vez mais exigente. 

Assim, investir em programas de baseados nos perfis comportamentais surte mais efeito. Isso porque, o conhecimento será personalizado e direcionado, resolvendo lacunas e aperfeiçoando características que o profissional já tem. 

3. organizacional

O grande desafio dos recrutadores é selecionar candidatos capacitados e alinhados à organizacional. Desse modo, contratar apenas pelo currículo, sem considerar características que estão além do conhecimento técnico é um erro.

O mapeamento do perfil comportamental funciona como um guia para facilitar a seleção de profissionais. Com a organizacional traduzida em valores e competências, fica mais fácil encontrar o profissional que se encaixe à vaga. 

4. Autoconhecimento

Entre os benefícios do perfil comportamental mapeado, está a possibilidade de desenvolver o autoconhecimento. Quando um indivíduo identifica os principais traços da sua personalidade, ele consegue se entender mais facilmente, corrigir falhas e melhorar a performance.

Designar um analista para tarefas que exijam comportamentos ousados e extrovertidos é um erro. Isso porque, ele é naturalmente mais retraído. Portanto, quando a de pessoas e o profissional têm consciência das características, fica mais fácil adaptar as situações. 

5. Redução do turnover

Conhecer o perfil dos candidatos e colaboradores é importante também para diminuir a rotatividade no seu escritório contábil. Sabemos que as causas da evasão nas empresas são diversificadas. Nesse contexto, a de pessoas trabalha incessantemente para recrutar profissionais com mais efetividade e reter talentos nas empresas. 

Portanto, usar o mapeamento como de recrutamento é algo sério, que traz resultados também na qualidade do clima organizacional. Sendo assim, para evitar desligamentos, contrate pessoas com qualificações no currículo e com perfis adequados ao que sua empresa deseja. 

Como o Profiler pode ajudar a mapear o perfil comportamental?

O Profiler, desenvolvido pela Sólides, é a solução em perfil comportamental. Isso porque, o software consegue mapear características utilizando a metodologia DISC e outras 6 técnicas para apontar, em apenas 5 minutos, mais de 50 informações sobre o profissional. 

Dessa maneira, utilizar o Profiler permite muito mais do que estabelecer rótulos para os profissionais da sua empresa. Ele mostra ao RH e ao próprio colaborador como lidar com as reações, facilitando o autoconhecimento, pessoal ou profissional e o seu desenvolvimento.

Por fim, considere que o do seu negócio depende das pessoas. Quanto mais elas estiverem alinhadas à organizacional, engajadas e cientes de suas capacidades, melhor para a performance da empresa. 

Se você gostou do conteúdo e acredita que ele possa ser útil na do seu escritório contábil, aproveite para baixar o e-book Perfil Comportamental: o guia completo para sua carreira e gestão