Conheça 5 técnicas para prospecção de clientes com marketing de conteúdo

Conheça 5 técnicas para prospecção de clientes com marketing de conteúdo

A prospecção de clientes é uma das partes mais importantes da de qualquer negócio. E não pode ser diferente com o seu . Saber como atrair uma nova base, a partir do de conteúdo, é fundamental.

Mas nem sempre é fácil fazer este processo. Portanto, é importante seguir alguns passos e dicas que ajudem a mostrar como realizar uma prospecção eficiente, que transforme leads em clientes reais, que utilizem o serviço prestado pelo escritório, gerando renda e credibilidade no mercado.

Para ajudar, selecionamos algumas dicas para que a prospecção de clientes seja bem feita. Acompanhe este conteúdo até o final e melhore seu processo de atrair novas pessoas e grupos para utilizar os serviços do seu .

1. Entenda qual é o seu público-alvo

O primeiro passo para que o de conteúdo se torne uma arma na prospecção de clientes é conhecer para qual público o seu escritório está falando. De nada adianta montar uma se esta não for feita diretamente para quem tem maior possibilidade de se interessar pelo produto.

Por isso, é importante estudar bastante o mercado e se abastecer de dados suficientes para ter informações como faixa etária principal, gênero, classe social, entre várias outras. Sabendo para quem está falando, os conteúdos gerados pelo são mais atrativos para quem realmente espera receber informação daquele tipo.

Com a linguagem certa, a prospecção se torna muito mais fácil e eficiente, com maior porcentagem de leads que se transformam em clientes. Portanto, uma técnica importante é estudar bastante antes de sair produzindo os posts, e-mail marketing ou qualquer que seja o tipo de conteúdo ofertado na tentativa de atrair clientes.

2. Use a seu favor nos produtos de marketing

Hoje em dia, várias ferramentas tecnológicas podem ser usadas para auxiliar na prospecção de clientes a partir do marketing. Portanto, o seu não pode deixar as automações e possibilidades criadas pela de lado.

Por exemplo, o uso do . Para armazenamento de um grande volume de informações sobre clientes, o que se torna comum após uma longa prospecção de possíveis leads, é importante ter um sistema que os guarde de forma segura e completa, sem risco de perda, esgotamento da memória, entre outros.

Além disso, o também auxilia na coleta de informações sobre os clientes e na análise e cruzamento de informações, para que os conteúdos produzidos pelo marketing se conectem ao público-alvo, como citado no tópico anterior.

Com a automação tecnológica, também é possível criar modelos de disparo de e-mails e informações gerais para vários clientes ao mesmo tempo. Com isso, não há risco de alguém ficar fora ou de o envio se tornar lento. Automaticamente, todos recebem ao mesmo tempo, gerando tratamento igual para todos os clientes.

Tudo isso faz parte do trabalho de , mostrando que este segmento vai bem além apenas da preocupação com a criação das campanhas, chegando à forma de armazenamento e espalhamento dos dados e informações criadas para o público.

3. Foque na do cliente

Pensar na do cliente com o também é essencial para que a prospecção se torne mais eficaz, aumentando a conversão de potenciais utilizadores do serviço em uma base fiel de público.

Para isso, uma opção é tentar a maior aproximação possível, da forma mais pessoal. Uma maneira de criar a interação é com as chamadas “cold calls” (chamadas frias, na tradução literal para o inglês).

Neste caso, os gestores do escritório de podem entrar em contato com os leads e, por meio de uma chamada de vídeo ou ligação, se engajar em uma conversa para conhecer melhor o perfil, perceber quais características aquele potencial cliente tem e criar uma forma de atraí-lo com um serviço próximo da personalização.

Obviamente, é preciso que o trabalho comece antes, com a categorização dos clientes a partir das informações colhidas com o e com o estudo de perfil feito no início de tudo. Desta forma, a conversa já começa com o colaborador do escritório conhecendo de certa forma o .

4. Tenha conteúdos que mantenham o potencial cliente em contato com sua marca

Dificilmente, um se torna cliente rapidamente, na primeira tentativa. Por isso, o precisa estar presente na rotina daquele potencial público. Além de mandar e-mails marketing ou pedir que acompanhem as redes sociais, é importante gerar conteúdos relevantes.

O site precisa ter uma linguagem atrativa, que permita ao público se manter em contato com a marca. Textos que mostrem dicas da área de , posts que mostrem a importância do serviço de um escritório, entre outras ideias, são fundamentais para que haja o contato direto dos leads com o serviço prestado.

E isso é feito através do marketing de conteúdo. Linkagem em e-mails e redes sociais, chamadas para um blog mantido pelo escritório, call to action, estimulando o leitor a seguir procurando detalhes sobre a marca. Todas estas são formas de, a partir do conteúdo produzido pelo setor de marketing, segurar o interesse e a presença do em suas páginas.

5. Use técnicas de SEO

Para que os conteúdos se espalhem para mais pessoas, é importante que os conteúdos utilizem técnicas de SEO, para que assim as buscas em ferramentas como o Google apontem para os textos e produções feitas pelo escritório. Uso correto de palavras-chave, uma URL amigável, títulos chamativos… tudo isso faz parte para que o seu conteúdo esteja no topo das pesquisas.

Também é importante saber quais conteúdos têm como objetivo ser topo de funil (trazer informações novas e simples, para que o cliente conheça o serviço), meio de funil (já se aprofundando mais e pensando nas vantagens de uma contratação) e fundo de funil (já no momento de concluir o processo e tornar-se, de fato, um cliente).

Cada escala tem uma linguagem específica e, para que o marketing de conteúdo seja completo, também é importante conhecer a linguagem de cada um, para que o público se sinta atraído em cada etapa.

Estas são, portanto, algumas das técnicas que podem ser usadas pelo seu escritório de para melhorar a prospecção de clientes a partir de ações usando o marketing de conteúdo.

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