Cultura Organizacional: o que é e por que sua empresa contábil precisa se preocupar com ela?

A cultura organizacional faz diferença nas empresas contábeis? Muitos gestores relacionam esse conceito a grandes companhias ou mesmo a startups, pela característica de inovação que esse tipo de negócio propõe.

Neste artigo, vamos descobrir como a cultura empresarial é importante para o segmento da contabilidade e de que forma ela afeta todos os segmentos da empresa, positiva ou negativamente. Tudo depende do modo como as normas, costumes e comportamentos são implementados, divulgados e executados. 

Continue a leitura, saiba o que é cultura organizacional, porque seu escritório contábil deve investir nela e quais vantagens essa estratégia traz para o negócio. 

O que é cultura organizacional?

Nas empresas, a cultura representa um conjunto de fatores intangíveis definidos para nortear o negócio. Trata-se de crenças, normas, valores, hábitos e comportamentos capazes de incentivar e engajar colaboradores.

Quando tóxica, pouco difundida ou inconsistente, a cultura empresarial pode desestimular os profissionais, afetando a produtividade e até mesmo afastando talentos. Nesse sentido, cultura e clima organizacional estão interligados e um fator pode impactar o outro. 

Inclusive, quando falta a gestão desses elementos, a saúde dos colaboradores também pode ser afetada. Aqui, vale destacar que, conforme a International Stress Management Associatin (ISMA), a Síndrome de Burnout já afeta 30% dos trabalhadores brasileiros

A enfermidade, caracterizada pela estafa e esgotamento profundo, pode atingir profissionais de todas as áreas em qualquer momento da carreira. O cenário é tão preocupante que a OMS incluiu o Burnout na Classificação Internacional de Doenças (CID). Assim, o trabalhador brasileiro tem direito aos mesmos benefícios previdenciários concedidos em outros casos de doenças laborais. 

Nesse contexto, fica ainda mais evidente que empresas com uma cultura organizacional sólida conseguem manter o clima saudável e tornar as pessoas mais engajadas. 

Por que a sua empresa contábil precisa investir em cultura?

Podemos dizer que a contabilidade do futuro depende da cultura? Certamente, sim. A cultura organizacional é a essência de qualquer empresa. Isso porque, ela é a base para conduzir a equipe na mesma direção dos objetivos que o negócio deseja alcançar.

Vale destacar que a cultura não é estática e se modifica com o tempo, conforme o comportamento dos colaboradores e as inovações que chegam. Desse modo, confira razões que reforçam a necessidade de fortalecer a cultura nas empresas contábeis. 

Atração de Talentos

Culturas inovadoras, bem estruturadas e compartilhadas pela empresa atraem profissionais qualificados. Afinal, eles desejam trabalhar em organizações que ofereçam um propósito e esperam fazer parte dele. 

Nesse sentido, quando o RH define o perfil que procura, alinhado à cultura organizacional, o recrutador consegue delinear o candidato ideal. Como resultado, os processos de recrutamento e seleção se tornam mais efetivos e alcançam resultados mais eficazes. 

Engajamento e retenção de colaboradores

Assim como atrai profissionais identificados com os valores do negócio, a cultura organizacional também contribui para o engajamento e a retenção. Quando os valores e comportamentos são claros e bem definidos, as equipes sentem vontade de colaborar. 

Além disso, os valores da organização são disseminados pelos colaboradores, mesmo quando estão fora do expediente. Ademais, profissionais satisfeitos diminuem custos com recrutamento, admissão, treinamento e baixa produtividade. 

Por essas razões, muitas empresas investem em uma cultura integrativa, combinando a valorização do capital humano com o incentivo ao desempenho. A expectativa de sucesso é do negócio como um todo, e não apenas individual. 

Impacto na experiência do cliente

Nas empresas, especialmente de prestação de serviços, a experiência do cliente é muito importante. E a maneira como a organização trata seu público interno reflete no modo como os colaboradores atendem o público externo. 

Portanto, ao definir a cultura organizacional, destaque como deve ser o relacionamento com os clientes. Trace prioridades e estabeleça um plano estratégico para fortalecer essa relação, dando clareza ao que a empresa acredita como missão, visão e valores. 

Esses pilares devem conduzir a relação entre colaboradores e clientes e entre clientes com o negócio. Isso porque, são eles que vão despertar a confiança e fortalecer vínculos com seu público. 

Redução de custos

Após saber o que é cultura organizacional, precisamos entender como ela pode reduzir custos. A resposta é simples. Acompanhe!

Lembre-se que normas, hábitos e comportamentos seguidos por uma companhia têm reflexo no engajamento e na motivação dos colaboradores. Logo, a falta desses valores influencia no clima do ambiente, responsável por adoecimentos e afastamentos no trabalho. 

Nesse sentido, culturas organizacionais fortes e bem estruturadas impulsionam o time para ser mais produtivo. Além disso, contar com colaboradores que se identificam com a cultura, reduz a rotatividade e os custos dela decorrente, por exemplo. Isso porque, a cultura é capaz de despertar o sentimento de pertencimento entre os colaboradores, tornando-os mais engajados e produtivos. 

Sem contar que as faltas ocasionadas por desmotivação e até mesmo afastamentos causados por doenças diminuem. Afinal, todo profissional gosta de trabalhar em uma empresa que tem um propósito, acredita nele, o dissemina e põe em prática. 

Por fim, investir na cultura organizacional é dar oportunidades de crescimento ao seu negócio. Então, descubra agora mesmo como a cultura do seu escritório influencia seus colaboradores e comece a aplicar a mudança na sua empresa.