Descubra quais são os tipos de fusões possíveis entre empresas

Descubra quais são os tipos de fusões possíveis entre empresas

Realizar a de uma empresa significa iniciar uma operação jurídica para unir duas ou mais companhias, o que por sua vez é uma operação que dá origem a um novo negócio com novos ativos – concentrando tanto obrigações e direitos como patrimônio em si. Hoje o termo é conhecido no mercado como M&A (Mergers & Acquisitions, ou e aquisições) .

Mas por que uma empresa realiza uma fusão? Várias razões, sendo algumas delas: o aumento de uma possível competitividade mercadológica, a mitigação de riscos de mercado, e até a potencialização de lucratividade. O processo de é realizado em assembleia de acionista das empresas envolvidas, após uma minuciosa avaliação tanto de potencial produtivo como de patrimônio.

Há diversas formas de alterar o status acionário das companhias, considerando que há diversos métodos de realizar e que são feitos a depender do objetivo final do empreendedor e dos trâmites interpostos.

A primeira forma de alteração do controle acionário de uma companhia é a aquisição – se trata de uma operação jurídica complexa na qual uma empresa compra todas, ou quase todas, as ações de uma outra companhia. Quando isto ocorre, naturalmente a empresa que foi adquirida desaparece legalmente, passando a fazer parte da identidade da companhia que a adquiriu.

Este gênero de operação costuma ocorrer quando a compra de outra empresa é financeiramente mais vantajosa que a expansão de uma companhia, sendo a compra de uma empresa menor uma espécie de estratégia de crescimento para a empresa maior.

Quando este tipo de operação ocorre, torna-se fundamental a busca completa de todas as informações e perspectivas negociais da empresa a ser adquirida, de forma a se garantir que será um bom negócio – esta pesquisa aprofundada é conhecida como Due Diligence, processo que é feito em toda grande empresarial.

• Cisão

A cisão é uma estratégia empresarial na qual uma empresa unificada se divide para formar outras, duas ou mais, companhias. Neste processo, os ativos são repartidos para formar uma nova organização, podendo dar prosseguimento a suas funções ou não.

A cisão geralmente ocorre quando há um cenário mercadológico que exija uma separação de atividades, ou em outros casos a cisão é feita como estratégia de fins comerciais ou tributários. Em outros casos a cisão ocorre por falta de interesse dos investidores na companhia, ou ocorre também quando há necessidade de venda de parte da organização e ainda se deseja continuar com parte.

• Incorporação

A incorporação é uma tática empresarial na qual uma ou mais companhias são “absorvidas” por uma outra maior e mais poderosa. Esta estratégia muito se assemelha à de empresas, mas há a diferença de que não há qualquer alteração na pessoa jurídica da compradora, apenas o patrimônio da empresa adquirida é agregado ao da organização adquirente. Neste caso, os funcionários se mantêm após a incorporação sem a necessidade de novos contratos.

Esta estratégia é muito utilizada como meio de eliminação de concorrência direta, sendo uma forma de agregar à uma companhia maior as menores concorrências. Este método é muito utilizado por multi nacionais que adquirem marcas e às incorporam aos grupos econômicos, como é o exemplo da Ambev que possui diversas marcas de cerveja.

propriamente dita

A propriamente dita é a geração de uma nova organização a partir da junção de duas anteriores, independentemente de quais empresas a formaram. A é uma estratégia acionária muito utilizada por empresas de grande porte.

No mercado internacional é possível notar diversos casos nos quais empresas se fundem para dar origem a uma terceira, a qual deixa para trás a reputação mercadológica das duas últimas e constrói do zero uma marca e uma confiabilidade perante o mercado.

A possui subtipos, a depender de seu objetivo e método de realização, sendo eles:

Horizontal:

Ocorre entre empresas do mesmo gênero de indústria, possuindo o mesmo seguimento negocial. Nesta categoria, uma empresa que adquire as demais pode chegar mais próxima de conseguir o monopólio de um determinado seguimento em específico. Um caso recente que pode ser citado foi a compra do canal Fox pela Disney, que deu origem a um terceiro canal. Este gênero de ocorre no intuito de aumentar a participação de mercado de uma companhia dentro de um cenário mercadológico de um determinado seguimento.

Vertical:

Este gênero de ocorre a partir da união de empresas que possuem áreas de atuação que são mercadologicamente complementares. Seria como, por exemplo, uma marca de sabão em pó adquirir uma empresa de amaciantes – perceba, não se trata exatamente do mesmo seguimento, mas são complementares e atingem a um mesmo público comum, satisfazendo uma mesma base de consumo em específico. Esta estratégia fusionária tem como objetivo, na maior parte dos casos, criar uma nova solução em conjunto e fazer com que uma companhia se torne a mais completa possível dentro de uma área específica do mercado.

conglomerada:

Diferentemente das demais, esta espécie de ocorre entre empresas de gêneros totalmente diferentes, tal como uma empresa do ramo televisivo e uma outra do ramo alimentício. Se trata de quando duas ou mais companhias de ramos diferentes são fundidas. Geralmente, este tipo de estratégia é utilizado quando uma organização deseja diversificar os negócios e abarcar setores mais lucrativos também, fazendo uso de uma reputação empresarial já consolidada no mercado, conseguindo assim um rápido crescimento das novas realizadas.

Fusão de extensão de produto:

Se trata da união de duas ou mais companhias cujos produtos estão em um seguimento relacionado – tal como uma companhia de shampoo e outra de condicionador. Neste caso, as companhias operam no mesmo mercado, para a mesma base de público, sendo a fusão uma oportunidade de expandir os interesses da empresa, aproveitando ou não do nome da companhia já consolidada no mercado.

Fusão de extensão de mercado:

Este caso ocorre quando há fusão de duas companhias que oferecem o mesmo produto ou serviço e competem entre si. Aqui pode ocorrer monopólio quando uma empresa maior se funde com várias outras menores. Esta estratégia é utilizada quando uma empresa pretende atingir uma base maior de clientes.

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