DESENVOLVA A SUA EMPRESA COM UM BOM PLANO DE MARKETING

DESENVOLVA A SUA EMPRESA COM UM BOM PLANO DE MARKETING

Quando pensamos em melhorar a nossa empresa, é comum que mil e uma ideias borbulhem em nossa cabeça, afinal são muitas as possibilidades para que isso aconteça.

Prova destes caminhos que podemos seguir são as infinidades de estratégias de marketing que encontramos em uma simples pesquisa no Google.

Entretanto, ainda que se possa seguir por diferentes possibilidades, o mais difícil é identificar qual delas é a ideal para a sua empresa. ou melhor, era a parte mais difícil, pois hoje vamos te mostrar como tomar essa decisão de forma certeira com um Plano de Marketing.

Esse, que é o documento de planejamento ideal para quem quer construir um negócio escalável, vai te ajudar na hora de entender sua marca, de forma interna e externa, e ainda como você pode usufruir de todas as vantagens que ambos os lados oferecem.

Sem mais delongas, vamos aprender tudo o que precisamos sobre o Plano de Marketing.

O que é o Plano de Marketing?

Quando fazemos essa pergunta aos mecanismos de busca, é fácil que eles nos respondam que um plano de marketing é uma organização estratégica de uma empresa. Contudo, essa é uma definição um tanto superficial e que precisa de mais detalhes para que faça jus a sua aplicabilidade.

Assim, podemos dizer que o plano de marketing é um documento que conterá uma análise interna, uma externa e uma de aos quais a sua empresa está inserida. A partir de tais pesquisas, o planejamento desenvolverá um estudo que visa unir os objetivos da marca com as possibilidades de estratégias de mercado, escolhendo a melhor opção possível.

Não se desespere, sei que parece muita coisa, mas o plano é mais simples do que isso quando posto na prática. Afinal, é bem capaz que muitos dos dados que precisamos para construí-lo você já tenha coletados.

Desse modo, seguimos agora para uma explicação do passo a passo de como montar o seu planejamento!

Como fazer um Plano de Marketing?

Antes de começarmos, vale lembrar que essa não é uma estratégia de gestão estática. Ou seja, é preciso que revisitam o plano periodicamente para ter certeza de que ele não está desatualizado e ainda é confiável.

Conheça a sua empresa e o seu mercado

Começando pelo mais essencial, é extremamente necessário que se tenha uma boa visão de quem é a sua empresa e onde ela está se posicionando em seu nicho de mercado. deste modo, a forma mais simples de fazer isso é por meio de uma Análise SWOT.

As siglas em inglês das palavras forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – o que explica alguns autores a nomearem de Análise FOFA – vai passar um pente fino por todos os aspectos que realmente importam para que você estruture bem a sua marca.

Começando pela análise interna, procure encontrar quais são as forças e fraquezas da sua empresa. Não é hora para se vangloriar, pense de forma racional em quais pontos pode melhorar e em quais outros você é bom.

Na parte externa, busque pelas oportunidades que o mercado apresenta e também quais ameaças seus concorrentes representam para você. Ou seja, quais as forças e fraquezas do seu nicho de mercado?

Conheça seu público

Na sequência, é hora de desvendar o seu público. Assim, use uma persona para te ajudar.

Ela nada mais é do que uma personagem fictícia que representa o seu cliente ideal. Construída a partir de dados reais coletados do seu público, ela será perfeita para entender o que os consumidores precisam e também a melhor forma de atingi-los. Alguns dos componentes de uma persona são:

  • Nome
  • Idade
  • Localização
  • Escolaridade
  • Dores
  • Necessidades
  • Objetivos
  • Marcas que admira
  • Canais de comunicação que mais usa
  • Storytelling

Detalhe seus objetivos

Agora que já temos os dados que precisamos, chegou a hora de analisar onde queremos chegar. Assim, quais são os objetivos da sua empresa?

É importante lembrar que para que consiga atingir suas metas elas precisam ser claras, objetivas e mensuráveis. Ou seja, é preciso atribuir medidas se quiser acompanhar seu desempenho.

Uma dica que damos são os KPIs. essa estratégia vai te ajudar a gerir suas metas e manter seus objetivos sempre em perspectiva.

Selecione a estratégia ideal

Por fim, tenha em mente tudo o que descobriu até o momento e use desse conhecimento para escolher qual a melhor estratégia para ser seguida. 

Sei que parece difícil, mas quando fizer o seu próprio planejamento tudo parecerá mais claro. Isso porque, enquanto desenvolvemos o plano de marketing, inúmeras ideias de melhorias e possibilidades acabam aparecendo. Esse é apenas o momento de selecionar algumas delas para pôr em prática.

Conclusão 

Desenvolver um plano de marketing é muito mais do que simplesmente escolher entre um SEO e um Marketing de conteúdo. É entender a sua empresa e as necessidades do seu público e conciliar essas duas coisas.

Coloque o planejamento de marketing agora mesmo em prática na sua marca e veja como ela pode se desenvolver de modo muito mais otimizado!

Fonte: ZMOT Institute