Dicas de motivação por Simon Sinek

Dicas de motivação por Simon Sinek

Você conhece Simon Sinek? Conhece suas dicas de ? O autor britânico se tornou o queridinho do mercado de trabalho mundial, apresentando maneiras simples de entender de motivar pessoas e se tornar uma figura inspiradora.

As dicas de Simon são aplicáveis tanto à vida profissional, quanto à vida pessoal. No decorrer do nosso artigo, será possível conferir algumas das principais para fazer com que o chegue a todos os campos da sua trajetória.

Curioso para saber mais? Então venha conferir como se tornar uma pessoa mais motivadora em nosso artigo. Boa leitura.

É preciso começar pelo “por quê”

Entre as principais dicas de de Simon Sinek, podemos destacar que, segundo o autor britânico, os grandes líderes sempre começaram pelo “por quê”. Mas afinal, o que isso significa? Qual seria a de outras empresas? Vamos por partes.

Primeiro, é preciso se familiarizar mais com o conceito de Golden Circle, criado por Simon. Nele, é possível visualizar um alvo, dividido em 3 partes principais: por que, como e o quê. Cada um deles está presente em um espaço do alvo.

O “por quê” é a parte central, a mais importante entre todas, e deve ser entendida como a para alguém fazer algo. Pessoas que têm um motivo para tomar suas decisões, acabam inspirando as pessoas que estão ao seu redor.

Como exemplo claro disso, podemos pegar o caso de Martin Luther King. Expoente da luta negra mundial, Martin tinha um discurso convincente, e conseguia fazer com que seu povo marchasse junto dele, em busca de objetivos comuns.

Porém, por que ele conseguia fazer isso e outros não? A resposta para isso é que Martin tinha um “por quê” muito claro: ele queria igualdade e o fim da segregação do seu país, e esse motivo, sempre pauta central dele, convenceu outras milhares de pessoas.

Para ser um líder motivador, é preciso colocar a sua à frente de outros objetivos. O dinheiro, apesar de ser importante, não é algo que vai motivar o funcionamento do seu empreendimento. O seu “porquê” sim será o responsável por isso.

Quando os seus funcionários notarem que você tem um grande objetivo em mente, e que isso é a sua prioridade, o seu objetivo de vida, isso vai acabar se tornando uma inspiração forte, o que vai acabar motivando o resto da sua equipe.

Não seja movido por dinheiro

Como vimos, é mais importante para se manter motivado, e motivar outras pessoas, analisar o “por quê” antes de qualquer outra questão. Sabemos da importância do dinheiro, porém, ele não pode ditar os rumos da sua vida sempre.

Um bom motivo para evitar que isso aconteça é que seus funcionários, ao notarem que o dinheiro vem antes de qualquer causa, vão se enxergar apenas como mercadoria. Isso os desincentiva dentro do ambiente de trabalho.

Além disso, é possível destacar que, ao fazer isso, sua imagem não é enxergada como inspiradora, o que faz com que a da sua equipe vá para os níveis mais baixos. Nunca coloque nada acima do seu “por quê”.

presente no mercado de trabalho

Tudo o que foi apresentado até aqui pode ser aplicado no mercado de trabalho. Motivar os seus funcionários, inclusive, é extremamente recomendado, já que isso acaba fazendo com que a produtividade dos seus colaboradores aumente ainda mais.

Entre as vantagens, podemos destacar que isso aumenta a autoestima da equipe, afinal, isso faz com que os funcionários se enxerguem como parte de algo maior, uma causa que vale a pena investir os seus esforços para ser alcançada.

Além disso, é possível conseguir a confiança dos seus funcionários dessa forma. Enxergando a sua personalidade como motivadora, o colaborador acaba te classificando como alguém de confiança, merecedor de determinados esforços.

No mais, a é extremamente importante no mercado de trabalho e na vida pessoal. Fazer com que os outros enxerguem o lado positivo de determinadas situações, os torna mais proativos, e, consequentemente, mais produtivos.

Porém, para estimular isso nesses ambientes, é preciso se tornar alguém digno de ser seguido. Para isso, lembre-se de colocar a sua acima dos lucros e de outras questões, pois, dessa forma, é mais fácil inspirar esse comportamento nas pessoas.

Líderes que começaram pelo “por quê”

Conferimos algumas dicas, porém, para mostrar o quanto elas são úteis, nada melhor do que analisar alguns exemplos. A seguir, será possível conferir alguns nomes de pessoas famosas que se tornaram conhecidas por começaram pelo “por quê”.

Um deles, já citado no artigo, é Martin Luther King, um dos maiores nomes do movimento negro dos EUA e do mundo, e que se tornou referência mundial quando falamos na luta de direitos iguais pelos negros.

Outro nome de destaque nesse ramo é Steve Jobs, motivador que conseguia influenciar pessoas de forma única. Criou a Apple com o intuito de trazer para o mercado, desafiar o que já estava sendo feito, e não apenas desenvolver novos celulares.

Jobs conseguiu tudo o que conseguiu porque tinha a de continuar buscando , de quebrar os paradigmas. Ele não estava satisfeito apenas em conseguir dinheiro ou fazer smartphones de última geração. Ele sempre quis mais.

Os 4 criadores da Harley-Davidson tinham como dar mais liberdade para a alma humana, não importa de que forma fazer isso. Porém, enxergaram nas motocicletas, uma maneira eficaz de conseguir alcançar os seus objetivos.

Entender a por Simon Sinek é extremamente importante

Depois de conferirmos algumas dicas de por Simon Sinek, além de exemplos de líderes para nos inspirar, não fica difícil notar o quanto é importante ser um líder motivador dentro do mercado de trabalho, além da própria vida pessoal.

Motivar pessoas é um dom que poucos desenvolvem, mas seguindo as dicas de Simon, torna-se possível para todos nós. O importante, como dissemos no decorrer do nosso artigo, é ter um bom motivo pelo qual lutar.

Gostou de acompanhar o nosso material até aqui?  Agradecemos por sua leitura e estamos te aguardando por mais. Venha conhecer!

Entre em contato com RDD por meio do WhatsApp e entenda como é o processo de especializada em escritórios de contabilidade.