Dicas para fazer o recrutamento e seleção no escritório contábil

Dicas para fazer o recrutamento e seleção no escritório contábil

A carrega grandes responsabilidades dentro da empresa, para potencializar os resultados do escritório é necessário ter ao seu lado colaboradores que tenham os mesmos objetivos e valores. Por isso, o recrutamento e seleção são essenciais para o crescimento da empresa.

A área de recrutamento está sempre em e para conseguir atrair profissionais qualificados o escritório precisa se atualizar sempre.

A partir dessas dicas você conseguirá desenvolver estratégias de contratação eficientes e otimizar o processo de recrutamento, alcançando profissionais que trabalharão com vistas para o do escritório.

Identifique qual perfil profissional seu escritório procura

O primeiro passo para uma de recrutamento eficiente é entender qual o perfil do candidato que o escritório precisa. A avaliação do profissional não deve ser baseada apenas nas qualificações, mas no valor que ele pode agregar a empresa.

A vaga deve ser específica, saiba o que você procura. Dessa forma, será mais fácil achar o perfil certo para o cargo. Um profissional que compartilha dos valores, visões e valores será um colaborador mais empenhado, com vontade de trabalhar e influenciará diretamente no ambiente do escritório.

Para conseguir identificar os candidatos que melhor se adaptam ao escritório existem diversos testes de perfil profissional. Por meio deles é possível separar os candidatos em grupos de acordo com as características de cada um.

O DISC é um método conhecido e muito utilizado para recrutamento. Segundo essa metodologia existem comportamentos predominantes em cada pessoa que definem os perfis em: dominantes, influente, estável e conformista.

Outras metodologias definem os perfis de forma diferente, podendo separá-los como comunicadores, executores, idealizadores e analistas.

Cada teste pode te ajudar de alguma forma, portanto, saber o que você procura é a melhor forma de saber qual utilizar. O colaborador deve estar em sintonia com o escritório e ter um perfil que se integre ao resto da equipe, é definidor de um bom ambiente de trabalho.

Um novo colaborador tem muito a aprender ainda

Cada escritório trabalha com uma metodologia e muitas vezes um novo profissional precisará se adaptar ao novo ambiente e às novas funções. Não se esqueça de que conhecimento técnico pode ser ensinado.

Um profissional com o perfil compatível à empresa, mesmo que não tenha todas as capacidades técnicas pode agregar muito mais e estará mais disposto a aprender sobre novas ocupações.

Tenha em mente o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. Todos querem crescer e aprender. Incentive a busca por cursos e mantenha sempre uma perspectiva de desenvolvimento de carreira dentro do escritório.

Esses aspectos diminuíram a rotatividade de colaboradores e atraíram perfis que almejam crescimento.

Não complique o processo seletivo

O processo de recrutamento pode ser cansativo para ambas as partes, por isso otimizar é essencial para uma boa seleção e para manter o interesse dos candidatos.

A divulgação da vaga é o primeiro contato do colaborador com a empresa, nessa fase é importante detalhar o ambiente de trabalho, as funções que serão exercidas, as competências desejadas e os benefícios da vaga.

A triagem dos currículos e a análise de perfil dirão quais são os candidatos que se adequam a vaga, tanto pelas qualificações profissionais, quanto pela conformidade ao perfil definido pelo escritório.

Durante a entrevista é importante fazer as perguntas certas, escutar o candidato e tentar extrair o máximo de informações sobre suas experiências passadas e entender quais seus objetivos e como ele pode se encaixar dentro da empresa.

Um processo com muitas etapas acabará causando desinteresse e deixará de ser produtivo. Se empenhe em otimizar as três etapas acima, ao final delas você já conhecerá bem os candidatos e conseguirá analisar as melhores opções para o escritório.

Saiba identificar a necessidade de contratação de um serviço especializado

Em escritórios maiores é comum a contratação de serviços de que ficam responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção. É interessante estudar essa possibilidade caso o escritório esteja em um momento de crescimento e as demandas de contração sejam maiores.

As empresas de serviços especializados realizam testes de perfis, fit cultural e otimizam o recrutamento, poupando tempo e trabalho.

As consultorias de estão sempre atualizadas sobre os melhores métodos de seleção, mas se você prefere o contato direto com os candidatos, talvez essa não seja a melhor opção.

Vale a pena pensar sobre essa escolha, já que ela pode otimizar seu escritório e ajudar na de pessoas, mas tudo dependerá das necessidades do escritório.

Seja atencioso na avaliação dos finalistas

A é uma área de extrema importância e os profissionais são encarregados de muitas responsabilidades. Um colaborador que não se encaixa na equipe pode causar prejuízos para todo o setor.

Após as entrevistas e testes você já conhecerá o candidato e a avaliação terá que ser feita de forma analítica, mas sempre avaliando também questões subjetivas. Você consegue imaginar esse candidato trabalhando junto a equipe? Ele passou confiança e interesse durante o processo?

Esses quesitos são importantes, já que o colaborador fará parte da rotina do escritório e uma boa convivência trará melhores resultados e otimizará o trabalho. Por isso, é necessário equilibrar as competências técnicas do profissional, com o lado humano.

Com a decisão tomada, respeite os profissionais que não foram selecionados e sempre dê uma resposta, seja ela positiva ou não. Assim, você não fecha portas e mantém esses candidatos como opções para o do escritório.

Com o processo de recrutamento e seleção finalizado é só receber o novo colaborador. Seja atencioso e um bom líder. A adaptação dependerá da recepção da equipe e de um bom direcionamento.

Com essas dicas, o processo de recrutamento e seleção fica descomplicado. Novas formas de estão surgindo, como dinâmicas, testes diversos e entrevistas a distância. Saber quais são as necessidades do seu escritório ajudará a definir as melhores formas de conhecer e avaliar o candidato.

Se você quer entender mais estratégias para e como otimizar seus processos, se inscreva no nosso canal do YouTube , em que estamos sempre lançando vídeos novos sobre gerenciamento e metodologia aplicadas à para ajudar o seu escritório.