dicas para melhorar o clima organizacional do seu escritório contábil

Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários. C.S Lewis

De fato, a manutenção de um bom clima organizacional deve estar no foco central de um escritório contábil. Afinal, a rotina de uma empresa desse setor envolve a prática de diversas tarefas complexas e desgastantes. Em muitas ocasiões, essas atividades demandam procedimentos cansativos e, até mesmo, estressantes. Desse modo, construir um ambiente harmônico pode parecer uma missão complicada. No entanto, nada é impossível para os gestores que utilizam as estratégias corretas.

Afinal, por meio delas a equipe tende a se mostrar mais motivada e como resultado, os colaboradores realizam as funções baseando-se em parâmetros sólidos e incentivadores. Dessa forma, a sua empresa conseguirá obter resultados promissores, alcançando um melhor posicionamento no mercado.

Além disso, também é possível observar que o clima organizacional de um está diretamente relacionado à defendida pela organização. Isso reflete na postura de todos os colaboradores, bem como nos aspectos capazes de proporcionar uma visão positiva ou negativa a respeito da instituição.

Então, para te ajudar na construção de um clima saudável no seu escritório de contabilidade, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença. Confira neste artigo!

Clima organizacional: como manter um saudável?

Para melhorar o clima organizacional do seu escritório contábil, várias estratégias podem ser utilizadas. Com base nisso, conheça quatro procedimentos infalíveis!

1. Treine a sua equipe

Sem dúvidas, um dos procedimentos mais indicados para melhorar o clima organizacional em um consiste em proporcionar um bom para o grupo de funcionários. Afinal, o aperfeiçoamento profissional ajudará diretamente o processo de construção de colaboradores cada vez mais capacitados e qualificados.

Então, experimente oferecer cursos, workshops e palestras. Esses recursos ajudarão a motivar os profissionais, pois, por meio deles, os conhecimentos serão atualizados e, consequentemente, as atividades de trabalho também.

Outra vantagem presente no é o networking. Por meio desse procedimento a sua equipe conseguirá trocar experiências valiosas com outros profissionais. Dessa forma, alguns colaboradores poderão apresentar ideias inovadoras e diferenciadas para o seu escritório contábil.

Desse modo, o clima dentro da sua organização ficará mais harmônico e propício ao crescimento, pois os seus funcionários se sentirão mais satisfeitos ao perceberem que a empresa está investindo no crescimento profissional de cada um deles. Portanto, os colaboradores poderão assumir novos cargos dentro do escritório de contabilidade.

2. Estimule o relacionamento entre os colaboradores

Não é novidade que a construção de um ambiente organizacional saudável está diretamente ligada ao relacionamento entre os diferentes colaboradores. Entretanto, para compreender as necessidades do próximo, é fundamental conhecer e entender a si mesmo. Sendo assim, é imprescindível manter uma relação respeitosa dentro do escritório de contabilidade.

Isso requer companheirismo e a prática de ações capazes de estimular um bom relacionamento interpessoal. Sendo assim, para fazer a manutenção de uma rotina saudável, é recomendado que os gestores invistam em atividades construtivas, estimulando os colaboradores da seguinte maneira:

  • Cordialidade: essa virtude induz os funcionários a cooperar com os colegas de trabalho, respeitando todas as diferenças, com base em um conceito de simpatia e gentileza.
  • Autoconhecimento: de fato, o autoconhecimento auxilia o processo de construção de uma comunicação assertiva. Desse modo, o colaborador é capaz de desenvolver o espírito de autocrítica. Esta possibilidade ajuda descobrir as próprias características comportamentais, incluindo as formas de ação e reação a determinadas situações.
  • Ética: de fato, a presença dos valores éticos impede o ser humano de praticar ações prejudiciais a todos os indivíduos que se encontram a sua volta. Essa postura deve ser estimulada e utilizada dentro do escritório de contabilidade.
  • Assertividade: por meio a assertividade os profissionais conseguirão demonstrar a opinião com sinceridade e respeito. Para isso, o colaborador deve apresentar transparência e criatividade. Também é preciso ser ouvinte e expressar as ideias sem agredir a equipe.

3. Forneça benefícios para melhorar o clima organizacional

Sem dúvidas, a oferta de benefícios é um dos principais recursos para melhorar a qualidade do clima dentro de uma organização. Por isso, o seu escritório deve demonstrar constante preocupação em relação ao bem-estar dos profissionais. De fato, até pouco tempo, os empreendimentos forneciam unicamente os benefícios considerados essenciais, como o plano de saúde, o vale refeição e o vale transporte, por exemplo.

Nos dias atuais, os gestores dos escritórios de tendem a oferecer outras vantagens, pois cada profissional apresenta gostos e comportamentos distintos. Por essa razão, as motivações também costumam variar de pessoa par pessoa. Sendo assim, para não errar na hora da oferta, é aconselhado realizar uma pesquisa interna com os colaboradores. O objetivo é identificar as alternativas mais bem vistas pela equipe. Com base nisso, entre elas estão:

  • Lojas que vendem roupas;
  • Academias;
  • Parques aquáticos;
  • Cursos e graduações;
  • Clínicas de beleza.

No entanto, não existe uma regra específica. Por isso também é possível oferecer vantagens como viagens, dias de folga, trabalho em home Office, entre outras opções. É justamente por esse motivo que as pesquisas internas são extremamente necessárias. Afinal, elas ajudarão o seu a se ajustar aos desejos dos funcionários, melhorando, assim, o clima da instituição.

4. Adote as novas tecnologias

Antigamente, os escritórios de operavam com mesas repletas de papéis e armários cheios de pastas. Mas tenha em mente que os tempos mudaram e, consequentemente, os recursos e procedimentos também.

Por isso, em razão da explosão das tecnologias digitais, os softwares entraram para a rotina dos escritórios. Uma das principais vantagens proporcionadas por eles consiste no processo de automatização das atividades. Desse modo, as tarefas manuais foram consideravelmente reduzidas, diminuindo as falhas e o tempo destinado às funções operacionais.

Sendo assim, o uso de ferramentas modernas e eficientes ajuda a melhorar o clima dentro das organizações. Afinal, por meio delas os procedimentos se mostram mais fluidos e a sua equipe conseguirá trabalhar o potencial com base em uma ágil e inteligente. Dessa forma, os colaboradores terão mais tempo para se concentrar na prática de estratégias eficientes, mantendo o ambiente do agradável e harmonioso.

Gostou do artigo? Compartilhe com colegas de profissão!