Entenda a importância do engajamento dos colaboradores no escritório contábil

Entenda a importância do engajamento dos colaboradores no escritório contábil

É grande a importância do engajamento dos colaboradores no escritório contábil, porque ele está diretamente ligado aos resultados do time. Afinal, quanto mais motivados os funcionários estão, maior será a produtividade deles, o que faz toda diferença no dia a dia.

Com isso, é hora de se perguntar se a sua empresa realmente tem colaboradores engajados, se eles se importam mesmo com a empresa e com o que fazem. Além disso, entender como pode melhorar o grau desse vínculo dos funcionários com a organização, a fim de ter as vantagens em torno disso.

Se você ficou confuso porque não sabe sobre engajamento, não tem problema. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é o funcionário engajado, afinal?

As empresas precisam de seus colaboradores para funcionar, isso é um fato, mas, a verdade é que nem todos eles se importam realmente com a organização. Quando temos um funcionário que conhece os valores, missão e visão do escritório e resolve se comprometer com isso, tudo muda.

É o que chamamos de engajamento, uma espécie de vínculo afetivo que é criado e move as ações das pessoas. É o colaborador que não sai de casa apenas para trabalhar, ele vai para a empresa com objetivos a serem cumpridos e se importa com cada um deles.

Para isso, a ideia é que os objetivos do seu escritório e do colaborador estejam alinhados. Com isso, você melhora a qualidade dos serviços da empresa e retém bons talentos.

O resultado é maior produtividade

Um grupo de funcionários envolvidos com a empresa tende a se manter motivado, como consequência, esses colaboradores são mais produtivos. Isso porque a é gerada por um sentimento de comprometimento com o trabalho feito, assim, aperfeiçoar a prática na rotina de tarefas é algo comum.

Então, o trabalho executado por esse funcionário se torna mais rápido, sem perder qualidade, o que chamamos de ser produtivo. Com isso também diminuímos índices de esgotamento mental e físico por parte da equipe, tudo resultado desse compromisso.

O clima organizacional melhora com o engajamento

Com certeza você já ouviu falar da famosa propaganda boca a boca, aquela que nasce de maneira orgânica porque a pessoa gosta muito do produto e o indica para outras pessoas. Mas, o que isso tem a ver com a sua equipe? A resposta é que um colaborador satisfeito faz melhorar o clima organizacional.

O ambiente de trabalho fica mais agradável, porque o colaborador engajado acaba motivando outras pessoas, como se ele fizesse um papel de embaixador para o escritório, ele faz “propaganda boca a boca” da empresa. E a melhor alternativa para um bom ambiente de trabalho é um grupo de profissionais engajados.

Sem contar que a boa imagem não fica apenas no espaço da sua empresa, ela atinge os seus clientes. Afinal, os colaboradores que lidam com os clientes no atendimento. Então, imagine a diferença de um atendente motivado e um desmotivado lidando diretamente a sua carteira de clientes.

O funcionário luta para atingir os objetivos da sua empresa

Vamos supor que a sua meta é aumentar a carteira de clientes em 25% em um ano, adotando uma série de medidas para que a empresa chegue a esse resultado. Como seria fazer isso sem contar com a colaboração do seu time no escritório?

Certamente a tarefa seria muito mais complicada e talvez não conseguiria atingir bons resultados, ou ainda, os clientes novos talvez não seriam bem recepcionados. O cenário é outro quando há colaboradores engajados, uma vez que eles mudam junto com a empresa.

Se há necessidade de adaptação para atingir os objetivos, eles o farão. Não há medo na hora da mudança, das transformações, porque eles estão alinhados com o escritório e querem atingir os resultados que você estipulou.

Ações que aumentam o engajamento dos colaboradores no

Se tudo em torno desse assunto te deixou motivado a buscar esse clima na sua empresa, engajando os colaboradores, anote essas dicas para colocar em prática:

Preze pela boa comunicação interna

A comunicação faz com que as atividades tenham resultados melhores no dia a dia. Então, faça reuniões, fale e ouça os colaboradores. Mas não se atenha a cobrar tarefas, faça elogios, sugestões, comemore resultados, estabeleça uma boa comunicação.

Atue diretamente no crescimento profissional da equipe

Algumas práticas podem mudar a visão que o colaborador tem da sua empresa e aumentar o comprometimento dele. Os feedbacks, por exemplo, são ótimas alternativas, apenas lembre-se de trazer retornos positivos e negativos. Também invista em treinamentos, mostrando o quanto se importa com o crescimento do time.

Invista em boas ferramentas

Se tem algo que pode acabar com a do seu colaborador é o uso de ferramentas inadequadas e ineficazes. Um computador que não funciona, por exemplo, afeta muito a produtividade do seu time. Então, procure investir em boas ferramentas, seja em software ou hardware.

Dê autonomia aos colaboradores

Se o seu funcionário tem conhecimento no assunto e foi bem treinado, ele será capaz de tomar boas decisões. Isso é uma boa prática, porque ele se sente valorizado quando recebe mais autonomia. Assim, uma sugestão é direcionar clientes específicos para colaboradores que tenham um perfil mais de acordo com as necessidades deles.

Promova recompensas além do dinheiro

Você se engana se pensa que apenas o dinheiro vai mover seus colaboradores na hora de obter melhores resultados. Muitas pessoas buscam também a valorização, oportunidades de crescimento profissional, entre outros. Então, procure trazer recompensas diferentes, como treinamentos, possibilidade de fazer etc.

Agora você sabe a importância de promover o engajamento dos colaboradores no escritório contábil. Cada vez mais as empresas estão prestando atenção em fatores que se relacionam com as emoções dos seus funcionários. Vemos que o ambiente de trabalho sadio, por exemplo, gera profissionais mais produtivos.

Então, quando você busca informações sobre esse tipo de assunto, não está investindo apenas nos seus colaboradores e no bem-estar deles, consegue impactar positivamente no crescimento da sua empresa. O seu será outro se aplicar essas dicas.

Se gosta de ter mais conhecimento no assunto, não deixe de conferir outras publicações em nosso blog. Nós também estamos no YouTube. Aproveite e inscreva-se em nosso canal!

Classifique nosso post post