Entenda como o DISC pode ajudar a liderar melhor sua equipe

Entenda como o DISC pode ajudar a liderar melhor sua equipe

O DISC é umas das mais eficientes e reconhecidas ferramentas utilizadas para a de e pode auxiliar a tomada de decisão em diversos como Recrutamento e Seleção e e Desenvolvimento de equipes e lideranças.

Para oferecer um serviço de excelência, um precisa de pessoas com ótimas habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills. No entanto, com o aumento da competitividade, é importante que estas sejam desenvolvidas juntamente com as habilidades comportamentais, ou soft skills.

Uma hard skill é mais facilmente avaliada, ao contrário da soft skill, que se refere a algo subjetivo. Desse modo, a ferramenta DISC se torna uma excelente fonte de análise dessas habilidades.

Nesse artigo, traremos as informações mais importantes sobre a metodologia DISC e como é possível impulsionar o seu a partir do conhecimento e desenvolvimento das habilidades comportamentais de seus gestores e colaboradores.

DESENVOLVIMENTO DO DISC

A metodologia DISC foi desenvolvida a partir dos estudos do psicólogo americano William Moulton Marston, que em 1928 publicou-os no livro As Emoções das Pessoas Normais.

Segundo os estudos de Marston, o comportamento humano pode ser classificado em quatro diferentes tipos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Estes comportamentos originaram a sigla DISC, do inglês: Dominance, Influence, Steadiness e Compliance.

Para o psicólogo, o comportamento das pessoas é influenciado por fatores internos e externos e cada uma responderá de maneira diferente aos mesmos estímulos.

OS QUATRO PERFIS

Não existem perfis bons ou ruins. Cada pessoa possui características de todos eles, tendo um ou mais como predominantes.

Dominância

Quanto mais alto for o perfil de dominância, a pessoa será mais propensa a assumir riscos e desafios. Vai se sentir estimulada a resolver problemas e se motivar facilmente em atingir metas e resultados.

Este perfil não gosta de falta de objetividade e ineficiência e sente a necessidade dominar a situação. Pode ser orgulhoso e até agir de maneira agressiva quando está sob pressão.

Caraterísticas:
– Autoconfiança
– Competitividade
– Coragem
– Iniciativa
– Garra
– Objetividade

Influência

Quanto mais alto o perfil de Influência, maior será a facilidade de lidar com as pessoas. Haverá tendência a ser mais emocional e a impactar e influenciar com facilidade os que estão ao seu redor.

Este perfil não gosta de rotina e sente a necessidade de ser notado. Tende a ser pouco analítico e num ambiente de pressão, pode prometer o que não dará conta de entregar.

Caraterísticas:
– Comunicação
– Persuasão
– Entusiasmo
– Sociabilidade
– Empatia
– Otimismo

Há pessoas com perfis de Dominância e Influência gostam de mudanças e tendem a assumir riscos com mais facilidade. Tal característica pode ser importante caso seu deseje expandir o negócio numa ou aquisição, por exemplo.

Estabilidade

Quanto maior o perfil de estabilidade, menor será a velocidade com a qual a pessoa lida com mudanças. São pessoas que zelam pela padronização e segurança. Tendem a ser calmas, prudentes e ótimas ouvintes.

Este perfil não gosta de mudanças frequentes e tem a necessidade de se sentir parte de algo. Tende a ser um pouco lento e num ambiente de pressão pode se prejudicar por medo de magoar alguém.

Caraterísticas:
– Estabilidade
– Autocontrole
– Ponderação
– Amabilidade
– Paciência
– Conservadorismo

Conformidade

Quanto maior o perfil de conformidade, maior será a facilidade em lidar com regras e procedimentos. Tendem a gostar de estudar e zelam por fazer as coisas seguindo os regulamentos estabelecidos.

Este perfil não gosta de imprevistos e tem a necessidade de segurança. Tende a ser resistente e num ambiente de pressão pode se calar e se retirar do local.

Caraterísticas:
– Disciplina
– Precisão
– Atenção aos detalhes
– Organização
– Cautela
– Lógica

As pessoas com perfis de Estabilidade e Conformidade tendem a ser mais analíticas. A visão delas será imprescindível numa análise estratégica ou de risco. Sua atuação também será ótima numa área técnica, pois estão sempre atentas a detalhes.

O TESTE DISC

Existem hoje diversas ferramentas DISC no mercado. O teste DISC é formado por um questionário e a quantidade de questões varia de acordo com cada ferramenta. As respostas são objetivas e buscam estabelecer um padrão para cada comportamento.

Geralmente, os testes são formados por um conjunto de adjetivos e a pessoa responderá de acordo com os que mais se identifica.

Após responder o teste, é possível identificar pontos fortes e de melhoria e, em alguns casos, até desenhar um gráfico de características predominantes.

O DISC E A DE PESSOAS

O Teste DISC pode auxiliar de maneira muito concreta num processo de Recrutamento e Seleção, auxiliando os gestores a escolherem os candidatos de maneira objetiva, diminuindo a incidência de erros e direcionando as pessoas para os lugares certos.

Um ponto que se torna uma preocupação para muitos gestores, inclusive em escritórios de contabilidade, são os feedbacks. Com o DISC, a avaliação de um colaborador se torna mais objetiva e ele pode identificar pontos de melhoria que ainda não tinha observado em si mesmo.

O DISC ainda auxiliará o Gestor na melhor maneira de conduzir a devolutiva a um colaborador, proporcionando melhores resultados e consequentemente o aumento da produtividade.

O DISC E O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS

O DISC também é uma excelente ferramenta estratégica de assessment para o desenvolvimento de equipes e lideranças. Com ele, é possível identificar os pontos fortes de cada pessoa, bem como suas necessidades de desenvolvimento, favorecendo a por competências.

A ferramenta permitirá a identificação dos funcionários de alta performance e contribuirá para a redução do turnover.

O DISC E A

O DISC também será de grande ajuda numa ou aquisição, quando são reunidas pessoas de diferentes conhecimentos e habilidades e ajudará na construção de equipes multidisciplinares.

Por promover o autoconhecimento, a ferramenta auxiliará na melhora do clima organizacional e trará maior engajamento com o trabalho.

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