Entenda o que é o Balanced Scorecard

Entenda o que o Balanced Scorecard

Quando pensamos em ser gestor de um escritório de contabilidade, precisamos estar atentos a tudo que acontece em termos de modelos para que a tenha e a empresa em questão possa avançar e garantir melhores condições a cada dia.

Com uma série de avanços e estudos, novos conceitos surgem e se impõem como boas soluções para qualquer negócio. Entre eles, está o Balanced Scorecard.

Mas o que seria este elemento? Isso é o que explicaremos a seguir. Nosso objetivo aqui é, justamente, falar mais sobre este conceito, explicando do que se trata e de que forma ele pode ser aplicado para que o gestor cumpra os objetivos em seu escritório de contabilidade.

O que é Balanced Scorecard?

Para começar, claro, é preciso conceituar e dizer do que se trata o Balanced Scorecard, por vezes também reconhecido como a sigla BSC. Portanto, se este termo aparecer abreviado, é a mesma coisa.

Ele é considerado um modelo de para o negócio, feito de maneira estratégica. A ideia é de que é possível tornar o e as estratégias muito mais abrangentes, indo além apenas de questões orçamentárias, seja em termos financeiros ou contábeis.

Estes indicadores, principalmente relacionados à economia do negócio, são extremamente importantes, mas certamente não são os únicos que podem ser levados em consideração para que o escritório avance em seus objetivos.

Na prática, portanto, o Balanced Scorecard é o modelo de que pode ser aplicado para que as estratégias e planos sejam mais abrangentes e completos, melhorando uma série de questões, que vão desde a tomada de decisões, entendimento do que o mercado e o contexto apontam, chegando até mesmo à parte de comunicação dentro da organização.

Vale destacar que a conceituação vem desde os anos 90, quando Robert Kaplan e David Norton construíram esta ideia, enquanto atuavam na escola de Harvard. Portanto, não é algo novo ou inerente às novas ferramentas tecnológicas, embora estes elementos possam fazer com que a aplicação seja facilitada.

Perspectivas que compõem o Balanced Scorecard

Para colocar o Balanced Scorecard em prática, houve a divisão em algumas diferentes perspectivas e ramos, nos quais pode ser aplicado dentro de uma organização.

Há, por exemplo, a perspectiva financeira. Isso mostra que, apesar de o objetivo ser tornar a mais abrangente, ela não nega a relevância de se ter um ótimo plano econômico, para sustentação do a médio e longo prazo.

Por isso, a aplicação do Balanced Scorecard se dá a partir do momento em que se usa este modelo para identificar metas, expectativas de parceiros, clientes e demais atores relevantes. Podem ser estabelecidas diferentes para analisar, posteriormente, se os objetivos foram cumpridos.

Outro elemento fundamental é a perspectiva do cliente. A partir da aplicação do modelo que estamos mostrando aqui, é preciso entender o que pode ser feito para atrair, captar e, depois, manter os clientes. Isso vale para prestação de e qualquer setor. Ter uma base de clientes é essencial para tornar a captação mais racional e organizada.

Ainda podemos falar sobre duas perspectivas que envolvem o desenvolvimento e a comunicação interna do negócio. Primeiro, o modelo pode, e deve, ser usado para que os procedimentos e a empresarial se perpetuem, de maneira que cada colaborador entenda seu papel e sua caminhada dentro da empresa, valorizando-a e fazendo com que ela avance.

Além disso, há uma perspectiva de aumento da capacitação, com treinamentos, feedbacks e uso de dados para que cada um entenda em qual parte do trabalho pode evoluir, melhorando também o serviço geral oferecido pelo escritório de contabilidade.

Capacidade de ampliar a visão estratégica

Tudo isso, sendo colocado em prática, mostra bem o que é o ideal do Balanced Scorecard: ampliar a visão estratégica e abarcar uma série de diferentes fatores para que haja avanço. Vale destacar que todas estas perspectivas citadas estão conectadas. Por exemplo: colaboradores em constante evolução melhoram o serviço. Isso permite o aumento do número de clientes e com isso a chance de o lado financeiro crescer é evidente.

Vantagens do Balanced Scorecard

Para completar o entendimento, também é importante perceber algumas vantagens claras na utilização do Balanced Scorecard. Primeiro, como o plano se torna mais abrangente, fica mais fácil incluir toda a equipe em debates e no entendimento dos rumos.

Em reuniões, não há uma especificação muito grande, resumindo as discussões a um pequeno grupo de pessoas. Como a abrangência é maior, os diversos setores se envolvem e a tendência é de que haja entendimento completo. Quem atua no relacionamento está interligado à parte financeira, por exemplo.

Logo, a coesão empresarial é maior, diminuindo distâncias e ampliando a ideia de uma única entre os funcionários. Isso faz a diferença, já que todos se entendem de maneira mais clara.

Esta unificação também pode ser vista no momento em que diversos indicadores são colocados dentro das de análise. Elementos tangíveis podem se misturar com ideias e contextos mais intangíveis e, ao mesmo tempo em que tudo se aproxima, também há uma análise mais ampla do que está acontecendo. Isso ajuda a entender o que o mercado apresenta e facilita a tomada de decisões.

Por fim, ainda podemos lembrar que, com o Balanced Scorecard, o modelo de fica mais aberto a mudanças, sempre debatido e analisado por vários lados. Não há decisões imutáveis ou baseadas em subjetividades. Tudo está registrado, nas diferentes perspectivas, e desembocam em um mapeamento mais completo e, ao mesmo tempo, com espaço para aperfeiçoamentos constantes, sempre visando aos melhores resultados para o escritório de contabilidade.

Estes são alguns dos elementos essenciais para que haja o completo conhecimento sobre o que é o Balanced Scorecard. Claro, é preciso colocá-lo em prática e vivenciá-lo para que tudo se feche com sentido. Mas o fato é que se trata de um modelo de bastante interessante para o escritório de contabilidade, capaz de abranger mais aspectos, de aproximar setores e, assim, de tornar seu escritório mais sustentável e bem gerido, abarcando todos os contextos possíveis.

Siga conosco

Para concluir, convidamos o leitor a seguir conosco em variadas plataformas. Leia outros textos, acompanhe os vídeos do YouTube e se inscreva no canal.

Classifique nosso post post