Entenda o que é OKR e como implementar no seu escritório contábil

Entenda o que é OKR e como implementar no seu escritório contábil]

Não existe mais um modelo único no setor de contabilidade. Isso significa que, se você deseja expandir seu escritório contábil, depende de você determinar como irá operar melhor, que tipo de cliente deseja, de quais serviços eles precisam, como deseja trabalhar e quais sistemas modernos trarão tudo isso juntos.

Fazer sua firma crescer não significa necessariamente contratar uma equipe maior ou aumentar o número de clientes. Você pode alcançar o crescimento simplesmente trabalhando de maneira mais inteligente, fazendo mais com menos ou sendo o melhor no que faz.

Mas antes que tudo isso aconteça, antes mesmo de fazer planos para expandir seu escritório de contabilidade, você deve dedicar um tempo para entender as técnicas que podem ajudá-lo a crescer. E uma dessas técnicas é o método OKR.

Como funciona o método OKR?

A sigla OKR significa Objectives and Key Results, que no bom português significa Objetivos e Resultados-Chave.

Já deve ser de costume da equipe do seu definir vários objetivos principais para a firma, departamentos e funcionários para um determinado período de tempo (por exemplo, um trimestre).

Pelo método OKR, para cada um desses objetivos, de 3 a 5 parâmetros mensuráveis devem ser determinados, pelos quais se pode julgar os Resultados-Chave alcançados.

A cada mês a sua equipe deve se reunir e discutir o grau de cumprimento dos objetivos, respondendo a questionamentos como quais ações foram realizadas, o que está planejado e se a ajuda da equipe é necessária.

Anote agora onde você está e por quê

Para aplicar o método OKR no seu escritório de advocacia, comece observando o propósito, a visão e a missão de sua prática contábil. Se ainda não foram definidos, se pergunte por que existe como empresa e seja específico.

Lembre-se de quando você estabeleceu sua firma pela primeira vez, considere quais foram seus principais motivadores para construir seu próprio negócio e identifique as características definidoras que o diferenciam de outras empresas de contabilidade.

Tenha isso em mente ao longo de todas as decisões que tomar. Além de seus motivos holísticos, você precisa examinar mais de perto sua equipe, cujo trabalho coletivo é cumprir esta missão. Examine também a da sua firma, que são os valores e ações compartilhados da equipe que são evidentes no dia a dia.

A prática desses valores é desenvolvida e influenciada pelas personalidades individuais que interagem dentro dela, portanto entender como essas pessoas trabalham juntas para alcançar objetivos comuns mostrará essa dinâmica.

Conhecer esses comportamentos compartilhados o ajudará a identificar os pontos fortes, fracos e a saúde geral de sua equipe. No final, um propósito claro dá a você o foco.

Decida onde você quer estar

Com uma compreensão detalhada de onde está sua prática contábil atualmente, você precisa definir o que deseja alcançar. Estabeleça objetivos claros que sejam específicos o suficiente para não deixar qualquer confusão (ou espaço para desculpas) mais adiante.

Comece a olhar para o longo prazo com um cronograma de um a cinco anos, pensando nisso como o grande destino que você deseja que sua prática atinja.

Essas metas podem se concentrar em seu serviço (incluindo satisfação e retenção do cliente), lucro, crescimento (em termos de equipe e expansão futura) ou social (como você retribuirá à comunidade).

Eles devem se basear em sua declaração de missão, refletindo o motivo pelo qual sua prática funciona e por que você deseja continuar.

E lembre-se de ser ambicioso. Você quer empurrar seu para fora da zona de conforto em que ele sempre esteve com segurança por tanto tempo, e as metas que você definir serão um lembrete constante do que você está trabalhando.

Estamos constantemente gerenciando e revisando nossos objetivos e foco. Embora queiramos ser ágeis como uma firma contábil, é essencial manter as disciplinas de organizações maiores em termos de orçamento, e previsão.

Esse processo de definição de metas é fundamental e está diretamente relacionado à sua capacidade de fornecer os seus serviços de de maneira eficiente e em escala.

Com o destino de longo prazo definido, você precisa identificar um roteiro que inclua as etapas que o levarão até lá. A partir daí você já pode começar a a implementar OKRs para dividir as metas anuais em objetivos de curto prazo e resultados-chave.

Como bem sabemos que OKR significa Objetivos e Resultados-Chave, nada melhor que esse método para entender que seus objetivos são metas que lhe dizem para onde ir. E cada objetivo tem alguns resultados importantes, que indicam como você chegará lá.

Regras para seus OKRs

Você deve defini-los anualmente e trimestralmente. Não tenha muitos: cinco objetivos e quatro resultados principais para cada um é o máximo por trimestre (embora recomendamos três objetivos).

E torne-os desafiadores também: você deve esperar terminar acertando 80% de seus alvos. Outro ponto importante é que um resultado chave deve ter um número. Dessa forma, você pode dizer objetivamente se o alcançou ou não (pontuação no final do trimestre, usando uma escala de 0 a 1).

Essas metas devem abranger vários aspectos do seu negócio, incluindo objetivos claros em relação à sua receita, retenção de pessoal, número de clientes e sua satisfação e tudo o mais que você precisa para atingir os objetivos finais.

Isso ajudará a pensar sobre cada objetivo usando o método SMART: torne-os específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Ao dividir as metas anuais em objetivos trimestrais menores, você pode começar a pensar sobre os principais resultados que precisará atingir para atingir o objetivo.

Você também obterá uma compreensão mais clara das ações individuais que precisarão ser executadas pelos membros de sua equipe e como tudo se encaixará no esquema mais amplo das coisas.

Por exemplo, a meta anual de sua firma de pode ser dobrar os lucros, mas sua meta trimestral é dobrar a receita mês a mês, por 3 meses consecutivos.

Dois resultados principais poderiam ser o aumento da receita, trazendo mais clientes e aumentando o valor dos clientes atuais. Portanto, duas ações podem ser melhorar a velocidade de integração do cliente e implementar pelo menos um serviço de consultoria de taxa fixa.

Seja ousado

Finalmente, não tenha medo de pensar com cuidado, mas com ousadia, ao avaliar, criar estratégias e planejar. Sua avaliação e definição de metas hoje podem levar a uma reformulação de cada elemento de seu negócio daqui para frente, desde sua equipe, de clientes, entrega de serviços e processos. Aguarde e verá como tudo se moverá em uma nova direção que quase certamente trará muitas recompensas para você.

Para aprender mais maneiras de desenvolver ações eficazes para o seu escritório de contabilidade, acompanhe o meu Telegram.