Entenda o que é OKR e como implementar no seu escritório contábil

Entenda o que é OKR e como implementar no seu escritório contábil]

Não existe mais um modelo único no setor de . Isso significa que, se você deseja expandir seu , depende de você determinar como irá operar melhor, que tipo de cliente deseja, de quais serviços eles precisam, como deseja trabalhar e quais sistemas modernos trarão tudo isso juntos.

Fazer sua firma crescer não significa necessariamente contratar uma equipe maior ou aumentar o número de clientes. Você pode alcançar o crescimento simplesmente trabalhando de maneira mais inteligente, fazendo mais com menos ou sendo o melhor no que faz.

Mas antes que tudo isso aconteça, antes mesmo de fazer planos para expandir seu , você deve dedicar um tempo para entender as técnicas que podem ajudá-lo a crescer. E uma dessas técnicas é o método OKR.

Como funciona o método OKR?

A sigla OKR significa Objectives and Key Results, que no bom português significa Objetivos e Resultados-Chave.

Já deve ser de costume da equipe do seu definir vários objetivos principais para a firma, departamentos e funcionários para um determinado período de tempo (por exemplo, um trimestre).

Pelo método OKR, para cada um desses objetivos, de 3 a 5 parâmetros mensuráveis devem ser determinados, pelos quais se pode julgar os Resultados-Chave alcançados.

A cada mês a sua equipe deve se reunir e discutir o grau de cumprimento dos objetivos, respondendo a questionamentos como quais ações foram realizadas, o que está planejado e se a ajuda da equipe é necessária.

Anote agora onde você está e por quê

Para aplicar o método OKR no seu escritório de advocacia, comece observando o propósito, a visão e a missão de sua prática contábil. Se ainda não foram definidos, se pergunte por que existe como empresa e seja específico.

Lembre-se de quando você estabeleceu sua firma pela primeira vez, considere quais foram seus principais motivadores para construir seu próprio negócio e identifique as características definidoras que o diferenciam de outras empresas de .

Tenha isso em mente ao longo de todas as decisões que tomar. Além de seus motivos holísticos, você precisa examinar mais de perto sua equipe, cujo trabalho coletivo é cumprir esta missão. Examine também a da sua firma, que são os valores e ações compartilhados da equipe que são evidentes no dia a dia.

A prática desses valores é desenvolvida e influenciada pelas personalidades individuais que interagem dentro dela, portanto entender como essas pessoas trabalham juntas para alcançar objetivos comuns mostrará essa dinâmica.

Conhecer esses comportamentos compartilhados o ajudará a identificar os pontos fortes, fracos e a saúde geral de sua equipe. No final, um propósito claro dá a você o foco.

Decida onde você quer estar

Com uma compreensão detalhada de onde está sua prática contábil atualmente, você precisa definir o que deseja alcançar. Estabeleça objetivos claros que sejam específicos o suficiente para não deixar qualquer confusão (ou espaço para desculpas) mais adiante.

Comece a olhar para o longo prazo com um cronograma de um a cinco anos, pensando nisso como o grande destino que você deseja que sua prática atinja.

Essas metas podem se concentrar em seu serviço (incluindo satisfação e retenção do cliente), lucro, crescimento (em termos de equipe e expansão futura) ou social (como você retribuirá à comunidade).

Eles devem se basear em sua declaração de missão, refletindo o motivo pelo qual sua prática funciona e por que você deseja continuar.

E lembre-se de ser ambicioso. Você quer empurrar seu para fora da zona de conforto em que ele sempre esteve com segurança por tanto tempo, e as metas que você definir serão um lembrete constante do que você está trabalhando.

Estamos constantemente gerenciando e revisando nossos objetivos e foco. Embora queiramos ser ágeis como uma firma contábil, é essencial manter as disciplinas de organizações maiores em termos de , e previsão.

Esse processo de definição de metas é fundamental e está diretamente relacionado à sua capacidade de fornecer os seus serviços de de maneira eficiente e em escala.

Com o destino de longo prazo definido, você precisa identificar um roteiro que inclua as etapas que o levarão até lá. A partir daí você já pode começar a a implementar OKRs para dividir as metas anuais em objetivos de curto prazo e resultados-chave.

Como bem sabemos que OKR significa Objetivos e Resultados-Chave, nada melhor que esse método para entender que seus objetivos são metas que lhe dizem para onde ir. E cada objetivo tem alguns resultados importantes, que indicam como você chegará lá.

Regras para seus OKRs

Você deve defini-los anualmente e trimestralmente. Não tenha muitos: cinco objetivos e quatro resultados principais para cada um é o máximo por trimestre (embora recomendamos três objetivos).

E torne-os desafiadores também: você deve esperar terminar acertando 80% de seus alvos. Outro ponto importante é que um resultado chave deve ter um número. Dessa forma, você pode dizer objetivamente se o alcançou ou não (pontuação no final do trimestre, usando uma escala de 0 a 1).

Essas metas devem abranger vários aspectos do seu negócio, incluindo objetivos claros em relação à sua receita, retenção de pessoal, número de clientes e sua satisfação e tudo o mais que você precisa para atingir os objetivos finais.

Isso ajudará a pensar sobre cada objetivo usando o método SMART: torne-os específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Ao dividir as metas anuais em objetivos trimestrais menores, você pode começar a pensar sobre os principais resultados que precisará atingir para atingir o objetivo.

Você também obterá uma compreensão mais clara das ações individuais que precisarão ser executadas pelos membros de sua equipe e como tudo se encaixará no esquema mais amplo das coisas.

Por exemplo, a meta anual de sua firma de contabilidade pode ser dobrar os lucros, mas sua meta trimestral é dobrar a receita mês a mês, por 3 meses consecutivos.

Dois resultados principais poderiam ser o aumento da receita, trazendo mais clientes e aumentando o valor dos clientes atuais. Portanto, duas ações podem ser melhorar a velocidade de integração do cliente e implementar pelo menos um serviço de consultoria de taxa fixa.

Seja ousado

Finalmente, não tenha medo de pensar com cuidado, mas com ousadia, ao avaliar, criar estratégias e . Sua avaliação e definição de metas hoje podem levar a uma reformulação de cada elemento de seu negócio daqui para frente, desde sua equipe, de clientes, entrega de serviços e . Aguarde e verá como tudo se moverá em uma nova direção que quase certamente trará muitas recompensas para você.

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