Escritório contábil tradicional vs escritório do futuro (QUE CHEGOU)

Não há dúvidas de que a economia está passando por uma grande transformação por meio das novas tecnologias. Elas estão ajudando a mudar o mundo radicalmente. E isso inclui também as profissões tradicionais, como os contadores.

Essas mudanças não são necessariamente ruins. Na verdade, elas mostram que é preciso estar atento ao mercado e acompanhar seus rumos. Tudo isso recai na comparação entre escritórios contábeis tradicionais e escritórios contábeis modernos. Sendo assim, nesse artigo vamos discorrer sobre o tema. Leia e saiba mais!

Mudanças no mercado contábil

As novas tecnologias vêm mudando muito rapidamente o mercado de contabilidade. Mesmo que grande parte dos escritórios contábeis forneça a seus clientes somente serviços tradicionais, é preciso manter a mente aberta para o que o mercado necessita e pensar além.

É óbvio que toda a estratégia e embasamento das Ciências Contábeis continuam os mesmos, com a forma tradicional de serem feitos. No entanto, os clientes hoje têm outra cabeça e é preciso acompanhá-los.

Os contadores hoje precisam ser uma espécie de parceiro estratégico de seu cliente. Sendo assim, ele precisa ir além e entregar muito mais do que somente aquilo que é tradicional ou exigido por lei. Esses são os escritórios contábeis do futuro. Os profissionais deixam de ser apenas contadores e se tornam consultores. Mas como isso é possível?

Contabilidade com tecnologia

O mercado tem usado cada vez mais os meios digitais para se movimentar. Isso não quer dizer substituição de trabalho, mas sim como uma maneira de deixar os procedimentos contábeis automatizados. Afinal, tradicionalmente, eles requerem muitas atividades burocráticas e repetitivas.

Hoje, o contador pode contar com softwares contábeis, com a internet e outras tecnologias para realizar seu trabalho de maneira ágil.  A grande vantagem disso tudo é a praticidade. Assim, o contador deixa de ser apenas um “digitador de informações”. Seu futuro é ser um consultor de negócios ou um analista de economia, que pode ajudar seus clientes a tomar decisões estratégicas.

Dessa forma, como o profissional não precisa mais perder tempo com tarefas repetitivas, ele pode focar nos clientes, em suas expectativas e dificuldades. O contador agora pode fazer a análise de situações e sugerir caminhos e melhores escolhas para a gestão de um negócio, por exemplo.

Mudanças nos escritórios tradicionais

Hoje é cada vez mais comum que empresas de contabilidade ofereçam seus serviços em meio digital. Com isso, muitos escritórios tradicionais estão fazendo a sua transformação digital e se adaptando. Isso traz diversas vantagens para os profissionais e para os clientes. Com tudo isso, fica muito claro que quem não está se adaptando a esta nova forma de negócio está ficando para trás.

Assim, inserir as novas tecnologias em um escritório contábil não é diferencial nos dias de hoje. É uma obrigação e uma necessidade. É possível utilizar a tecnologia a seu favor e se adaptar ou ir contra a maré e lutar ao máximo até entrar em extinção. Estar a par das mudanças tecnológicas em seu ramo de negócios é fundamental para que seu escritório de contabilidade continue no mercado.

Como se atualizar?

A seguir, daremos algumas dicas importantes para que sua empresa tradicional de contabilidade se transforme em uma consultoria na área, ajudando ainda mais seus clientes e permanecendo presente no mercado.

Se manter atento a qualquer novidade

O profissional de contabilidade tem que estar atento sobre qualquer tipo de novidade tecnológica em sua área para que seu trabalho se torne mais dinâmico e ágil. Além disso, deve se atualizar quanto às mudanças nas leis. Assim, as atividades contábeis serão realizadas o melhor possível, fazendo seu cliente se sentir mais satisfeito e seguro.

Ter postura de consultor

Grande parte dos profissionais de contabilidade conta com o crescimento do número de contratos para que sua receita também aumente. No entanto, direcionar seu trabalho para manter a carteira de clientes atual também é fundamental.

Conforme se conquista a confiança de seus clientes, as possibilidades de indicações para serviços aumentam. Por isso, adotar uma postura de consultor é tão importante. Fazer consultoria é um caminho muito bom, no qual o objetivo é ouvir o cliente e trazer a ele soluções para os problemas que foram apresentados.

Para isso, oferecer um atendimento que seja personalizado é muito importante. Assim, é possível criar um relacionamento de confiança com o cliente.

Ter agilidade na comunicação

O contato pessoal com o cliente é fundamental para mantê-lo. No entanto, o cotidiano corrido acaba atrapalhando a criação desse relacionamento próximo. Dessa forma, uma maneira de se comunicar com mais agilidade com o cliente é através das ferramentas digitais, como o GoogleMeet, Zoom,  Teams, ou  WhatsApp. Há opções ainda mais completas para atendimento omnichannel, que é uma estratégia que utiliza diferentes formas de comunicação para oferecer excelência na experiência de atendimento por meio de diversos canais.

Com eles, o profissional pode sanar dúvidas e resolver problemas de qualquer lugar que esteja, contanto que haja acesso à internet. Além disso, o contador pode ainda mostrar algum novo serviço que esteja oferecendo em seu escritório para que o cliente tenha mais uma opção.

Investimento em marketing digital

Para aqueles que têm uma visão tradicional de mundo, investir em marketing digital pode ser uma bobagem. No entanto, esta deve ser uma das estratégias mais valorizadas pelos profissionais de contabilidade. O marketing digital é aquele que vai ajudar as empresas a divulgarem seus serviços em diversos canais (redes sociais, por exemplo) e trazer novos clientes.

Ferramentas como o LinkedIn, Instagram e o Facebook podem ajudar na captação desses novos clientes e ainda na troca de conhecimento quanto às tendências de mercado. Quanto mais um profissional se mantém bem informado sobre cursos de capacitação e mudanças na carreira, mais ele poderá aperfeiçoar os serviços oferecem.

Outra coisa muito interessante de ser feita é manter um canal no YouTube para a empresa de contabilidade. Assim, ela ganhará maior reconhecimento do público e atrairá novos clientes. Manter um blog, em que temas relevantes sobre contabilidade se destaquem, é uma outra boa opção. Basta usar uma linguagem de fácil acesso e elaborar bons conteúdos.

Esse conteúdo foi relevante para você? Leia outros artigos interessantes em nosso site. Compartilhe esse artigo com seus amigos e colaboradores.