Gerenciamento por objetivos: veja como atingir suas metas

Gerenciamento por objetivos: veja como atingir suas metas

O gerenciamento por objetivos (MBO) é uma sistemática, funcional e orientada para resultados que dá muita ênfase ao processo de definição de metas. Esse tipo de gerenciamento fornece ampla liberdade para que os indivíduos criem e concluam suas tarefas em seu próprio tempo.

Quanto à natureza do gerenciamento por objetivos, trata-se de uma abordagem funcional, dando importância ao processo de definição de metas. É uma abordagem sistemática para definir metas e ajuda cada departamento individual a desenvolver seus objetivos. Mas o MBO não interfere no processo de implementação dessas metas.

Isso dá a cada membro a liberdade de realizar suas tarefas por conta própria. Isso pode promover a criatividade e a na sua empresa e ajudar os seus colaboradores a gerar ideias, resolver problemas e contribuir para os objetivos organizacionais com insumos diversificados.

Isso permite que os contadores se mantenham motivados e comprometidos com o processo. O gerenciamento por objetivos é uma orientada para resultados. Portanto, os resultados são facilmente monitorados e ajudam o seu escritório de ciências contábeis a entender se seus objetivos são alcançados.

Se você busca formas de atingir as metas do seu por meio do gerenciamento por objetivos, saiba que está no caminho certo. Como o MBO promove a solução criativa de problemas e o pensamento crítico, é perfeito para qualquer empresa contábil. Confira como atingir seus objetivos com o MBO.

Níveis de participação

Criar objetivos usando MBO é impossível sem esforço conjunto, devendo envolver gerentes e membros da equipe. As metas devem ser definidas coletivamente e devem dividir funções e responsabilidades somente após uma discussão adequada.

Metas quantificáveis

O objetivo final do MBO é atingir objetivos com sucesso. No entanto, os objetivos precisam ser realistas, verificáveis e mensuráveis. Somente quantificando você pode acompanhar o progresso e fazer alterações no meio do caminho, se necessário.

O que deve ser realizado

O MBO se concentra no que deve ser realizado em vez de em como pode ser realizado. Uma vez que as metas são identificadas, diferentes pessoas em vários níveis de gerenciamento concordam mutuamente sobre como cumprir essas metas e sobre os padrões de avaliação de desempenho.

Resultados Efetivos

O MBO ajuda a colocar os recursos da melhor forma possível e abre o caminho para a realização. Todos são incentivados a pensar de forma criativa para ajudá-los a atingir seus objetivos. Quando as necessidades e expectativas são claras e há liberdade e motivação, o desempenho tende a melhorar.

Suporte Consistente

O gerenciamento por objetivos não é uma intervenção única, mas um ciclo contínuo de melhoria. Os gerentes fornecem suporte como orientação contínua, e feedback.

Qual é a necessidade do gerenciamento por objetivos na sua empresa de contabilidade?

O trabalho colaborativo por meio de mecanismos coletivos pode induzir mudanças comportamentais. O processo de gerenciamento por objetivos combina diferentes áreas de desempenho e pode beneficiar o seu das seguintes maneiras:

Ajuda os funcionários a entender melhor suas funções e responsabilidades e dá clareza sobre o que precisa ser feito, há participação na definição de metas e na tomada de decisões de todos os níveis em vários departamentos e há mais espaço para conversa e discussão, o que aprimora ainda mais o relacionamento entre os gerentes e suas equipes.

Há ainda uma comunicação melhorada que leva a uma maior colaboração e cooperação, melhorando as relações interpessoais, sem falar que os gerentes assumem a responsabilidade de alinhar as metas pessoais com os objetivos organizacionais gerais e os objetivos podem ser definidos individualmente para cada departamento, como marketing, financeiro e de contas de clientes.

Traços de MBO podem ser aplicados em qualquer tipo de empresa de contabilidade, desde que os objetivos sejam cuidadosamente planejados, estabelecidos e monitorados.

Confira em tópicos alguns outros benefícios do gerenciamento por objetivos para uma empresa da área contábil.

Todos em um saberão o que fazer

Cada gerente e seus subordinados saberão exatamente o que devem fazer. Isso ajudará a todos a priorizar suas tarefas diárias e gerenciar melhor seu tempo. No curto prazo, o gerenciamento por objetivos também permitirá que todos os contadores vejam a importância do que fazem para a empresa. No longo prazo, deve levar ao aumento da produtividade geral.

Todos trabalham para o mesmo objetivo

Ao usar os objetivos corporativos como o foco principal para definir todos os objetivos departamentais e individuais, todos no seu escritório de ciências contábeis devem trabalhar em direção ao mesmo objetivo geral. Isso evitará conflitos em potencial e deve garantir uma abordagem consistente e bem coordenada em todo o negócio.

Melhor monitoramento de desempenho

Objetivos claramente especificados atuam como um mecanismo de controle. Ao definir metas individuais acordadas com as pessoas que têm autoridade para alcançá-las, os gerentes são capazes de monitorar de forma transparente o desempenho de todos e medir o ou o fracasso dos seus escritórios de contabilidade.

Uma nova fonte de

Essa forma de envolvimento da equipe é uma característica fundamental do enriquecimento do trabalho e deve ajudar a fornecer uma força motivadora. Ao adicionar tarefas extras para os contadores realizarem, essa nova dimensão para os empregos existentes os deixará mais motivados.

Conclusão

O processo de gerenciamento por objetivos em um pode impulsionar o desempenho individual, pois proporciona aos colaboradores um maior sentido de identificação. Além de aumentar o moral e a satisfação no trabalho, há maior produtividade.

Quando um gestor da área da investe na qualificação ou requalificação dos funcionários e amplia a base de conhecimento, surgem novas oportunidades de crescimento na carreira.

Por exemplo, a avaliação de desempenho fornece aos indivíduos um feedback que os ajuda a identificar as áreas exatas de autoaperfeiçoamento. E nem é preciso dizer que melhor desempenho leva a mais lucro.

Em resumo, portanto, o processo de gerenciamento por objetivos ajuda a direcionar as metas de um e a criar uma relação simbiótica entre gerentes e colaboradores. Como gerente, se você deseja integrar o MBO em sua organização, precisa entender como sua equipe funciona e quais são suas expectativas. Não se esqueça disso!

Caso tenha aproveitado as informações deste artigo, inscreva-se no meu canal do Telegram para sempre ter acesso a conteúdos relevantes para o crescimento constante do seu escritório de contabilidade!

Classifique nosso post