Gestão de liderança: a importância para gerar e manter uma equipe de alta performance em escritório contábil

O principal papel do líder é inspirar no outro a vontade de vestir a camisa da empresa.

Nos últimos tempos, diversos conceitos passaram por mudanças em nossa sociedade. No quesito profissional, não foi diferente. Questões que antes não eram importantes, passaram a ser relevantes, como a de liderança, e esse assunto pode ser primordial para garantir uma equipe de alta performance em .

É claro que muitas instituições ainda não abordam o assunto entre os colaboradores e os efeitos surgem conforme as reclamações de quem faz parte da equipe.

Estar aberto para realizar uma de liderança é estar atento aos talentos que existem na sua equipe, investindo em preparo para que aquela pessoa se torne um verdadeiro líder.

E você? Já aborda esse assunto com os seus colaboradores? Deseja ter uma equipe de alta performance em ?

O que é liderança?

Essa palavra começou a ser utilizada há pouco tempo dentro das empresas, mas ainda é preciso explicar o termo e o que se espera de alguém que ocupa esse cargo.

O líder é diferente do chefe, do diretor ou do presente. O líder é alguém que tem potencial de gerenciar uma equipe, extraindo dela as melhores ideias e contribuindo para que o clima entre as pessoas seja satisfatório.

O principal papel do líder é inspirar no outro a vontade de vestir a camisa da empresa.

É fazer toda a equipe ter admiração pelo trabalho realizado e que todos se sintam inspirados em cada trabalho.

Pensando nessa descrição, parece que ter um líder na sua equipe pode ser a solução para ter uma equipe de alta performance em , não é mesmo?

E se esse líder for um bom líder, realmente essa pode ser uma ótima saída para incentivar todos os seus colaboradores!

O que é de liderança?

Agora que você já sabe o que é liderança, é importante saber o que é a gestão e como deve ser feita.

É importante ressaltar que muitos de nós já nascem com características de líder, enquanto outros encontram problemas e conflitos no caminho rumo à liderança.

É claro que ambos podem ocupar um cargo de liderança, mas é importante identificar quais desses perfis vão combinar mais com a sua equipe.

Enquanto estiver fazendo a gestão de liderança, é fundamental estar atento ao perfil de quem está liderando a sua equipe.

Isso porque o líder precisa inspirar os demais.

Se a atuação dele, o trabalho que ele entrega ou a forma que se relaciona não desperta algo nos colaboradores, então esse pode não ser o líder da sua equipe.

A dica é válida e importante para que você não tenha problemas com o perfil dos colaboradores ou para que não perca bons profissionais por conta de problemas com líderes.

Escolha o líder

É claro que um bom líder não anda por aí, então será difícil andar pela rua e encontrar a pessoa certa para gerenciar a sua equipe.

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora da escolha, afinal, o objetivo é encontrar a pessoa ideal para ocupar esse cargo tão importante.

Para ter um líder em sua equipe, você pode optar por duas formas de processo:

  • Nomeação de alguém que já faz parte da equipe;
  • Contratação de alguém que tenha perfil de liderança.

É fundamental pensar bem antes de escolher entre as duas opções. Se a decisão aqui parecer equivocada para a maioria dos colaboradores, você não conseguirá realizar a gestão de liderança muito menos ter uma equipe de alta performance em escritório contábil.

Então, vamos aos cenários com as duas opções. Se você optar por nomear alguém que já faz parte da equipe, é importante que os demais colaboradores saibam que essa nomeação foi por mérito e não por outras maneiras.

Isso porque essa pessoa precisa ter autonomia e uma boa imagem perante os demais. Então, se a equipe desconfiar que a promoção foi aprovada por outros motivos, essa liderança já não será capaz de inspirar as pessoas.

Pense em realizar atividades antes de escolher a pessoa que já está inserida na sua empresa. Testes de perfil e habilidade podem ajudá-lo a compreender como cada um reage em determinadas situações e isso pode lhe mostrar qual é o líder que a sua equipe precisa.

Porém, vale ressaltar: não existe um perfil certo ou errado. Todos nós vamos reagir de determinadas maneiras em algumas situações. Então, quando for avaliar o teste, não julgue a reação de nenhum dos participantes.

Agora, se você realizou os testes, mas acredita que ninguém da sua equipe tem a habilidade que você busca para gestão de liderança e para manter uma equipe de alta performance em escritório contábil, chegou a hora de buscar alguém no mercado de trabalho.

Neste caso, antes de agendar as entrevistas e começar as conversas, tenha em mente o profissional que você deseja encontrar. Pense nas características, na forma como essa pessoa precisa se portar e questione tudo isso durante a conversa.

É importante se certificar de que essa pessoa terá um bom relacionamento com todos, afinal, o objetivo é incentivar as pessoas!

Invista em conhecimento

Essa é uma das dicas mais valiosas quando o assunto é a gestão de liderança: invista em conhecimento!

É claro que algumas pessoas já vão apresentar características de líder, mas esses traços precisam ser treinados constantemente.

Invista em , em cursos que trabalhem a empatia, a inteligência emocional e as habilidades que você sabe que vão motivar e manter uma equipe de alta performance em escritório contábil.


Não esqueça: a melhor forma de realizar a gestão de liderança é conhecendo muito bem as pessoas que trabalham com você!

Só assim será possível encontrar um perfil que seja capaz de inspirar a todos e transformar por completo o ambiente de trabalho e a entrega dos resultados.

Com um bom líder, a sua equipe será capaz de realizar trabalhos fantásticos, com bons resultados e muito empenho. Está preparado para realizar a gestão de liderança?

Se você gostou do conteúdo e deseja estar antenado sobre tudo que envolve a rotina em um escritório contábil, acesse o nosso blog e acompanhe os nossos artigos. Será um prazer ajudar você!