Gestão e Estratégias do Empreendedorismo na Contabilidade – Pesquisa 2020

Tendências no setor contábil para 2021

Conforme o Conselho Federal de Contabilidade, no Brasil as organizações contábeis chegam a quase 70 mil em atividade até o mês de agosto de 2020.

Uma pesquisa foi realizada para abordar como as organizações contábeis estão fazendo para se consolidar diante da transformação digital e as mudanças de relacionamento com o cliente.

Os dados do mercado foram coletados por pesquisa survey, com 503 respondentes. Responderam aos questionários profissionais de todas as unidades da federação, exceto Acre e Amapá.

Nesse artigo, apresentaremos uma parte da pesquisa sobre gestão e estratégias do empreendedorismo na contabilidade.

Faça download do “MAPA DO EMPREENDEDORISMO NA CONTABILIDADE 2020”  

Gestão e Estratégias

A estruturação organizacional das empresas de serviços contábeis no Brasil é bastante diferente quando analisamos os dados das 80% menores comparados com os das 20% maiores.

Estrutura organizacional

Sua empresa tem uma ou mais pessoas alocadas em tempo integral em qual das áreas abaixo?

pesquisa gestao e estrategias contabilidade estrutura organizacional

A análise da estrutura organizacional das empresas de contabilidade mostra clara diferença entre os maiores e menores.

Os primeiros apresentam estrutura departamental mais profissionalizada, conforme evidencia o percentual de empresas com uma ou mais pessoas alocadas em tempo integral.

Os maiores escritórios apresentam uma estrutura organizacional mais profissionalizada que os menores.

Nas estruturas de recursos humanos e relacionamento com clientes, a diferença (delta %) não é tão relevante, ou seja, apenas 25%.

Nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, processos e finanças, a departamentalização é percebida com muito mais intensidade nos maiores escritórios.

Especialmente no quesito “finanças”, metade dos pequenos escritórios utiliza recursos humanos que compartilham seu tempo com outras áreas da empresa.

Serviços especializados

Sua empresa mantém contratos com empresa terceirizadas para cuidar das áreas abaixo?

pesquisa gestao e estrategias contabilidade servicos especializados

Em relação à contratação de serviços especializados, percebe-se que nas áreas de finanças, vendas e relacionamento com clientes, os escritórios optaram por não terceirizar essas responsabilidades.

Por outro lado, na área tecnológica a percepção da maioria é que a terceirização se faz necessária.

Nas áreas de marketing, recursos humanos e qualidade, os grandes escritórios utilizam serviços especializados com mais intensidade que os menores.

Fusões e aquisições

42% querem comprar carteiras de clientes.

Há mais interessados em adquirir negócios do que em vender no mercado de serviços contábeis. No máximo, 4% dos empreendedores demonstram-se interessados pela venda (total, parcial ou da carteira de clientes).

Esse interesse é maior nos grandes escritórios, onde 10% (no máximo) querem participar de alguma venda.

A preocupação com a sucessão familiar é tema comum, tanto para pequenos (25%), como os grandes (36%).

Surpreendentemente, 42% dos escritórios (não importa o tamanho) querem comprar carteiras de clientes. Os grandes têm mais propensão a comprar totalmente outra empresa (18%).

O modelo de negócios baseado em franchising é uma opção para um em cada cinco escritórios de grande porte.

Nos próximos 12 meses, sua empresa têm planos para: 

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Serviços prestados hoje e no futuro próximo

Não é surpresa que quase a totalidade dos escritórios oferta serviços de escrituração contábil, fiscal e processamento de folha de pagamentos.

Os grandes escritórios oferecem mais serviços consultivos (em relação às menores), notadamente:

  • BPO do contas a pagar;
  • BPO do contas a receber;
  • Auditoria;
  • Apoio para exportações/importações;
  • Relatórios de benchmark (comparativo de desempenho);
  • Implantação e monitoramento de indicadores de desempenho.

Metade dos grandes escritórios já oferta apoio na implantação de sistemas de gestão.

Outro fato relevante é que metade dos grandes escritórios e um terço dos menores já ofertam apoio na implantação de sistemas de gestão.

Quais serviços sua empresa oferece atualmente aos clientes?

pesquisa gestao e estrategias contabilidade servicos prestados hoje e no futuro proximo

Pensando no curto prazo, ou seja, 12 meses, os serviços de BPO Financeiro estão no radar de cerca de 40% do mercado. Quase 30% dos escritórios já têm essa oferta, e 40% querem tê-la, demonstrando assim que o tema é prioritário para 70% do mercado.

A principal diferença entre grandes escritórios e pequenos é que os primeiros já estão mais avançados na implantação desse tipo de serviço, que 40% deles já ofertam e 25% querem ofertar.

Outra oferta importante é a realização de diagnósticos contábeis e financeiros. Metade do mercado já tem esse produto e 30% planejam ter.

Nos próximos 12 meses, sua empresa planeja ofertar quais serviços aos clientes, além dos que já realiza?

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Prioridades na gestão do negócio

Ao analisar as prioridades na gestão estratégica dos escritórios de contabilidade, percebe-se que as pautas são as mesmas, independentemente do porte da empresa.

Captação de novos clientes, aumento de produtividade, integração de sistemas de gestão de clientes com o escritório e implantação de novas tecnologias são temas que pautam a agenda da maioria do mercado, seja nos grandes ou pequenos escritórios de contabilidade.

Apenas um terço do mercado demonstra priorizar a implantação de sistemas para controle de processos e tarefas.

Também um terço do mercado em geral prioriza aumentar a capacitação gerencial da liderança, desenvolvimento de ações para engajamento de colaboradores e trabalhar com equipe parcialmente em home office.

Mas esses temas são prioritários para metade dos grandes escritórios.

Nos próximos 12 meses, quais das ações abaixo sua empresa pretende priorizar?

pesquisa gestao e estrategias contabilidade novas acoes escritorio de contabilidade

Conclusão

O alto percentual de empresas interessadas em fusões e novas aquisições sinaliza o avanço do mercado rumo à fase de concentração.

Por outro lado, novas tecnologias, novos atuantes e adaptações no comportamento do mercado consumidor de serviços pode reconduzir toda a situação atual para um novo processo de abertura.

Sendo assim, o mercado precisa manter-se monitorado, estudado de forma sistemática para receber as novas tendências sem grandes surpresas e o compreendendo antecipadamente.

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