GIFTWORK: COMO TORNAR SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL EM UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR.

Para que vivemos se não for para tornar a vida menos difícil um para o outro? Mary Ann Evans

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO CONCEITO GIFTWORK?



 Giftwork. Do inglês gift=presente e work=trabalho, significa, presentear no trabalho. É a entrega de presentes não necessariamente materiais, entre pessoas de uma organização. Ele pode ser, uma gentileza, um feedback, um elogio, um reconhecimento, um incentivo entre várias ações positivas, e sem custo monetário. O GiftWork é de baixo investimento para quem dá, e de muito valor para quem recebe.


Este conceito foi estabelecido pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) que certifica as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo. 

OS PRINCÍPIOS PARA QUE UMA EMPRESA OBTENHA NA IMPLANTAÇÃO DA PRÁTICA DO GIFTWORK, SEGUNDO O GPTW SÃO: 

CONTRATAR E RECEBER: Está totalmente relacionado ao onboarding dos novos colaboradores. Como você faz o seu processo de seleção, formaliza a contratação e os recebe. 

INSPIRAR: É o conjunto de comportamentos positivos, principalmente vindo da que influenciam de forma positiva e faz com que o restante do time, queira copiar. 

 FALAR e ESCUTAR: É a forma com que sua empresa domina as técnicas de feedbacks. Além disso, é o quanto as pessoas consideram o ambiente seguro, para se abrir e falarem de si mesmo, e colaborarem com os projetos.

 AGRADECER: Como está o exercício da gratidão? A gratidão nem sempre vem de forma verbal, mas também acompanhada de atitudes que confirmem o comportamento positivo do seu time.

DESENVOLVER: Quanto de recurso e tempo é dedicado ao desenvolvimento do seu time? 

CUIDAR: Quando existe grande sinergia e afinidade entre as pessoas de um time, elas sabem quando o outro precisa de ajuda, de um tempo ou até mesmo de uma palavra amiga. 

CELEBRAR E COMPARTILHAR: A troca é uma das coisas mais importantes para engajar o seu time, gerar empatia, e aumentar o termômetro de satisfação. Isso deve ser praticado diariamente. 

Agora que você sabe os princípios, vale a pena seguir três passos para implementar o seu giftwork.

1 – Pesquise: Pergunte ao seu time, quais ações positivas vocês fazem que eles gostam, e quais vocês poderiam fazer para que eles fossem ainda mais felizes no ambiente de trabalho. 

2 – Análise: Aquilo que vocês já fazem e é mais bem avaliado pelo time, aperfeiçoe ainda mais. Aquilo que for sugerido como melhoria, deve ser analisado com cuidado, para que não seja implementado de qualquer forma. 

3 – Pratique: O giftwork é ação, e para que ele de fato seja incorporado a cultura, ele deve ser praticado diariamente. 

CONCLUSÃO 

Cada vez mais os empregadores e colaboradores estão a ter a consciência de que o de uma empresa depende do das pessoas que trabalham na mesma.

O “Giftwork” tem a capacidade de gerar reciprocidade. Quando alguém recebe um “Giftwork” a vontade dessa pessoa é de retribuir de imediato, além disso ele está totalmente associado ao bem-estar e felicidade do colaborador no seu dia a dia profissional. Pratique o Giftwork e faça com que a sua empresa seja uma das melhores para se trabalhar. 

1641492625699 - Aceleração contábil
Vitória Oliveira, Fundadora da Connectabil, HRtech, plataforma de recrutamento para profissionais das áreas contábil e financeira.