Marketing para escritório de contabilidade: Saiba por onde começar

O mercado de trabalho na área de contabilidade é bem acirrado. Para se destacar no mercado é necessário desenvolver novas habilidades de forma contínua, entender o comportamento dos clientes assim como as demandas e também investir em Marketing contábil.

O marketing também pode estar associado ao mercado de contabilidade. Nesse caso em específico, sua função é conseguir estratégias para atrair novos clientes. Portanto, é necessário que esteja atento ás necessidade da empresa para trabalhar em soluções que possam resolver o problema.

Mas não deve apenas focar na parte de comunicação e criação, não dando atenção a entrega. Quando isso acontece, o número de vendas não se torna muito atrativo. A criação, a comunicação e a entrega são fundamentais para que uma estratégia de marketing contábil dê certo.

No entanto, deve-se sempre estar atento ao fato de que existe um código de ética que rege a contabilidade e possibilita algumas restrições quanto ao exercício da publicidade nessa área profissional.

O código de ética da contabilidade

Para desenvolver um marketing para uma empresa contábil, é necessário saber o que diz o Código de Ética da área. Afinal, não se pode infringir as regras que definem o serviço prestado pelos contadores.

Algumas dessas regras são:

• É proibido qualquer ato que possa denegrir publicamente a imagem do profissional de contabilidade
• O profissional não deve se utilizar de termos depreciativos para se referir à classe contábil
• O profissional é vetado de fazer quaisquer referências que sejam prejudiciais
• É proibido ao profissional contábil oferecer ou disputar por serviços profissionais mediante concorrência desleal

Por isso, não é permitido o anúncio de conteúdos que causem prejuízo à imagem do escritório contábil, ao colega de profissão e à classe. O marketing deve ser feito visando as qualidades da empresa, ressaltando o que há de diferente e positivo.

Objetivo de fazer o marketing contábil

O marketing contábil serve como um conjunto de estratégias para levar visibilidade à marca da empresa de contabilidade através da oferta de serviços. Essa oferta é feita para suprir os desejos e as necessidades dos clientes.

Quando o marketing é usado em escritórios de contabilidade ele tem o objetivo de atrair pessoas e, assim, fortalecer a marca da empresa e do próprio funcionário. Isso já é um motivo suficiente para poder investir em marketing contábil.

Mas o investimento em marketing para empresas de contabilidade traz outros objetivos que podem gerar muitos benefícios para a área.

Além de possuir estratégias para que a empresa se torne mais conhecida, como ir a eventos ou investir em marketing digital, o marketing contábil também cria conteúdos relevantes para atrair o público-alvo de forma natural, fazendo assim a empresa criar uma imagem positiva no mercado.

Através de boas estratégias no mercado você consegue se diferenciar da concorrência, atrair novos clientes e também possibilitar um bom relacionamento com eles, afinal as estratégias continuam a serem aplicadas mesmo depois que uma pessoa se torna um cliente.

Como fazer um marketing para escritório de contabilidade

Para desenvolver um bom plano de marketing contábil é necessário fazer análises internas e externas. É preciso fazer um planejamento das estratégias que se deseja seguir para não ficar perdido na tentativa de querer resolver tudo.

Tenha em mente várias possibilidades e selecione aquelas mais adequadas, para que se encaixem no orçamento, que possua pessoas capacitadas e tenha assertividade no meio da contabilidade. Duas vertentes são importantes para esse planejamento: investir em meios digitais, como redes sociais e produção de conteúdo e o marketing de relacionamento.

Alguns passos para fazer esse desenvolvimento:

Defina a persona do seu negócio

Tenha em mente qual é o tipo de cliente ideal para a sua empresa. Ele deve ser caracterizado por renda, idade, área profissional, a empresa em que ele atua e demais informações que achar necessárias que possa fazer uma descrição específica do seu público-alvo.

Gere conteúdo com sua persona em mente

Produza um conteúdo com o objetivo de ajudar a solucionar os problemas que o seu cliente possui. Fazer isso ajuda a atraí-lo para seu site, por exemplo. Portanto, produza conteúdo em suas redes sociais, mande e-mails e redirecione-os para o público específico.

Escolha os meios por onde quer se comunicar

Ao definir seu público, procure saber em quais canais ele pode estar. Com base nisso, a comunicação de sua empresa será mais certeira e impedirá você de ficar divulgando conteúdo para aquele público que não tem interesse em seus serviços, demorando mais a conseguir um retorno satisfatório.

Tenha uma identidade visual forte

Seus conteúdos devem apresentar uma comunicação moderna. Sua identidade visual deve se estender a todas as mídias da empresa que são usadas para se comunicar com o público, de forma a prender sua atenção.

Defina as metas e os orçamentos

Determine quanto recurso financeiro você pode investir, baseando-se na quantidade de clientes que se deseja alcançar, quantas pessoas você deve atrair para chegar ao seu objetivo, o que você deve fazer para chegar nessas pessoas e como gerar esse conteúdo.

Saiba gerir bem o marketing dentro da empresa

O empreendedor pode optar por contratar uma agência especializada para fazer o marketing ou até mesmo criar um espaço para montar um time de marketing dentro da própria empresa, dependo do tamanho do seu negócio. Mas jamais coloque a responsabilidade do marketing contábil nas mãos de funcionários da própria empresa que não entendem do assunto.

Faça o acompanhamento constante das métricas

Após fazer todo o planejamento e começara a colocar em prática tudo aquilo que foi definido, é necessário fazer um controle, medição e a análise dos resultados.

Esse monitoramento é exclusivamente para observar se as ações que foram postas em prática estão sendo eficazes na captação de resultados que a empresa deseja para alcançar seus objetivos.

Ela pode monitorar a quantidade de público-alvo que se tornou cliente, a satisfação do cliente frente ao serviço apresentado e o atendimento das suas necessidades.

Essas métricas de desempenho são fundamentais para entender como a persona reagiu frente às ações propostas pelo marketing contábil. Veja quais estratégias surtiram efeito e corrija aquelas que foram ineficazes.

O marketing dentro de um escritório de contabilidade, por meio de seu monitoramento, planejamento e ações, é fundamental para que a empresa possa ganhar destaque e crescer cada vez mais no mercado.