Matriz 9box: 4 motivos para usar na avaliação de desempenho de colaboradores

A cultura é como o vento. É invisível; no entanto, seu efeito pode ser visto e sentido. Bryan Walker

Você sabe o que é matriz 9Box e como essa ferramenta pode ser um elemento extremamente estratégico para a de pessoas? Avaliar o desempenho dos profissionais que trabalham na sua empresa é uma das principais e mais importantes atividades do RH. 

Para organizar os dados levantados nas avaliações, existem diversas ferramentas e uma das mais eficientes é a matriz 9Box. Com essa metodologia, é possível visualizar de forma objetiva o desempenho e o potencial de cada colaborador dentro da empresa, embasando a tomada de decisões. 

Quer entender melhor os principais motivos para utilizar a avaliação nine box no escritório de e os impactos positivos que essa ferramenta traz? Então continue a leitura. 

Benefícios da matriz 9box: 4 motivos para começar a aplicar já

A matriz 9Box é uma metodologia simples e eficaz de avaliação de performance dos colaboradores que permite às organizações analisarem seus profissionais em duas dimensões: pelo desempenho no passado e pelo potencial futuro

A ferramenta é bastante visual e possibilita classificar os profissionais dentro de nove caixas diferentes, com base em seus resultados e possibilidades de crescimento. A posição de cada colaborador no gráfico, ajuda o RH na tomada de decisões e no desenvolvimento de  planos de de competências mais direcionados e eficientes. 

Além disso, a partir da ferramenta, é possível identificar lacunas e pontos de melhoria na e propor debates abertos e transparentes entre líderes e liderados. Quer conhecer outras vantagens que a metodologia traz para a de pessoas na prática? Confira a seguir. 

1 – Avaliação de Desempenho fundamentada em dados reais

Os dados de desempenho obtidos pelas avaliações são insumos poderosos para uma tomada de decisões mais assertiva, tanto no que diz respeito a planos de desenvolvimento de competências, quanto em decisões como promoções e realocações. 

Com a matriz 9Box é possível visualizar todo o histórico de cada colaborador, entendendo problemas que foram pontuais, erros que se repetem e pontos de melhoria que precisam ser levados em conta. 

Além disso, é possível entender quais colaboradores têm um maior potencial, além daqueles que são mais indicados para posições de liderança. Esse tipo de embasamento permite uma estratégica e evita decisões precipitadas ou baseadas em achismos. 

2 – Base para de sucessões

Substituir profissionais é um processo natural dentro de qualquer empresa. No entanto, essa é uma etapa que precisa ser feita com muito e estratégia

Nesse sentido, a matriz 9Box pode ser uma grande aliada para identificar quais profissionais estão mais preparados para assumir as posições e quanto tempo será necessário para prepará-los para o cargo. 

Com essa análise prévia dos colaboradores, o RH pode definir um para desenvolver nos profissionais com maior potencial, as competências e habilidades que ele ainda não tem, mas que serão necessárias ao cargo. 

Vale lembrar que alguns de podem levar anos, conforme a maturidade dos profissionais. Dessa forma, as avaliações de desempenho e a metodologia são fundamentais para entender essa evolução e identificar quando o colaborador está, de fato, preparado para assumir a nova função. 

3 – Melhora o engajamento e a retenção de colaboradores

A ferramenta 9box traz dados consistentes para facilitar a comunicação entre gestores e colaboradores, o que torna as relações mais transparentes e francas. Dessa forma, os profissionais podem entender onde estão errando e quais competências eles precisam aperfeiçoar. 

Esse tipo de feedback é importante para o crescimento dos profissionais e para que eles entendam tudo o que já conquistaram e o que pode ser conquistado. Com essa percepção, o time tende a se manter mais motivado, engajado e focado na entrega dos resultados. 

Além disso, o 9Box é importante para que o RH conheça o perfil de cada profissional e identifique os talentos com maior potencial de crescimento, focando em ações de desenvolvimento e reconhecimento e garantindo a retenção desses talentos.  

4 – Fortalece o employer branding

O employer branding — ou “marca empregadora” — é uma conjunto de estratégias implementadas para gerar uma percepção positiva da empresa como empregadora. Fortalecer o employer branding, portanto, é importante para melhorar a reputação da organização e para despertar o interesse dos melhores profissionais do mercado. 

Nesse sentido, a metodologia 9Box pode ser uma das estratégias para fortalecer seu employer branding, uma vez que ajuda a reconhecer os colaboradores com maior potencial e investir no desenvolvimento deles, garantindo profissionais mais confiantes e engajados. 

Empresas que valorizam seu capital humano, têm uma forte de feedbacks e contribuem para promoções e crescimento de carreira de seus colaboradores, são vistas de forma bastante positiva no mundo corporativo. 

Conclusão

Como vimos, a matriz 9Box é uma ferramenta visual, prática e de fácil aplicação que pode trazer diversos benefícios à de pessoas. É importante, no entanto, que ela seja utilizada de forma planejada e alinhada aos objetivos do negócio. 

Gostou do post e quer saber como fazer a matriz de avaliação de desempenho? Baixe gratuitamente o Guia Avaliação de Desempenho 4.0 da Sólides!