Dentre os muitos desafios trazidos pelo chamado novo normal esteve a substituição imediata de reuniões, palestras, cursos e até happy hours presenciais por uma forma mais segura de manter um mínimo de comunicação tête-à-tête nas relações de trabalho e pessoais.
Os resultados obtidos até aqui com a popularização desta ferramenta permitem supor que, a exemplo do home office, elas chegaram para ficar, devendo permanecer em alta até mesmo após a superação da crise sanitária atual.
Na área do Ensino a Distância – EAD tal percepção já vinha crescendo nos últimos anos, frente às dificuldades de locomoção nas grandes cidades, havendo agora uma verdadeira adesão em massa, favorecida pela variedade de plataformas do gênero disponíveis.
Igualmente favorável à tendência são aspectos técnicos que incluem o aprimoramento das conexões de internet em banda larga, seguido pelo up grade dos smartphones e à oferta crescente de pacotes de utilização acessíveis.
Bem, com tantas coisas remando a favor das lives, não haveria de ser justo sua empresa a menosprezar a força deste fenômeno e, consequentemente, deixar de extrair tudo aquilo de interessante ele proporciona.
Para ajudar você a continuar nesta caminhada, aqui estão algumas dicas que, certamente, vão aumentar o alcance e a eficácia dos eventos online organizados pelo seu escritório contábil.
Teste sua conexão
Poucas coisas são mais incômodas em transmissões ao vivo que uma exibição travada. Para resolver seu lado da questão, faça um teste antes de pensar na live para saber se a sua conexão comporta a transmissão ao vivo. É recomendável, inclusive, fazer um teste prévio de velocidade para ficar de olho na sua capacidade de upload e evitar que a chamada fique instável ou até mesmo caia.
Tenha uma pauta bem definida
É importante que sua live tenha começo, meio e fim. E isto depende de uma boa definição de pauta. É como se você fosse fazer uma palestra ou gravar um vídeo, atividades que também só dão certas se bem planejadas.
Portanto, delimite seu encontro online para que os conteúdos não se percam e, consequentemente, você se veja perdido diante dos seus públicos estratégicos.
Essa prática merece espaço desde a abertura da live, com as boas-vindas do organizador e, antes mesmo de uma breve explicação sobre o que será tratado, uma boa quebra de gelo, de preferência ancorada em algum acontecimento atual de grande repercussão.
Mas não deixe o ritmo cair, para não perder audiência, algo geralmente conseguido quando se é atencioso aos comentários dos demais participantes.
No meio da live, o chamado miolo, é onde está o conteúdo relevante de fato. Quais tópicos serão abordados dentro do assunto escolhido e qual será a dinâmica da live? Planeje muito bem isso também em sua pauta!
E no encerramento, o que fazer? Você pode agradecer a todos pela participação e anunciar quando acontecerá a próxima live.
Pode ainda convidar as pessoas a visitarem o seu site para saber mais sobre este assunto ou mais serviços que seu escritório oferece.
Encontre uma boa iluminação
Um dos elementos capazes de melhorar a qualidade técnica das lives — e muitas vezes ignorado — é a iluminação. O melhor é aproveitar a luz natural do dia, do meio para o final da tarde, perto de uma janela. Isso porque a luz das lâmpadas fluorescentes confere um aspecto artificial ao vídeo.
Outro problema de depender das luzes internas dos ambientes são as sombras que elas criam no rosto. Geralmente a área dos olhos fica mais escura, dando a impressão de cansaço.
Mas se não houver essa opção, experimente ligar um abajur com uma lâmpada da mesma cor para iluminar seu rosto de forma sutil. E ligue outra luz fraca atrás de você, apontando para suas costas, para criar um contorno agradável e destacar sua figura do plano de fundo.
Escolha um bom horário
É interessante escolher um horário que seja acessível para o maior número possível de pessoas.
Ferramentas de gerenciamento de redes sociais como o Scup fornecem esse tipo de informação. Com elas, você consegue saber em quais dias da semana e em quais horários os seus seguidores deverão estar online. Use essa informação para decidir em qual horário sua marca fará a transmissão ao vivo.
Divulgue a reunião com antecedência
A divulgação é um processo importante para que seu público saiba que você está entrando ao vivo em um dia e horário específico e possa te assistir. Por isso, invista um tempo na criação de uma arte bacana para divulgar, contendo informações relevantes sobre o tema a ser abordado, a data e o horário em que a live será realizada.
Use suas redes sociais como veículo de divulgação, pois é lá onde os seus seguidores te encontram. É válido também manter uma frequência em relação a dias da semana e horários das suas lives, pois assim a sua audiência entenderá que você estará frequentemente transmitindo conteúdo de valor.
São pequenos cuidados que farão a diferença na qualidade da sua live e, consequentemente, no número de pessoas assistindo. Pense em tudo isso antes da transmissão ao vivo e, se possível, faça testes antes de iniciá-la.
Interaja com o público
Um dos triunfos das vídeochamadas é a possibilidade de quem está assistindo poder interagir com você, enviando comentários enquanto a transmissão é realizada.
Logo, seus espectadores podem fazer perguntas acerca do assunto que você está abordando. Então não se atenha completamente ao seu roteiro. Não tem problema responder as perguntas da sua audiência conforme a demanda e a possibilidade.
Também é possível, para aumentar o seu alcance, realizar transmissões em várias mídias sociais ao mesmo tempo. Só é necessário que você tenha mais de um dispositivo filmando o momento e transmitindo-o para qualquer rede social!
E novamente: responda as dúvidas que surgirem! É importante mostrar que aquele momento não é apenas seu, mas de todos que estão participando da transmissão, como uma conversa. A única diferença é que você está aparecendo na câmera e elas, não.
E aí, seu escritório está pronto para fazer uma transmissão ao vivo? Esperamos que essas dicas te ajudem no planejamento e na execução das próximas lives.