O objetivo principal do CAS (Client Accounting Services)

"Se você quer melhorar a organização, você tem que melhorar a si mesmo e a organização é puxada com você.” Indra Nooyi

Para se manter competitivo nos negócios, é de suma importância estar atento às tendências do segmento, a fim de se destacar perante o público consumidor e sair na frente da concorrência. Isso se aplica às empresas dos mais variados campos de atuação, incluindo os escritórios de .

Atualmente, empresários e gestores vêm buscando cada vez mais informação sobre a área contábil para efetuar uma tomada de decisão mais precisa, eficiente e estratégica, visto que a administração do é fundamental para o bom andamento dos negócios, garantindo maior lucratividade, expansão dos negócios, investimento em melhores tecnologias e técnicas, dentre outras possibilidades.

Diante desse cenário, o CAS  vem ganhando cada vez mais destaque entre empresários e gestores que desejam resguardar os bens e investir no crescimento dos negócios. No entanto, nem todas as empresas de estão preparadas para atender de forma plenamente satisfatória as necessidades desse público.

Por conta disso, o artigo de hoje visa introduzir o assunto e explicitar qual o objetivo principal do CAS, além de outros temas relevantes para uma melhor compreensão a respeito do tema.

Definição de CAS

Antes de mencionar qual o objetivo principal do CAS, é preciso compreender o que o define. A sigla CAS é proveniente do idioma inglês e significa Client Accounting Services, ou seja, Serviço de ao Cliente, traduzindo livremente para o português. Em termos mais simples, funciona como uma espécie de consultoria contábil.

Nesse sentido, o CAS é um serviço que pode ser prestado por escritórios de a outras empresas, as quais necessitem mais do que a mera execução das atividades relacionadas à contabilidade.

Diante dessas afirmações, você pode pensar que o CAS é um serviço que surgiu para agregar valor  aos serviços tradicionais realizados pelos contadores, mas, conforme afirma Ruesch, da Bill.com, o CAS não se difere dos serviços tradicionais, fazendo parte de uma evolução natural dos serviços prestados pelos escritórios de contabilidade.

Desse modo, além de gerenciar as contas a pagar e receber, o fluxo de caixa, a folha de pagamento, dentre outros serviços, o irá aconselhar empresários e gestores a tomarem as melhores decisões para seus negócios a partir de uma perspectiva que inclua o conhecimento em a outros saberes que contribuam para essa tomada de decisão.

Principal objetivo do CAS

O principal objetivo do CAS, tema central deste artigo, basicamente é auxiliar empresários e gestores na administração estratégica dos negócios a partir da transmissão de conhecimento, do aconselhamento e de insights, a fim de que dificuldades sejam superadas, e a empresa se torne mais competitiva no mercado.

Para uma melhor compreensão a respeito do tema, nos próximos tópicos serão apresentadas outras informações que contribuem para uma melhor explicação sobre como surgiu esse serviço, como implementá-lo em escritórios de e como ele funciona na prática.

O serviço de ao cliente na atualidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accounting Today em novembro de 2020, o número de empresas que oferecem serviço de ao cliente quase dobrou no referido período. Esse crescimento está relacionado à crise sanitária e, consequentemente, econômica, desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo Jeannie Ruesch, diretora da Bill.com, em tradução livre para o idioma português, “Durante a pandemia, a necessidade das empresas por consultoria estratégica cresceu exponencialmente. Nos últimos dois anos, o conselho proativo de um pode ter significado a diferença entre uma pequena empresa que sobreviveu e outra que não.”.

Sendo assim, a pandemia permitiu que empresários e gestores percebessem o quão relevante é o conhecimento na área de para a manutenção e expansão dos negócios.

Diante desse cenário, faz-se necessário que os escritórios de estejam preparados para oferecer o serviço de ao cliente, a fim de se destacarem perante a concorrência.

Isso inclui aprimoramento e expansão do conhecimento e investimento em tecnologias que viabilizem a prestação do serviço.

Contudo, como se trata de uma alta demanda que surgiu recentemente, como dito previamente, nem todos os escritórios de estão plenamente preparados para atender esse público.

No tópico seguinte, será apresentado como incluir o CAS entre os serviços ofertados pelos escritórios de contabilidade.

Implementação do CAS em escritórios de

Para implementar um serviço de que atenda as necessidades de seus clientes de forma satisfatória, é recomendado utilizar  um software de gestão. (ERP).

É importante que essa solução seja integrada, opere em cloud computing (computação em nuvem) e auxilie na otimização do planejamento, análise e projeções financeiras, bem como elabore de forma automatizada relatórios contendo um resumo dessas informações, a fim de contribuir para a fácil interpretação dos dados e uma tomada de decisão mais efetiva.

Ao adotar soluções com essas características, é possível otimizar a de dos seus clientes, permitindo que eles possam focar no core business da empresa.

Por meio de uma solução que contribua com o serviço de ao cliente, é possível incluir os profissionais especializados em aos negócios de seus clientes quase em tempo real a partir do compartilhamento de informações que serão monitoradas e analisadas pelo contador.

Assim, o especialista pode identificar de modo ágil as estratégias que estão surtindo o efeito desejado e as que não estão, podendo auxiliar empresários e gestores a encontrarem uma solução para os problemas da empresa.

Considerações finais

Como é possível observar, o CAS trata-se de uma evolução natural dos serviços prestados pelos contadores e, para manter seu escritório de competitivo no mercado, é preciso estar atendo a essa tendência e buscar formas de incluí-la aos serviços já prestados.

Isso requer aprimoramento e atualização do seu conhecimento, bem como familiaridade com soluções que viabilizem a execução desse serviço.

Assim, seu escritório estará apto para oferecer esse tipo de serviço e atender a grande demanda de empresários e gestores de empresas por conhecimento contábil direcionado para a tomada de decisão estratégica, agregando ainda mais valor aos serviços prestados por seu escritório de contabilidade.

Se este artigo foi útil e você deseja receber outros conteúdos semelhantes para se manter informado sobre as novas tendências na área da contabilidade, compartilhe-o  com seus colaboradores e amigos.