O que é aquisição de escritórios de contabilidade

O mercado das empresas de contabilidade é muito grande e próspero, portanto é inevitável que você venha a participar de uma negociação de venda ou compra durante a sua jornada empreendedora. Leia o artigo e entenda mais sobre aquisições!

A aquisição de escritório de contabilidade é um processo de transação altamente estruturado, onde os proprietários da em propriedade da empresa adquirida. Ou seja, no caso do escritório de contabilidade, uma venda de uma empresa para outra.

Caso você esteja interessado em promover um crescimento rápido e sustentável da sua empresa de contabilidade, deverá ter como meta uma aquisição estratégica.

As aquisições são normalmente usadas para garantir aumento no caixa e solidificar uma melhor posição no mercado.

Aquisições de empresa de contabilidade

Para você que deseja comprar ou vender uma empresa de contabilidade, são aplicadas muitas considerações que acabam sendo as principais preocupações de ambas as partes envolvidas na transação.

Uma das principais considerações é em relação ao valor da empresa adquirida. Nesse caso, as condições para a aquisição da empresa de contabilidade deverá estar de acordo com o preço.  Além de o comprador lucrar com o negócio, o vendedor deverá receber de forma justa.

A estrutura de negócio também precisa se adequar a situação do vendedor. Caso o vendedor queira se aposentar, a estrutura de negócio deverá ser diferente daquele vendedor que deseja continuar trabalhando por vários anos.

Escolhendo a empresa certa. Esse é um detalhe muito importante que os vendedores devem avaliar e optar pelas empresas compradoras certas. O valor e o sucesso para a transação de venda do escritório de contabilidade serão afetados pelos clientes retidos.

5 situações ideais para fusão ou aquisição

Existem cinco situações ideais de estratégia de crescimento. E agora vamos falar de cada uma delas.

Caso você tenha o propósito de fazer uma fusão ou aquisição é bom ficar atento. Certas oportunidades podem surgir repentinamente. E você poderá fazer uma boa transação para o seu escritório de contabilidade.

Normalmente essas fusões ou aquisições são usadas para gerar caixa e solidificar uma posição no mercado.

Porém antes de qualquer decisão é importante entender as situações ideais para uma fusão ou aquisição.

01) Evoluir nos serviços de contabilidade

Acontece quando seu escritório de contabilidade tem a necessidade de suprir uma deficiência nos serviços ofertados ou na carteira de clientes.

Na medida em que esses atendimentos aumentam, com o crescimento do número de clientes, ou por novos serviços que surgem pelas novas normas regulamentares.

02) Adquirir novos profissionais

Quando a sua empresa de contabilidade precisa adquirir profissionais e especialistas  altamente capacitados e ou reconhecidos no mercado.

É fato reconhecido que cada vez mais os serviços de contabilidade exigem profissionais mais bem qualificados e especializados.

Muitas vezes, para contratar e reter talentos extraordinários, empresas maiores comprar escritórios menores, tornando os antigos fundadores sócios minoritários.

03) Aproveitar sinergias

Acontece quando as empresas envolvidas na futura aquisição têm os serviços ou ativos complementares.

Onde podem reduzir os custos, aumentar as receitas ou mesmo mudar o cenário competitivo para conquistar mais clientes.

04) Expandir ou alterar o modelo de negócios

Você deseja expandir ou alterar o seu modelo de negócios?

Quem sabe você queira diversificar a sua estrutura de receita e poder oferecer pacotes de serviços variados.

Uma M&A é eficaz para você iniciar rapidamente com uma nova oferta de serviços, como: consultorias e aconselhamento estratégico.

05) Atingir metas de crescimento mais rápido

Para alcançar metas de crescimento mais rápido sua empresa pode ser capaz de desenvolver e fornecer novos caminhos. Porém, levará mais tempo, dinheiro e recursos que acaba ficando impossível comprometer.

Uma estratégia de crescimento requer uma análise do mercado e a posição da sua empresa perante ele.

É preciso que você saiba analisar racionalmente suas forças, fraquezas e as oportunidades. Junto com as ameaças do mercado, sem criar uma visão fora da realidade.

Valor de um escritório de contabilidade

O valor inicial desse investimento na compra de um escritório de contabilidade não poderá ser muito alto. Uma vez que esse investimento deverá se recuperar no menor período de tempo.

Para  saber o valor do preço de venda há duas formas mais usuais:

  1. Usar como base o valor do faturamento anual da empresa. Muitos consideram 6 vezes o valor do faturamento, outros acabam cobrando 12 vezes para o valor final da venda.
  2. Calcular múltiplos de EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). O Comprador pode pagar entre 5 as 8 vezes o valor do EBITDA anual do vendedor. Esse múltiplo irá variar conforme o interessse do comprador e as características do vendedor. Por exemplo, alta especialidade, alta eficiência, posicionamento estratégico no mercado, etc.

O importante é fazer uma projeção desses números e o potencial retorno desse investimento.

Caso esteja querendo comprar um escritório de contabilidade com faturamento mensal de 30 mil., qual deveria ser o valor máximo para pagar por essa empresa, considerando todos os abatimentos mensais das despesas e custos?

Caso o valor seja  muito alto você acabaria correndo o risco de enfrentar problemas financeiros. Já com o valor mais baixo, o seu retorno seria em um tempo mais curto, mas o vendedor pode perder o interesse pelo negócio.

Então, este processo de compra e venda de escritórios de contabilidade exige conhecimento e experiência para que todos ganhem com a operação.

Vale a pena comprar um escritório de contabilidade?

Temos que considerar no momento de comprar outro escritório de contabilidade dois grandes fatores: o tempo de retorno sobre o seu investimento em um escritório novo, comparando o faturamento mensal com o valor da sua compra.

Outra dica é se a estrutura da qual você iria montar aplicado ao valor da compra seria o mesmo para iniciar seu escritório do zero.

Temos que considerar que começar um empreendimento novo acaba sendo uma opção bastante viável para aquele empresário que almeja o sucesso.

Quando iniciar o processo de aquisição

O processo para uma aquisição deve começar o mais rápido, principalmente para as empresas vendedoras.

Nas empresas menores, muitas vezes os clientes são fiéis aos sócios e não a marca da empresa. E muitos profissionais acabam não conhecendo seus clientes. Acabam sendo atendidos fisicamente com o proprietário uma vez por ano, os outros contatos são feitos pelo sistema de nuvem, telefone e email.

Nesse caso, o importante é reunir com os clientes para a transição ser bem sucedida. Quanto mais tempo o comprador tiver para realizar a transação e mais ativos forem os sócios da empresa vendedora, mais fácil será a aquisição.

Conclusão

O mercado das empresas de contabilidade é muito grande e próspero, portanto é inevitável que você venha a participar de uma negociação de venda ou compra durante a sua jornada empreendedora.

Contudo, quando chegar o momento de fazer uma aquisição, é muito importante que você encontre o escritório de contabilidade ideal. Além disso, é fundamental ter apoio especializado para realizar estas operações. Um consultor experiente pode ajudar a minimizar riscos, potencializar oportunidades e intermediar possíveis conflitos.

Não esquecendo que todas as partes envolvidas precisam estar cientes de todos os possíveis problemas de uma transação. Em geral, neste tipo de negociação, os maiores problemas que surgem não são racionais. Eles têm origem emocional e um mediador tem papel preponderante para o sucesso do negócio nestas situações.